Objetivo geral
Desenvolver a transformação do conhecimento como metodologia de implementação da inteligência competitiva na empresa.
Objetivos específicos
- Promover o fomento da capacidade competitiva das organizações pela aplicação de conhecimentos, ferramentas e práticas de inteligência competitiva.
- Aprimorar competências essenciais ao profissional de Inteligência de Mercado.
Público-alvo
Profissionais graduados nas diversas áreas de atuação, como Administração, Marketing, Processos Gerenciais, Publicidade, Logística, Recursos Humanos e áreas afins, que estejam se preparando para os desafios do mercado global e necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos das técnicas de Inteligência de Mercado.
Coordenação: Roberto de Paula Aguiar
latosensu@unifor.br
(85) 3477.3174 / 3178 | (85) 99246-6625 (WhatsApp)
Bloco B, Sala B08

Roberto de Paula Aguiar
Graduado em Ciências Econômicas e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará. Possui MBA em Controladoria e Auditoria Contábil, MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Ágil (cursando). Já atuou nas áreas de Inovação tecnológica, Captação de Recursos e Gestão de Projetos no SENAI/CE e FUNCAP. Atualmente é coordenador da Pós-UNIFOR e Coordenador Geral SERVICE na AERIS.
MAIS INFORMAÇÕES
Detalhes do curso
- Período: setembro/2021 a março/2023
- Periodicidade: semanal
- Carga horária: 375 h/aulas
- Duração: 18 meses
Núcleo Estruturante e Específico
- Modalidade: presencial e síncrono
- Segunda e quarta: das 19h às 22h20
Núcleo Executivo
- Modalidade: presencial e síncrono
- Quinta e sexta-feira: das 19h às 22h20
- Sábado: das 8h às 12h
Diferenciais

Cronograma
Acesse o link e verifique todo o cronograma do curso de MBA em Inteligência de Mercado.
DownloadNÚCLEO EXECUTIVO
- PDL Autodescoberta e Gestão de Carreira
- PDL em Liderança Situacional e Formação de Equipes em Alto Desempenho
- PDL de Liderança na Condução de Negociações Estratégias
NÚCLEO ESPECÍFICO
- Marketing estratégico e ferramentas de inteligência de mercado
- Mídias sociais aplicadas ao mercado
- Métodos Quantitativos
- Business Intelligence
- Inteligência de Mercado na Prática
- Gestão aplicada a inteligência de mercado
- Inovação e modelagem de negócios
- Distribuição e logística
- Ambiente econômico e tendências de mercado
- Comportamento do Consumidor
- Trade Marketing e Gestão do Ponto de Vendas
- Simulação Comercial e negociação
- Produtos, Projetos e Ações de Impacto
NÚCLEO ESTRUTURANTE
- Elaboração de Projetos Científicos e Multidisciplinares
- Gestão Estratégica e Gamificação
- Inovação e Criatividade
- Gestão de Projetos
- Gestão de Conflitos
- Negócios Sustentáveis
Atenção: os nomes dos docentes citados abaixo estão sujeitos a possíveis alterações.
Professores
Delânia Santos
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Edisson Henriques
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Renato Hirata
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Elcyana Bezerra Carvalho
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Julio César Pereira
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Tatiane Santos Silva
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Cristiane Buhamra Abreu
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Roberto de Paula Aguiar
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Délio Pinheiro
- Titulação: Graduado
- Currículo Lattes
Priscilla Veras
- Titulação: Graduada
- Currículo Lattes
Glaura Kury Brilhante
- Titulação: Especialista
Vanessa Lins
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Alexander Ponce
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Vera Lúcia da Silva
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Danielli Leite Campos Monteiro
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Francisco César de Castro Neto
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Luiz Alberto Esteves
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Alessandra Magna Fernandes Schiarantolla
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.
Veja alguns destaques
FORMA DE PAGAMENTO
A partir do dia 28/09/2021: matrícula de R$ 599,00 + 20 parcelas mensais de R$ 599,00.
DESCONTOS
Ex-aluno que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);
*Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa;
**Descontos não cumulativos;
Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.

Seguro Educacional
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.

Desconto na Academia Unifor
Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.