Programa de Residência Médica de Geriatria da Unifor promove evento para refletir sobre o envelhecimento saudável
Programa de Residência Médica de Geriatria da Unifor promove evento para refletir sobre o envelhecimento saudável
A iniciativa é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia- Seccional Ceará (SBGG-CE) e Associação Brasileira de Alzheimer (ABrAz)

O Programa de Residência Médica de Geriatria da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará, no dia 29 de novembro, na área verde próxima ao ginásio da Unifor, o projeto “Década de Envelhecimento Saudável”. A iniciativa ocorrerá em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seccional Ceará (SBGG-CE) e a Associação Brasileira de Alzheimer (ABrAz). O horário do evento será das 8h às 11h30.
O evento tem o objetivo de realizar uma ação integrativa, oferecendo atividades educativas e culturais que promovam a saúde, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas idosas. Para isso, serão desenvolvidas oficinas de artes, atividades de estimulação cognitiva, orientações sobre práticas de exercícios físicos adaptados à população idosa, além de outras ações.
O evento será organizado em formato de estações temáticas para dinamizar as atividades e facilitar as experiências dos participantes. Cada estação terá duração média de 20 a 30 minutos, com atividades adaptadas à realidade e as necessidades dos envolvidos nas atividades. Confira:
- Mais Importante – Bem-estar, Comunicação e Cidadania – Oficina de Artes e Hobbies: pintura, artesanato, música e atividades de lazer para estimular criatividade, expressão e socialização. Letramento Digital e Saúde: apoio ao uso de tecnologias digitais, como aplicativos de saúde, marcação de consultas online, acesso a informações seguras e estratégias de comunicação digital;
- Mente – Estação de Estimulação Cognitiva – Atividades orientadas pela Terapia Ocupacional: jogos de memória, desafios lógicos, exercícios de atenção e concentração;
- Mobilidade – Estação de Dança e Exercícios para Idosos – Práticas de alongamento, exercícios de equilíbrio, fortalecimento muscular e orientações para prevenção de quedas;
- Medicamentos – Estação de Medicação Segura – Orientações sobre administração correta, conservação, descarte adequado e organização de medicamentos;
- Multi Complexidade – Orientações para prevenção de câncer de mama e câncer de próstata.
Rosina Ribeiro, professora do curso de Medicina e coordenadora da Comissão de Residência Médica da Unifor, pontua a necessidade de compreender as nuances que cercam a pauta do envelhecimento, destacando que se trata de um trabalho para a sociedade como um todo.
“É preciso entender o envelhecimento como um processo na nossa vida, construído desde o planejamento familiar. Um pré-natal bem feito, uma criança que cresce com saúde e com acesso à educação, um jovem com hábitos de vida saudáveis, tudo isso vai construir o idoso que nós seremos no futuro. É isso que queremos alertar: cuidar do envelhecimento não é só papel do geriatra e do gerontólogo, é papel de todos nós, não apenas como profissionais de saúde, mas como sociedade”, destaca.
A professora também comenta a importância do evento para divulgar iniciativas que atuam com os cuidados voltados aos idosos, como o Núcleo Integrado de Medicina (Nami). “A gente tem a intenção de fazer com que as pessoas mudem a forma de ver o envelhecimento”, completa a docente.
A Pós-Graduação em Gerontologia, o Curso de Medicina, o Curso de Terapia Ocupacional, o Curso de Educação Física, juntamente com suas ligas, monitorias acadêmicas e o PET-Saúde Digital, também participam e apoiam a realização do evento.
Serviço
Década de Envelhecimento Saudável
Local: área verde próxima ao ginásio
Data: 29/11
Horário: 8h às 11h30
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODSs 3 – Saúde e Bem-Estar e 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e também garante uma vida saudável e propicia o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.