qua, 4 dezembro 2024 10:51
Pós-Unifor: pesquisa visa identificar soluções para detecção e prevenção de fraudes
Desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA), iniciativa poderá ser utilizada pelos auditores do Tribunal de Contas do Ceará
O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, tem como um de seus principais objetivos o desenvolvimento de sistemas de computação para solucionar problemas atuais e importantes da sociedade.
Seguindo essa linha de atuação, Raimir Holanda e Bruno Paiva, professor e aluno de mestrado do PPGIA, respectivamente, produziram o artigo “Avaliação de Similaridade entre Listas Ordenadas Usando Métodos de Suporte à Decisão Multicritério em Cenários de Avaliação de Risco de Fraude”.
O trabalho tem como objetivo investigar e comparar métodos de análise de decisões multicritério (MCDA) aplicáveis a sistemas de auditoria e controle de transferências voluntárias no Brasil, com foco na incorporação de indicadores de potencial fraude.
A partir dessa análise, o estudo busca identificar o método mais adequado para apoiar os auditores na detecção e prevenção de fraudes, considerando a complexidade do processo e a necessidade de lidar com múltiplos critérios de forma eficiente.
MCDA são técnicas usadas para ajudar na tomada de decisões complexas que envolvem vários fatores ou critérios. Eles organizam e avaliam alternativas considerando diferentes aspectos, como custo, eficiência ou impacto, permitindo escolher a melhor opção de forma sistemática e transparente.
Contribuição para o Tribunal de Contas do Ceará
Os resultados deste estudo têm grande importância para o Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), pois oferecem uma abordagem inovadora para otimizar o processo de seleção de auditorias utilizando MCDA. A lista ordenada de risco de fraude, elaborada com base nos métodos VIKOR, TOPSIS e PROMETHEE II, proporciona uma classificação precisa dos convênios mais propensos a apresentar irregularidades.
Na prática, essa metodologia pode ser integrada ao processo de seleção realizado pelos auditores, permitindo uma identificação mais assertiva dos convênios que requerem maior atenção. Esse aprimoramento não só aumenta a eficiência das auditorias, como também maximiza os recursos do Tribunal, concentrando os esforços nas áreas de maior risco. Para mais, ao direcionar as auditorias para os convênios com maior probabilidade de problemas, reduz-se o risco de desperdício de recursos públicos e fortalece-se a credibilidade do sistema de controle.
Assim, a aplicação dos métodos MCDA representa uma contribuição significativa para a prevenção de fraudes e para a melhoria da gestão pública, alinhando-se ao compromisso do Tribunal de Contas do Ceará com a transparência e a eficiência.
"Recomendamos a aplicação de métodos multicritério de apoio à decisão não apenas no contexto das transferências voluntárias, mas também em outros temas de auditoria, como contratos e gestão pública em geral. Essas metodologias têm um grande potencial para melhorar a eficiência e a eficácia dos processos de controle e fiscalização na administração pública” — Raimir Holanda, professor do PPGIA
Com a submissão realizada, o artigo está programado para ser publicado oficialmente em maio de 2025.
Informática Aplicada é na Unifor
Com programa de mestrado e doutorado, o PPGIA é voltado para aqueles profissionais e estudantes que querem aprofundar seus conhecimentos na área de Ciência da Computação, com foco na pesquisa e desenvolvimento de sistemas ocupacionais que possam enfrentar desafios complexos e relevantes para a sociedade.
Em ambas as modalidades, o programa tem como diferencial propor soluções inovadoras e contribuir para o avanço científico e tecnológico em setores como indústrias, empresas e órgãos governamentais e instituições de pesquisa, destacando-se pelo seu rigor.
Adicionalmente, outro diferencial do programa é a linha de pesquisa sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial, que integra a expertise dos pesquisadores da Universidade junto a projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor).
Com inscrições abertas até 6 de janeiro de 2025, os interessados podem se inscrever no programa e garantir uma formação completa, fortalecendo o relacionamento entre academia, indústria e governo.