Objetivo geral

Promover uma visão interdisciplinar de Inteligência Analítica com Business Intelligence, sob uma perspectiva teórica e prática, identificando situações críticas que passarão por métodos adequados para resolução dos referidos problemas. Assim, visa capacitar os alunos a utilizar novas tecnologias na área de negócios para potencializar resultados, além de analisar os fatores críticos relacionados à gestão e planejamento de negócios vinculados à tecnologia.

Público-alvo

O curso é direcionado para graduados que sejam executivos e profissionais que ocupam ou que possam vir a ocupar cargos de alta gestão. É especialmente dedicado a diretores e gerentes ligados à captação de recursos e/ou relacionamento com investidores, bem como a diretores, gerentes, analistas, empresários e empreendedores interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre inteligência analítica de negócios com ferramentas de Business Intelligence e Big Data.

Informações para contato

Coordenação: Marcus Miranda

  • E-mail de contato: marcus.miranda@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B, Sala B08

Marcus Miranda

Mestre em Informatica Aplicada na linha de Pesquisa de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, Governança de TI e Gestão Empresarial. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Head de Serviços da TOTVS Nordeste. Certificações PMP, CBPP e HCMBOK.

Metodologia do curso

  • Casos orientados para superação de desafios estratégicos e contemporâneos;
  • Ênfase na troca de experiências sobre situações reais;
  • Metodologias ativas personalizadas aos diversos conteúdos;
  • Estímulo à diversidade de opiniões, pensamentos, ideias, propostas e modelos.

NÚCLEOS

Desenvolver uma visão sistêmica da área observando aspectos introdutórios eessenciais na formação de um Analista de Dados.

  • Gestão de Indicadores de Desempenho com Balanced Scorecard – BSC
  • Gerenciamento de Projetos de Business Intelligence
  • Controladoria Gerencial
  • Gestão de Indicadores de Desempenho em Processo de Negócio

Desenvolver uma visão sistêmica da área observando aspectos relacionado a implementação Data Warehouse e ferramentas de Analitycs.

  • Fundamentos em Big Data
  • Técnicas de Consulta e construção de análise em banco de dados
  • Inteligência Analítica de negócios
  • Modelagem e Análise de Decisão - OLAP
  • Introdução a Clusterização em Big Data
  • Banco de Dados NoSQL
  • Métodos e Técnicas de Extração de dados - ETL
  • Mineração de Dados

Neste módulo apresentamos aos alunos conceitos necessários para a manipulação de dados.

  • Construção de Painéis de Indicadores, Dashboards e KPIs
  • Lógica de Programação
  • Analise de Dados com Python
  • Analise de Dados com R
  • Seminários de Bussiness Intelgence

  • Modelagem de Projetos
  • Produtos, Projetos e Ações de Impacto

Professores

Mais informações em breve.

Bolsas 50+

Bolsas 50+

Para estimular ainda mais o acesso de cearenses ao ensino superior de qualidade, a Universidade de Fortaleza lançou bolsas de estudo para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. As bolsas contemplam cursos de Especialização, MBA e Educação Continuada.

Saiba mais
Pós-Unifor

Seguro Educacional

A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os alunos regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso.

Saiba mais
Academia Unifor

Desconto na Academia Unifor

Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral.

Saiba mais