Objetivo geral
Desenvolver a transformação do conhecimento como metodologia de implementação da inteligência competitiva na empresa.
Objetivos específicos
- Promover o fomento da capacidade competitiva das organizações pela aplicação de conhecimentos, ferramentas e práticas de inteligência competitiva.
- Aprimorar competências essenciais ao profissional de Inteligência de Mercado.
Público-alvo
Profissionais graduados nas diversas áreas de atuação, como Administração, Marketing, Processos Gerenciais, Publicidade, Logística, Recursos Humanos e áreas afins, que estejam se preparando para os desafios do mercado global e necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos das técnicas de Inteligência de Mercado.
Coordenação Geral: Nayane Monteiro de Almeida
sejaposunifor@unifor.br
(85) 3477.3174 / 3178 | (85) 99246.6625 (WhatsApp)
nayanemonteiro@unifor.br
Bloco B, Sala B08
![Nayane](/documents/392178/0/nayane++FOTO+PROFESSOR-1.png/51cbbe0f-2bbf-e7a7-7dd2-4f378e052d91?t=1691691112978)
Nayane Monteiro
Possui mestrado em Administração com linha de pesquisa em Tecnologia, Inovação e Competitividade na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é certificada Google Adwords (Search Advertising Advanced) e graduada em Comunicação Social - Habilitação em Publidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência no setor de mídia em agências de publicidade e também já atuou como responsável pelo marketing em empresas com atuação no Ceará e no Nordeste. É professora de marketing e mídias digitais da graduação e da pós-graduação e atua desde 2013 como coordenadora de pós-graduação da Pós-Unifor.
Diferenciais
Núcleos
Módulo 1 - Competências Humanas Transversais
Exercitar o autoconhecimento, pensar criticamente sobre sua carreira e assumir uma postura mais protagonista; Liderar e gerenciar equipes adotando um comportamento flexível e situacional; Entender a importância de se manter atualizado e ser flexível para aprender informações novas e de diferentes áreas.
Módulo 2 - Integradoras
Entender o processo criativo e pesquisa para elaboração de projetos e desenvolvimento de novos produtos e/ou modelos de negócios; gerir as etapas de um projeto e entender a interdependência das partes; e, conhecer os métodos de gestão ágeis de projetos praticados no mercado; entender o processo de negociação e tomada de decisão.
Módulo III - Específicas
Ao final do curso o aluno será capaz de:
Ter uma visão abrangente e integrada da gestão de inteligência de mercado por meio da discussão sobre os mais relevantes conceitos, princípios e técnicas de distribuição, aplicados em situações reais do ambiente organizacional. Aprimorar competências essenciais à liderança de equipes de inteligência de mercado; Desenvolver a capacidade de visão estratégica com a finalidade de adotar novas abordagens em relação ao mercado; Elaborar planos de vendas e trade marketing com foco no resultado; Transformar a realidade organizacional e social, no que tange à gestão de inteligência de mercado. Realizar leitura de dashboards com dados e transformá-los em informações úteis para o negócio.
Professores
Delânia Santos
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Roberto de Paula Aguiar
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Glaura Kury Brilhante
- Titulação: Especialista
Alexander Ponce
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Gabriela Lima
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Denise Almeida
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Fernandes Schiarantolla
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Danielli Leite Campos Monteiro
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Thomaz Novais Rocha
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Adriana Bezerra do Carmo
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Camila Coutinho
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Ricardo Aquino Coimbra
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Gustavo Peixoto
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Guilherme Muchale de Araújo
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Alessandra Magna Fernandes Schiarantolla
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
José Carneiro de Andrade Filho
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.
Veja alguns destaques
![Pós-Unifor](/documents/392178/4596615/card_pos_unifor_diferenciais_400x250.jpg/2006cf73-466f-f48b-6ade-3bd8cb6e6414?t=1638899600071)
Seguro Educacional
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.
![Academia Unifor](/documents/392178/4596615/beneficios_pos_unifor_academia_400x250.jpg/bd6d69df-d837-a527-b6f2-b9d2fc72f388?t=1638899610724)
Desconto na Academia Unifor
Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.