Vice-Reitoria de Pesquisa realiza mais uma edição do Projeto Jovem Cientista

qua, 6 novembro 2024 15:56

Vice-Reitoria de Pesquisa realiza mais uma edição do Projeto Jovem Cientista

A iniciativa, que tem como objetivo despertar o interesse científico no público infantil, incentivando a curiosidade e o aprendizado prático, ocorreu no dia 30 de outubro


O Projeto Jovem Cientista proporciona uma experiência de aprendizado além do convencional (Foto: Duda Barroso)
O Projeto Jovem Cientista proporciona uma experiência de aprendizado além do convencional (Foto: Duda Barroso)

A Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizou mais uma edição do Projeto Jovem Cientista, iniciativa que visa apresentar a área científica de forma divertida para crianças de 8 a 12 anos. Neste ano, os participantes emergiram em duas áreas da ciência: anatomia e robótica. O momento foi realizado na última quarta-feira, 30 de outubro.

No laboratório de anatomia da Unifor, em uma atividade conduzida pelo professor Igor Eloy, as crianças tiveram a oportunidade de explorar o funcionamento do corpo humano, mergulhando em curiosidades e fatos científicos. Durante a experiência, elas aprenderam sobre a estrutura dos órgãos, a função de diferentes sistemas do corpo e descobertas surpreendentes que despertaram o interesse pela ciência de maneira prática e divertida, promovendo um aprendizado além do convencional.

Tânia Mara Araújo, mãe do Felipe Araújo, 9 anos, relatou que o interesse em participar do evento partiu do filho. “Ele é extremamente curioso, e acredito que nosso papel é incentivar essa curiosidade e essas pequenas descobertas. Como sou da área da saúde, sempre busco acompanhar e estimular esse desenvolvimento, que é essencial em todas as áreas. Minha expectativa é que, com atividades em anatomia e robótica, ele saia daqui com mais conhecimento e ainda mais curioso para aprender," destacou.

Já no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), sob a orientação do professor Daniel Chagas, coordenador do laboratório, as crianças tiveram uma experiência prática empolgante ao aprenderem a montar um robô. Nesse ambiente de inovação, elas colocaram a mão na massa e vivenciaram o processo de construção e programação, descobrindo, de forma divertida e interativa, como a tecnologia e a robótica funcionam na prática.


Os ensinamentos de robótica foram conduzidos pelo professor Daniel Chagas (Foto: Duda Barroso)
 

Márcia Aquino, mãe do João Aquino, 8 anos, também estimula o filho a viver experiências diferenciadas. "Eu incentivo o João a participar de projetos como esse para despertar um novo conhecimento, tirar um pouco das telas. Acho importante que eles busquem coisas novas, descubram tecnologias, especialmente coisas que normalmente não veem na escola. Esse despertar pelo interesse científico pode ser uma forma de complementar a educação, quem sabe até inspirando-o a ser um cientista no futuro e descobrir coisas novas", pontuou.