qui, 14 agosto 2025 11:09
Unifor recebe o projeto “HackaTruck”, com foco em alunos interessados na área de tecnologia
Programa é desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira virtual e a segunda presencial

O Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor), instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, receberá a iniciativa “HackaTruck MakerSpace” no campus, um projeto de capacitação profissional tecnológica para alunos de instituições de ensino superior (IES) com foco em tecnologia da informação. Poderão se inscrever alunos de outras áreas que também se identificam com o assunto e estão interessados em atualização técnica.
A iniciativa tem início no dia 18 de agosto, data em que também iniciam as inscrições, e termina no dia 19 de novembro. Na estrada desde 2015, o HackaTruck está destinado para aqueles que querem aprender com criatividade, a desenvolver protótipos de aplicativos e/ou soluções utilizando as tecnologias mais atuais de linguagem de programação swift, internet das coisas (IoT) e de serviços cognitivos em nuvem.
Todas as atividades são voltadas aos alunos das universidades parceiras e desenvolvidas em um laboratório móvel, que funciona como uma sala de aula itinerante.
Priscila Martins, analista de projetos do Instituto Eldorado e integrante da equipe do HackaTruck, explica que o programa será desenvolvido em duas etapas. Primeiro, um curso a distância introdutório aberto a todos os inscritos. Em seguida, os 56 alunos com melhor desempenho, divididos em 2 turmas de 28 alunos, seguirão para a fase presencial, que acontecerá dentro do caminhão tecnológico estacionado na Unifor.
Nessa imersão prática, os participantes trabalharão com tecnologias como Swift, IoT e computação em nuvem, com orientação de instrutores especializados, desenvolvendo projetos e desafios reais.
A analista conta que o HackaTruck leva um laboratório móvel (um caminhão) de tecnologia e inovação às universidades, democratizando o acesso a conteúdos de ponta e proporcionando experiências práticas que conectam teoria e aplicação real.
A iniciativa estimula o protagonismo dos estudantes e os prepara para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. Para ela, o projeto desperta o interesse pela tecnologia, amplia o networking e oferece experiências que fortalecem o currículo e preparam para carreiras em TI e áreas correlatas.
“O projeto, para os docentes, enriquece o ensino com novas metodologias e recursos de última geração. Para discentes, oferece vivência prática através da metodologia ativa CBL (Challenge Based Learning) em programação Swift, IoT, computação em nuvem e desenvolvimento de soluções, ampliando competências valorizadas no mercado” — Priscila Martins, analista de projetos do Instituto Eldorado | (Foto: Arquivo Pessoal)
Fernando Ferreira, coordenador do TEC Unifor e uma das personalidades que está à frente da organização, espera que os estudantes percebam a oportunidade única diante deles de aprender sobre essas tecnologias essenciais para muitas empresas e, de forma prática, desenvolver um portfólio muito interessante para alavancar sua competitividade no mercado de trabalho.
“Sinto-me feliz e agradecido por termos retomado essa parceria com Eldorado e a IBM para realizar uma nova edição do HackaTruck. É realmente uma oportunidade muito interessante para alunos da Unifor. Eu espero que consigamos impactar um número grande de alunos, em múltiplas áreas, além da TI, para que consigamos contribuir com o desenvolvimento da nossa região e consequentemente do nosso país” — Fernando Ferreira, coordenador do Parque Tecnológico da Unifor | (Foto: Arquivo Pessoal)
HackaTruck e Eldorado
O HackaTruck faz parte das iniciativas Residência em TIC 01 e 21: apoiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A ação é executada pelo Instituto de Pesquisas Eldorado e tem como parceiros tecnológicos Cisco, Flex, IBM, em colaboração com a Apple. Também conta com importantes apoiadores que acreditam na ideia: Dremel, Epson, IBM SkillsBuild, Sethi 3D e Truckvan.
O HackaTruck já visitou 93 instituições de ensino superior brasileiras e capacitou gratuitamente 13.979 alunos no seu curso à distância, intitulado Lógica de Programação, Orientação a Objetos e Fundamentos de Swift. Além disso, 3.686 pessoas participaram do laboratório móvel e de atividades remotas sobre programação sobre diversos temas, resultando na criação de 743 protótipos de aplicativos. Ao todo, o programa percorreu cerca de 104 mil quilômetros.
O Eldorado é protagonista em inovação aberta, promovendo a construção colaborativa de ideias e soluções para cada necessidade do mercado. Como resultado, apresenta cases de sucesso e ampla expertise em tecnologias emergentes, como inteligência artificial, visão computacional, computação gráfica, realidade virtual e aumentada, assistentes virtuais e interface por voz, big data e analytics, sistemas embarcados, IoT e blockchain.
Ao longo desses anos, é presença constante em rankings de reconhecimento nacional, que destacam as melhores empresas para atuar no país, como o ranking intitulado Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil.