Farmácia Bacharelado

Estudante com trajes de farmacêutica manipula tubo de ensaio.

Esse curso é para quem quer…

… trabalhar com o estudo sobre a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados, além de orientar seu processo de fabricação.

e planeja…

… se capacitar para atuar nas diversas áreas da profissão com perfil de liderança capaz de implantar procedimentos, soluções, analisar e resolver problemas emergentes relacionados aos cuidados em saúde, tecnologia e inovação, gerenciamento de serviços de saúde, medicamentos, cosmetologia, imunobiológicos, análises clínicas e alimentos.

Duração
10 semestres

Período
Manhã

vagas
55

Informações para contato

Coordenação: Profa. Caroline Mourão Melo

  • E-mail de contato: farmacia@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3199
  • Endereço de contato: Bloco H | Sala 04

Diferenciais

Na Unifor, você é preparado para um mercado de trabalho amplo e promissor. A profissão tem passado por uma grande evolução com a modernização de técnicas analíticas e de produção nas diversas áreas em que o farmacêutico atua. Por isso, aqui o aluno tem desenvolvidas competências e habilidades para estar à frente de processos, implantar novos procedimentos e soluções, analisar e resolver problemas emergentes.

O curso de Farmácia garante sua formação com perfil competência para atuar na área do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão de serviços farmacêuticos. Capaz de integrar equipes multiprofissionais em todos os níveis de atenção a saúde individual e coletiva com foco na tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente.

O profissional farmacêutico graduado na Unifor também trabalha com cosmetologia, imunobiológicos, cuidados e consultório farmacêutico, tecnologia e inovação, análises relacionadas com a criminologia e com a medicina legal e do trabalho, podendo também, dedicar-se ao magistério ou à pesquisa.

O curso forma farmacêuticos aptos ao exercício de atividades referentes aos fármacos, de forma integrada às análises clínicas e toxicológicas, aos cosméticos e aos alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. A formação é pautada em princípios éticos e científicos, capacitando o aluno para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, em ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como, na pesquisa e inovação, na liderança de equipes multiprofissionais, na gestão empreendedora de serviços e no desenvolvimento de produtos para a saúde.

Para isso, você conta com um corpo de professores altamente qualificado - 100% são mestres e doutores com larga experiência profissional ( farmácia, consultório farmacêutico, indústria, laboratório de análises clínicas, cosméticos, tecnologia e inovação, alimentos, pesquisa, diagnóstico e gestão pública e privada), aliado a uma excelente estrutura laboratorial.

 

No mercado de trabalho, as áreas de cuidados em saúde, tecnologia e inovação e gestão de serviços farmacêuticos estão em ascensão. O profissional formado pela Unifor pode atuar no exercício de atividades referentes aos fármacos, de forma integrada às análises clínicas e toxicológicas, aos cosméticos e aos alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

A formação é pautada em princípios éticos e científicos, capacitando o aluno para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, em ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como, na pesquisa e inovação, na liderança de equipes multiprofissionais, na gestão empreendedora de serviços e no desenvolvimento de produtos para a saúde.

Outras funções para as quais você será capacitado são a de fiscal sanitarista de serviços de inspeção de medicamentos em órgãos públicos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde, consultor no auxílio a empresas na legislação relacionada à vigilância sanitária, ou como pesquisador em centros de pesquisa, universidades e indústrias farmacêuticas.

Na graduação em Farmácia, você tem à disposição mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular. Veja alguns deles:

 

 

  • Laboratório de Desenvolvimento de Fármacos
  • Laboratório de Análises Clínicas
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Fármacos e Produtos Naturais
  • Laboratórios de Controle de Qualidade
  • Indústria Escola
  • Laboratório de Tecnologia de Alimentos
  • Horto de Plantas Medicinais
  • Farmácia Escola
  • Núcleo de Biologia Experimental (Nubex)

As pesquisas desenvolvidas pelo curso de Farmácia com os programas de pós-graduação Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e Mestrado em Ciências Médicas visam à melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde. Entre os projetos, estão:


• Desenvolvimento de biomarcadores de doenças
• Alimentos Funcionais
• Desenvolvimento de filmes bioativos com ação cicatrizante e anti-inflamatória
• Avanços na Produção de Dermocosméticos
• Pesquisas avançadas em Farmacologia

Os destaques são as ligas acadêmicas Farmácia Hospitalar, Atenção Farmacêutica, Toxicologia e Análises Toxicológicas, Cosmetologia, Fitoterapia e Medicamento. O curso desenvolve também projetos interdisciplinares, como o Projeto Saliva Artificial, uma ação conjunta com os professores do curso de Odontologia que proporciona melhor qualidade de vida dos pacientes com câncer de boca e garganta.

Para incentivo aos alunos, o curso dispõe do Programa de Educação Tutorial – PET-Farmácia. A bolsa deste programa é do Ministério da Educação, para que o estudante desenvolva atividades de ensino (monitorias voluntárias), pesquisa (iniciação científica) e extensão (ações de educação em saúde com a comunidade). O curso promove o serviço de Cuidados Farmacêuticos no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), através do qual se dispõe a realizar o acompanhamento farmacoterapêutico e prestação de serviços farmacêuticos.

O curso de Farmácia da Unifor tem conceito 3 (satisfatório) em uma escala de 1 a 5 na avaliação do MEC de 2009. Em 2016, conquistou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e 4 estrelas no Guia do Estudante, avaliações que também utilizam a escala de 1 a 5. 

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8

Semestre 9

Semestre 10

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.