Nubex recebe visita de representantes do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec)

sex, 19 julho 2024 16:03

Pesquisadores conversaram sobre possível parceria para uso da biologia molecular na reciclagem de resíduos sólidos

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) é vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) (Foto: Divulgação)

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) faz parte do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e possui infraestrutura completa para o desenvolvimento de pesquisas que visam solucionar desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país.

Há mais de 10 anos em funcionamento, o núcleo já virou referência em pesquisas avançadas, sendo requisitado por outras instituições para o desenvolvimento de parcerias e novos projetos. Na última semana, o Nubex recebeu a visita de representantes do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece).

Segundo Edna Cordeiro, Supervisora do Núcleo de Meio Ambiente e Energia do Nutec, a iniciativa surgiu a partir do apoio fornecido pela Unifor aos órgãos públicos de saúde durante a pandemia da covid-19. "Na época da pandemia, houve uma grande interação da Universidade com os órgãos públicos de saúde no auxílio às demandas que surgiam com exames, diagnósticos e tratamentos. Então, nossa referência veio também desse período, quando houve um fortalecimento muito grande da área pública da saúde com o Nubex", afirma Edna.

Além de supervisionar atividades relacionadas ao ensino superior e desenvolvimento tecnológico, o Nutec possui áreas temáticas de alimentos, materiais, meio ambiente e energias renováveis, além de mecanismos inteligentes com relevantes pesquisas para o Estado do Ceará. O coordenador do Laboratório de resíduos sólidos e afluentes do Nutec, Ari Clecius Alves de Lima, diz que um dos objetivos da visita ao Nubex foi conhecer o trabalho realizado na Unidade de Biologia Molecular, visando a reutilização de resíduos sólidos.

"A gente pensa em transformar resíduos sólidos em ração animal, o que é um grande desafio. Tem muito resíduo reaproveitável que a gente nem sabe que está no lixão. Também desejamos trabalhar na recuperação e valorização de metais em resíduos eletrônicos e produção de compostagem e biogás a partir de resíduos orgânicos. Para isso, contamos com os avanços tecnológicos na área de biologia molecular, para encontrar consórcios de microorganismos capazes de acelerar a produtividade dentro desse contexto", afirma Ari Clecius.

Os laboratórios e equipamentos do Nubex foram apresentados aos visitantes pela diretora do núcleo, a professora Cristina Moreira, e pelo pesquisador e professor do curso de Farmácia, Ângelo Roncalli. Ambos falaram sobre a possível parceria com o Nutec de forma positiva. "O Nubex vê sempre com bons olhos essas parcerias. Unir forças é sempre o melhor caminho para atingir nossos objetivos e transformar nossas pesquisas em algo aplicado, que traga benefícios à comunidade, por isso estamos abertos à cooperação. Desta forma, alcançamos resultados eficazes de forma mais rápida e com um custo menor", destaca a professora Cristina Moreira.

Para Ângelo, a satisfação em receber o Nutec no campus é grande, especialmente por já conhecer o potencial de seus pesquisadores e das pesquisas que realizam. "Com certeza eles podem somar aos projetos realizados no Nubex, resultando em uma parceria muito produtiva. Essa aproximação nos retorna informações necessárias para criar outros braços e novas linhas de pesquisa alinhadas com as demandas da sociedade", diz o docente.

Após conhecerem as unidades de pesquisa do Nubex, os representantes do Nutec expressaram suas impressões e expectativas. Ari Clecius Alves de Lima, pesquisador da plataforma de meio ambiente, afirma que a visita foi uma grata surpresa. "Posso dizer que a infraestrutura da Unifor é fantástica. Os laboratórios do Nubex têm um nível de detalhes impressionante que nos deixou maravilhados", assegura.

Já Edna Cordeiro, surpevisora do Núcleo de Meio Ambiente e Energia (Numae) do Nutec acrescenta: "a Universidade de Fortaleza é uma referência em laboratórios e seus pesquisadores. Nós estamos muito otimistas com relação a uma futura parceria com o Nubex e a Unifor".

Sobre o Nubex

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Unifor dispõe de laboratórios de última geração, distribuídos em seis unidades estratégicas:

• Unidade de Experimentação: a Unidade de Experimentação oferece 12 laboratórios de alta tecnologia para ensaios farmacológicos e toxicológicos, e ensaios não-clínicos in vivo e in vitro essenciais para o desenvolvimento de novos fármacos.
  • Unidade de Produção: essa unidade conta com um Biotério de Produção especializado na criação de ratos e camundongos SPF (Livre de Patógenos Específicos), os quais possuem perfil genético e sanitário rigorosamente controlados. Adicionalmente, o Laboratório LabZebra apresenta condições adequadas de produção e experimentação para a realização de estudos em áreas como saúde, biologia e ecologia, fazendo uso do zebrafish como modelo experimental.
  • Unidade de Bioagentes Patogênicos: essa unidade é composta por um setor de Virologia Molecular dedicado à investigação em ciências biomédicas, com ênfase em estudos virológicos. Aqui, são elaborados e implementados testes de diagnóstico molecular e sorológico para patógenos como o HIV, o vírus da dengue e outras arboviroses. Inclui-se também os Laboratórios de Nível Biossegurança NB3 e NBA3, que possibilitam a pesquisa com agentes infecciosos de alto risco, incluindo o SARS-CoV-2.
  • Unidade de Biologia Estrutural e Funcional: os laboratórios desta unidade são equipados para a realização de estudos detalhados das propriedades bioquímicas, estruturais e biológicas de proteínas e carboidratos de origem vegetal, investigando suas potenciais aplicações biotecnológicas em diversas áreas. Dedica-se também ao desenvolvimento de sistemas de liberação inovadores e à realização de análises proteômica, genômica e de bioinformática.
  • Unidade de Biologia Molecular e do Desenvolvimento: os laboratórios desta unidade estratégica são essenciais para a produção de proteínas recombinantes, biofármacos, utilizando organismos geneticamente modificados (animais transgênicos), especificamente caprinos. Estas instalações são igualmente centrais para a realização de bioedição gênica e pesquisa avançadas em engenharia de proteínas (biobetters).
  • Unidade de Cirurgia Experimental: possui centro de treinamento e pesquisa com recursos e tecnologia de última geração na área de cirurgia laparoscópica, minimamente invasiva, para profissionais de saúde, em parceria com entidades da classe médica, a indústria de materiais e equipamentos médico-hospitalares.