Direito e Processo Previdenciário Especialização

Profissionais do campo do Direito conversando

Esta especialização é para...

Profissionais do Direito que procuram aperfeiçoamento na área previdenciária, bem como atualização acerca das possíveis reformas do sistema securitário, tais como bacharéis em direito, advogados e servidores públicos.

Com o objetivo de…

Promover habilidades de raciocínio jurídico crítico frente às questões teóricas e práticas do direito previdenciário; Sedimentação de conceitos ínsitos à teoria da justiça e ao senso de justiça; Consolidação de liderança; Linguagem argumentativa processual; Aptidão de solução das demandas previdenciárias, seja administrativa, seja judicial; Elaboração técnica de peças e pareceres, dentre outras.

Duração
18 Meses

Carga Horária
377h

Vagas
30

Informações para contato

Coordenação: Brena Bomfim, Mestre

  • E-mail de contato: brena@unifor.br
  • Fone de contato: 3477.3114
  • Endereço de contato: Bloco B, Sala B08

Diferenciais

O novo programa de pós graduação em Direito e Processo Previdenciário foi construído a partir de uma reanálise do estudo do Direito e Processo Previdenciário, em face dos inúmeros novos valores que ressignificam as tradicionais leituras. A elaboração de mecanismos legais de proteção das pessoas em situação de contingência social passa notadamente pelo desenvolvimento de um complexo sistema jurídico material previdenciário, bem como processual, seja administrativo, seja judicial. À medida que as relações sociais ganham densidade e complexidade, as estruturas normativas de proteção à pessoa, dentre as quais se destaca o Direito Previdenciário, tornam-se necessariamente um reflexo desse emaranhado de relações, bens e sujeitos afetos ao Direito.

Nesse cenário de transformação contínua, em que, em uma velocidade espantosa, os elementos alvo de proteção do Direito Previdenciário mudam constantemente (são várias leis, portarias e resoluções), surge a necessidade constante de estudo do Direito Previdenciário, seja para atualizar os antigos institutos, seja para promover a proteção de novos valores indispensáveis para a vida em sociedade.

Ademais, as recentes alterações no quadro legal previdenciário, através da entrada em vigor de diplomas legais que alteraram significativamente o cenário jurídico-previdenciário nacional, ensejam a necessidade de um estudo mais aprofundado da matéria, razão por que se faz necessário, no meio acadêmico, um curso que aborde tais aspectos, enfocando as novas tendências doutrinárias e jurisprudenciais, objetivando a ampliação, a atualização e o aprofundamento dos debates em torno da matéria. Busca-se, dessa maneira, fomentar a capacidade criadora e aperfeiçoar a formação profissional dos envolvidos.

Outrossim, o atual cenário social nacional encontra-se sensivelmente marcado pelo restrição à concessão de benefícios previdenciários, o que leva, de forma direta, à discussão da eficácia dos instrumentos jurídicos de repressão social, dentre os quais se destaca o Direito Previdenciário, fomentando no público um interesse cada vez maior em torno das bases estruturais e das perspectivas futuras do objeto de estudo do curso ora proposto.

Vale ainda ressaltar que tramita, no Congresso Nacional, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 287/2016, mais conhecido por “Reforma da Previdência”, o qual constitui um dos principais eixos reformistas do Governo do Presidente Michel Temer, junto da já aprovada e reformada, por Medida Provisória, “Reforma Trabalhista”. Nesse sentido, mister se faz instar a preparação do aluno para o cenário do novo sistema previdenciário caso aprovada tal modificação. Isto torna o curso necessário, inclusive para a comunidade acadêmica já especializada, pois a qualquer momento o cenário atual deste ramo da seguridade pode ser novamente alterado.

Nesse sentido esta especialização visa aperfeiçoar os profissionais do Direito que procuram expertise na área previdenciária, bem como atualização acerca das possíveis reformas do sistema securitário, tais como bacharéis em direito, advogados e servidores públicos, dentre outros interessados. Objetiva-se, assim, promover habilidades de raciocínio jurídico crítico frente às questões teóricas e práticas do direito previdenciário; concretizar a sedimentação de conceitos ínsitos à teoria da justiça e ao senso de justiça; Incentivar a consolidação de liderança profissional; treinar a utilização de técnicas em linguagem argumentativa processual judicial e administrativa; fomentar a aptidão de solução das demandas previdenciárias, seja administrativa, seja judicial; praticar a elaboração técnica de peças e pareceres, dentre outros objetivos sem com o intuito de profissionalizar o operador jurídico para atuação previdenciária em todas as ordens.

Ressalta-se que todas as disciplinas do curso se utilizam de estratégias metodológicas que exemplificam a teoria na prática, além da presença de módulos especiais voltados para observatório e elaboração de casos práticos e peças processuais.

Na Unifor, você conta com a melhor e mais completa estrutura para cursar a sua pós-graduação. As salas de aula foram estruturadas no formato de arena e com mesas redondas, dentro do mesmo padrão das universidades de Harvard e Stanford, de modo a proporcionar a melhor experiência de aprendizado. Você também conta com estacionamento exclusivo e gratuito no Central Park (que fica ao lado do NAMI na rua Valmir Pontes) em dias de aula.

A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente. Mais informações no Manual do Seguro Educacional.

Como aluno da Pós-Unifor, você tem acesso a um dos maiores e mais qualificados acervos de universidades particulares do Estado e da região N/NE. Instalada em uma área de 5 mil m², a Biblioteca da Universidade possui 722 assentos para estudo individual ou em grupo e oferece os melhores recursos para auxiliar os seus estudos.

São aproximadamente 95 mil títulos, em um total de mais de 317 mil documentos nas áreas de ciências jurídicas, tecnológicas, da saúde, da comunicação e gestão. A biblioteca conta com um sistema informatizado e integrado com os demais sistemas da Universidade, ao qual você utiliza por meio do cartão de identificação Uniforcard.

Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.

Mais Informações

Informações em breve

• Diploma do Curso Superior (fotocópia autenticada ou cópia e original);

• Contrato emitido no término da inscrição;

• Curriculum Vitae (clique AQUI para baixar o modelo);

• Carteira de Identidade (fotocópia autenticada ou cópia e original);

• Fotocópia do Histórico Escolar (do curso superior);

 

Os documentos deverão ser entregues na Secretaria da Divisão de Pós-Graduação

Local: Bloco B – Sala 08
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 7h30 às 22h e aos sábados das 7h30 às 16h30.
 

O período de matrícula e de início do curso podem ser alterados a critério da Unifor.

Informações em breve

Programa de Desenvolvimento de Líderes

3ª e 5ª feiras : das 19h às 22h30min

 

Disciplinas Específicas

3ª e 5ª feiras : das 19h às 22h30min

Periodicidade: Semanal

 

*** Horário sujeito à alteração, conforme abertura de novas turmas. Consulte a Secretaria da Pós-Graduação ou a coordenação do curso para confirmar o horário para a próxima turma.

A Pós-Unifor é a única que oferece nos seus cursos de MBA e Especialização o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), um conjunto de módulos com o objetivo de desenvolver as habilidades profissionais necessárias para o século XXI. Confira a seguir os módulos de cada programa:
 

Argumentação Jurídica: Teoria e Prática;

Senso de Justiça e Tomada de Decisão;

Marketing Jurídico;

Elaboração e Gerenciamento de Projetos Científicos Multidisciplinares;

Design de Serviços Jurídicos;

Gestão de Conflitos

Benefícios Previdenciários em Espécie: Teoria e Aspectos Práticos

Custeio da Previdência Social

Direito do Trabalho e Previdência Social

Os Crimes Contra a Previdência Social

Previdência Privada Complementar

Processo Previdenciário Administrativo

Processo Previdenciário Judicial

Regime Geral de Previdência Social

Regime Próprio de Previdência

Seminário Especial I

Seminário Especial II

Teoria dos Direitos Fundamentais: Os Direitos Sociais e a Seguridade Social na CF 88 e Teoria Geral da Previdência Social

Trabalho de Conclusão de Curso

Os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) da Pós-Unifor são orientados a desenvolver projetos ou ações concretas que impactem positivamente na vida da sociedade. Por meio do programa de relacionamento da Pós, os alunos também podem elaborar o chamado TCC de impacto dentro de empresas e/ou instituições, de forma a solucionar problemas reais. Assim, o aluno desenvolve seu potencial profissional e inserção no mercado de trabalho ao mesmo tempo que contribui com a melhoria de processos e produtividade dessas empresas. Atualmente a Pós-Unifor conta com cerca de 60 empresas parceiras.

 

Confira alguns dos exemplos de TCC da Pós-Unifor: 

 

Aluna da Pós-Unifor oferece procedimento estético para mulheres que enfrentam o câncer

Aluna da Unifor cria jogo que auxilia na reabilitação de crianças com paralisia cerebral

Aluno e professora da Unifor criam gel para cicatrização em ferimentos

Professora e alunos da Pós-Unifor  realiza pesquisa inovadora na área de farmacologia

Aluno cria algoritmo que reduz gastos nos cortes de roupas na indústria têxtil

Aluna da Pós-Unifor implanta Centro de Soluções de Conflitos em Juazeiro do Norte

Aluno da Pós-Unifor está a frente de programa de tratamento pioneiro no Norte/Nordeste    

Aluno da Pós-Unifor cria robô para ajudar crianças com paralisia cerebral

Aluno da Pós-Unifor desenvolve aplicativo para concurseiros

Alunos da Pós-Unifor criam produto para mulheres mastectomizadas

Universidade desenvolve aplicativo voltado para doentes renais

Trabalho de Conclusão de Curso reduz consumo de energia no IJF

      Propondo prevenção, pesquisa analisa tentativas de suicídio no Ceará
      

 

O investimento no curso de Especialização em Direito e Processo Previdenciário é composto de matrícula de R$ 350,00 + 20 parcelas mensais de R$ 595,00. O vencimento de cada mensalidade será no último dia útil de cada mês.

Investimento:

Matrícula R$ 350,00 + 20 x R$ 595,00

*Valor sujeito a alteração de acordo com a data de início de nova turma do curso.

Descontos**
Ex-aluno Unifor:
20%
Funcionários de empresas parceiras: 10% à 15% 

Pagamento no Cartão de Débito ou Crédito*

 

O Valor da matrícula pode ser parcelado em até duas vezes no cartão de crédito.

** Os descontos não se aplicam à matrícula. Os descontos estão condicionados à regularidade do egresso junto à Universidade. Para fins de desconto, são considerados ex-alunos os graduados e pós-graduados pela Unifor e participantes dos cursos com mais de um dia de duração em parceria com a Universidade de Columbia e a Wharton School. Os descontos não são cumulativos.

 

O vencimento de cada mensalidade será no último dia útil de cada mês.

SERÁ INDEFERIDA A MATRÍCULA DO ALUNO QUE ESTIVER EM DÉBITO ANTERIOR COM A FUNDAÇÃO.

Caro aluno(a),

Se você deseja saber mais sobre o curso Especialização Em Direito E Processo Previdenciário, faça aqui sua pré-inscrição.

Informamos que as matrículas para o curso abrirão em breve e que enviaremos, por e-mail, as informações. Caso tenha alguma dúvida é só nos ligar no telefone (85) 3477-3383.

Até logo!

Atendimento via chat
Atendimento via chat