Nutrição Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Profissional oferece opções saudáveis ao paciente

Esse curso é para quem quer…

... a melhor formação em Nutrição de Fortaleza; e planejar, executar e avaliar ações de cuidado ao ser humano de forma a garantir a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e a segurança alimentar e nutricional.

e deseja…

… atuar nas três grandes áreas da nutrição: alimentação coletiva, nutrição clínica e saúde coletiva; além da docência, indústria de alimentos, nutrição esportiva e marketing, em unidades de alimentação e nutrição, empresas, restaurantes, indústrias, instituições, escolas, hospitais, academias, spas, unidades básicas de saúde, programas nacionais de saúde e vigilância sanitária, entre outros.

Período
Integral

Duração
4 anos

Vagas
120

Informações para contato

Coordenação: Profa. Carolinne Reinaldo Pontes

  • E-mail de contato: nutricao@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3282
  • Endereço de contato: Bloco H | Sala 04

Por que cursar Nutrição na Unifor?

Na Unifor, você se forma profissional da saúde apto a contribuir para a promoção de saúde e prevenção e tratamentos de doenças, a partir das suas necessidades, costumes e hábitos alimentares. 

Como nutricionista, pode atuar como gestor em unidades de alimentação e nutrição; pode exercer atividades privativas da profissão, como assistência e educação nutricional de coletividades ou indivíduos, assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em nível de consultórios de nutrição e dietética. Aqui, o aluno é capacitado para um mercado em expansão no Estado e no país, tendo em vista a grande valorização de um estilo de vida saudável por parte da população em geral.

Criado em 2002, o Curso de Nutrição da Unifor tem como proposta formar profissionais capazes de exercer a profissão nas três grandes áreas da Nutrição. Nele, você desenvolve a concepção da segurança alimentar e nutricional e a atenção dietética nas diversas áreas. A graduação é referência em excelência no processo de ensino-aprendizagem, com a utilização de metodologias ativas. Apresenta projeto didático-pedagógico inovador, matriz com integração curricular, atenta às tendências do mercado e diretrizes do MEC, que atribuiu o conceito 4 ao curso, numa escala de 1 a 5.

O curso possui carga horária de 3600 horas, distribuídas em 4 anos. As aulas práticas compõem aproximadamente dois terços dessa carga horária. No NAMI, os alunos realizam atendimento nutricional desde o 4º semestre do curso, sob a supervisão dos professores, podendo aliar, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional.

Além disso, você participa ainda de eventos didáticos, encontros com egressos, iniciação à docência e científica, atividades culturais e de extensão. Outros diferenciais da graduação em Nutrição da Unifor são os programas de apoio ao estudante, além da inserção do aluno em pesquisas, monitorias acadêmicas, grupos de estudo, intercâmbios internacionais, programas de extensão, ciclos de atualização e fóruns de pesquisa, dentre outros. O curso conta ainda com módulos optativos que enfatizam áreas como esporte, gastronomia e oncologia.

Espaço de estágio para os alunos do Centro de Ciências da Saúde, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) é referência em toda a região por oferecer atendimento médico de excelência. 

O NAMI abriga uma das iniciativas de extensão mais importantes do curso, o Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra). Referência no país, o programa insere o aluno na prática interdisciplinar e no cuidado especializado de atendimento ambulatorial. Para participar do Pronutra, os alunos de Nutrição e Psicologia participam de uma seleção.

Para saber mais sobre o Pronutra, CLIQUE AQUI.

Como aluno de Nutrição na Unifor, você conta na sua formação com espaços para disciplinas e pesquisas das áreas básica e aplicada. Entre eles, estão:

  • Laboratórios de Práticas dietéticas;
  • Laboratório de Tecnologia de Alimentos; 
  • Laboratório de Análise Sensorial;
  • Laboratório de Bromatologia; 
  • Laboratório de Avaliação nutricional;
  • Laboratório de Práticas educativas em nutrição;
  • Laboratório de Nutrição e informática;
  • Laboratório de Nutrição materno-infantil;
  • Laboratório de Alimentação coletiva.

Nossos laboratórios possuem equipamentos modernos tais como ultrassom, calorimetria indireta, adipômetros, peças anatômicas, luxímetros decibelímetros, termômetros, entre outros.

O curso de Nutrição da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Paula Cals, egressa e professora do curso de Nutrição

“Tive muitas oportunidades durante o curso: monitoria institucional, iniciação científica. Após a graduação, fiz especialização e mestrado. Esse vínculo com a Unifor me ajudou muito na atuação profissional"

Paula Cals, egressa e professora do curso de Nutrição

Daniel Gurgel, egresso do curso de Nutrição

“Minha trajetória acadêmica foi voltada desde o princípio para a pesquisa e aproveitei tudo o que a Unifor oferece: extensão, pesquisa, monitoria, disciplinas optativas e estágios extracurriculares”

Daniel Gurgel, egresso do curso de Nutrição

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Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8

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Disciplinas optativas

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Coordenação

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Professores

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A graduação em Nutrição adota o sistema de semestralidade, cujo valor é expresso em créditos (um crédito equivale a 18 horas-aula) e distribuído em 6 parcelas mensais. O valor da mensalidade depende do número de créditos cursados pelo aluno, de acordo com a sua conveniência.

  • 1 crédito = 18 horas/aula
  • Valor do crédito hora/aula* = R$ 531,00
  • Valor do crédito laboratório* = R$ 663,75

*Valores referentes ao ano de 2024. Desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão. Não sendo cumulativo com outros benefícios.

Como calcular

Para calcular a mensalidade do semestre, o aluno deve ter como base a quantidade/valor dos créditos (teórico ou prático) que deseja cursar, sendo 12 o valor mínimo por semestre. Seis créditos (com base sempre no valor teórico) são divididos entre as mensalidades dos dois primeiros meses do semestre; e os créditos restantes (teóricos e/ou práticos) divididos entre os quatro meses seguintes. 
 

 Simulação 1° Semestre Créditos: 10 teóricos e 14 práticos
Mensalidade Valor
R$ 1.593,00
R$ 1.593,00
R$ 2.854,13
R$ 2.854,13
R$ 2.854,13
R$ 2.854,13