Startup da Unifor capta R$ 2 milhões para expandir soluções de IA no varejo supermercadista

qua, 13 agosto 2025 11:58

Startup da Unifor capta R$ 2 milhões para expandir soluções de IA no varejo supermercadista

InfoMarket foi contemplada com investimento do Criatec 4, fundo do BNDES gerido pela Triaxis Capital e Crescera Capital, que tem como foco fomentar o empreendedorismo inovador no Brasil


Primeira startup do Unifor Hub, a Infomarket tem como sócios Katrine Rodrigues e Rafael Bomfim (Foto: Ares Soares)
Primeira startup do Unifor Hub, a Infomarket tem como sócios Katrine Rodrigues e Rafael Bomfim (Foto: Ares Soares)

A InfoMarket, retail tech cearense especializada em inteligência de ofertas para o varejo supermercadista e primeira startup do Unifor Hub, acaba de captar R$ 2 milhões em sua primeira rodada institucional. O investimento foi liderado pelo Criatec 4, fundo gerido pela Triaxis Capital e Crescera Capital, que tem como foco empresas inovadoras em estágio inicial com alto potencial de crescimento.

Instalada no Tec Unifor, Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz -, a InfoMarket mantém vínculo direto com a instituição. O diretor de Tecnologia (CTO) e sócio da empresa, Rafael Bomfim, é professor do curso de Ciência da Computação e pesquisador do Núcleo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (NCDIA). Além disso, a universidade teve papel decisivo no processo de captação do recurso.

“O principal apoio da Unifor nesse processo foi promover a nossa conexão com o fundo, além da orientação do Leo Lacerda, ex-coordenador do Unifor Hub, e do Vice-Reitor de Pesquisa, Milton Sousa, durante todo o processo de negociação”, ressalta Rafael.

Parte do aporte será aplicada em pesquisa e desenvolvimento (P&D) dentro da própria universidade. A iniciativa contará com a participação de professores, como o coordenador do NCIDA, Vasco Furtado, e de alunos de graduação, mestrado e doutorado para aprimorar o algoritmo de inteligência artificial que monitora automaticamente ofertas do varejo supermercadista. A pesquisa visa aumentar a assertividade e diferenciar as soluções da InfoMarket em relação ao que já existe no mercado.

Com mais de 12 anos de atuação, a InfoMarket passou por uma transformação de empresa tradicional para se consolidar como uma startup referência em monitoramento e análise de ofertas promocionais, atendendo grandes redes do varejo nacional. A plataforma desenvolvida pela empresa transforma dados de encartes, tabloides e promoções em insights acionáveis para decisões de precificação, posicionamento competitivo e execução no ponto de venda em tempo real.

Com o novo aporte, a InfoMarket pretende acelerar ainda mais seu crescimento, consolidando sua presença em todas as regiões do Brasil e fortalecendo o relacionamento com a indústria de bens de consumo. A expansão será impulsionada por soluções baseadas em inteligência artificial, como o InfoBuddy — um agente de IA que entrega insights personalizados via WhatsApp — e o InfoRetail, uma solução de retail media inteligente para gôndolas, que capta imagens dos consumidores e, em tempo real, gera ofertas personalizadas conforme o perfil de compra, além de medir a eficiência das promoções.


“Estamos construindo a ponte entre estratégia e execução no varejo, com decisões mais rápidas e inteligentes baseadas em dados. O apoio do Criatec 4 vai nos ajudar a escalar nossa operação, fortalecer nossa presença nacional e consolidar novas soluções voltadas para o futuro do setor” - Katrine Rodrigues, CEO e fundadora da InfoMarket

Lançado em 2023, o Criatec 4 é o quarto fundo da série Criatec — iniciativa do BNDES em parceria com investidores públicos e privados para fomentar o empreendedorismo inovador no Brasil. A gestão do fundo é conduzida pela Triaxis Capital e pela Crescera Capital.

“É um privilégio apoiar uma empresa que combina conhecimento profundo de mercado com inovação de base tecnológica. A InfoMarket tem um produto robusto e grande potencial de escalar em um setor fundamental para a economia brasileira”, afirma Marina Belo, membro da equipe gestora do Criatec 4.

Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o varejo supermercadista brasileiro movimentou mais de R$ 1 trilhão em 2024. Nesse contexto, a InfoMarket aposta na inteligência artificial como motor de competitividade, apoiando redes e fabricantes na tomada de decisão e na personalização da experiência do consumidor.

Sobre a InfoMarket

A InfoMarket é uma retail tech especializada em inteligência de ofertas e monitoramento promocional para o varejo e a indústria de bens de consumo. Com mais de 12 anos de mercado, a InfoMarket transforma dados em decisões por meio de IA e ferramentas analíticas. A empresa foi acelerada pelo SebraeLab 2025.1 e tem em seu portfólio produtos como o Promo, SigaOferta, InfoBuddy e InfoRetail, voltados à eficiência promocional, pricing e personalização no ponto de venda (PDV). Saiba mais em: https://infomarketpesquisa.com.