Biomedicina Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Jovem cientista segura recipientes com substância cor de rosa

Esse curso é para quem quer...

... realizar análises clínico-laboratoriais e emissão de laudos e pareceres técnicos a partir de amostras biológicas, com utilização de múltiplas abordagens – bioquímicas, histoquímicas e moleculares, com respeito aos padrões e normas de segurança.

E deseja...

... pesquisar e participar do diagnóstico de doenças que afetam os seres humanos, identificar suas causas e apoiar o desenvolvimento de tratamentos para curá-las por meio de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis do sistema de saúde.

Duração
8 semestres

Período
Manhã

Vagas
55

Informações para contato

Coordenação

  • E-mail de contato: biomedicina@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3042
  • Endereço de contato: Bloco H - Sala 04

Por que cursar Biomedicina na Unifor?

A matriz curricular do curso de Biomedicina da Unifor está alinhada a todos os processos saúde/doença que afetam o cidadão, da família e da comunidade, sendo integrada à realidade epidemiológica e profissional.

O conteúdo programático do curso de Biomedicina visa dotar o aluno de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitem comunicação eficaz, liderança, atenção à saúde, à gestão administrativa, à tomada de decisões, educação permanente.

As áreas do conhecimento propostas consideram a formação global do profissional tanto técnico-científica quanto comportamental e deverão ser desenvolvidas dentro de um ciclo que estabeleça os padrões de organização do ser humano, seguida de uma visão articulada do estudo da saúde, da doença e da interação do homem com o meio ambiente.

No curso da Unifor, o aluno pode experienciar diversas especialidades da Biomedicina e adquirir a habilitação em Análises Clínicas, o que solidifica uma formação ampla e preparada para um mercado de trabalho promissor. A matriz curricular é projetada para proporcionar experiências em diversas especialidades, garantindo uma formação robusta, alinhada às exigências do mercado.

Além de serem habilitados em Análises Clínicas, os profissionais biomédicos podem atuar em diversas áreas, como bancos de sangue, hospitais, institutos de pesquisa, indústria farmacêutica e alimentícia,  pesquisas, além de universidades e órgãos públicos. Vale ressaltar que os biomédicos possuem 33 habilitações diferentes, ampliando ainda mais suas oportunidades de atuação no mercado como reprodução humana, estética, imaginologia, perfusão extracorpórea entre outras.

Aqui, você tem à disposição diversos laboratórios de excelência no auxílio à sua formação. São estruturas dotadas de tecnologia de alto padrão e modernos equipamentos para aulas práticas. 

Desde os primeiros semestres, o estudante é inserido em vivências e práticas, por meio de um currículo integrado no qual metodologias ativas centradas no indivíduo são utilizadas na formação do profissional de Biomedicina.

Além disso, você conta com um corpo de professores altamente qualificado - 100% são mestres e doutores com larga experiência profissional.

Na Unifor, você tem acesso ainda a um complexo centro de estudos composto por instalações adequadas para pesquisa, o Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX). 

Além disso, você pode participar de grupos de pesquisa, juntamente com docentes e estudantes de pós-graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e Mestrado em Ciências Médicas. 

Unifor lança curso de Biomedicina com inscrições abertas para o processo seletivo 2025.1

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Novo curso de graduação oferece formação completa em uma das áreas mais promissoras da saúde

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Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

 

O curso de Biomedicina oferecido pela Universidade de Fortaleza possui a matriz curricular fechada. O aluno deve cursar todas as disciplinas referentes ao semestre. O curso possui parcelas fixas durante todo o período, cujo valor atualmente é de R$ 1.380,00* por mês. O curso tem 8 semestres de duração (4 anos), com 55 alunos por semestre.

* Valores referentes a 2024.

 

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