Objetivo geral
Desenvolver a transformação do conhecimento por meio de metodologias voltadas à implementação da inteligência competitiva nas empresas.
Objetivos específicos
- Fomentar a capacidade competitiva das organizações por meio da aplicação de conhecimentos, ferramentas e práticas de inteligência competitiva;
- Capacitar alunos para planejar e implementar soluções estratégicas com foco em resultados, incluindo pesquisa de mercado, análise de dados e trade marketing.
Público-alvo
Profissionais graduados em áreas como Administração, Marketing, Publicidade, Logística, Recursos Humanos e afins, que desejam aprofundar conhecimentos em Inteligência de Mercado e se preparar para os desafios do mercado global.
Coordenação: Nayane Monteiro de Almeida
sejaposunifor@unifor.br
(85) 3477.3174 / 3178 | (85) 99246.6625 (WhatsApp)
nayanemonteiro@unifor.br
Bloco B, Sala B08
Nayane Monteiro de Almeida

Mestrado em Administração com linha de pesquisa em Tecnologia, Inovação e Competitividade na Universidade Federal da Bahia (UFBA). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Certificada Google Adwords (Search Advertising Advanced).
Metodologia do curso
- Ênfase na troca de experiências sobre situações reais;
- Casos orientados para superação de desafios estratégicos e contemporâneos;
- Discussões de problemas complexos;
- Estimulada à diversidade de opiniões, pensamentos, ideias, propostas e modelos.
Diferenciais
MATRIZ CURRICULAR
Módulo 1 — Contextualização de Inteligência de Mercado
- Marketing Estratégico e Ferramentas de Inteligência de Mercado
- Gestão Aplicada à Inteligência de Mercado
- Ambiente Econômico e Tendências de Mercado
- Comportamento do Consumidor e Segmentação de Mercado
- Inovação e Modelagem de Negócios
- OKR, Indicadores e Métricas
Módulo 2 — Coleta, Gestão e Análise de Dados
- Marketing Digital e Mídias Sociais
- Métodos Quantitativos
- Pesquisa de Mercado
- Análise de Dados de Mercado
- Inteligência Artificial Aplicada ao Mercado
Módulo 3 — Ferramentas de Inteligência de Mercado
- Business Intelligence I
- Business Intelligence II
- Distribuição e Logística
- Trade Marketing e Gestão do Ponto de Vendas
- CRM e Automação de Marketing
Módulo 4 — Projeto Final
- Elaboração e Gerenciamento de Projetos Científicos e Multidisciplinares
- Produtos, Projetos e Ações de Impacto
MÓDULO OPTATIVO
- Excel Aplicado à Inteligência de Mercado
Professores
Adamir Macedo Bezerra
- Titulação: Mestra
Alessandra Magna Fernandes Schiarantolla
- Titulação: Mestra
- Currículo Lattes
Alexander Ponce
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Antonio Rodrigues Neto
- Titulação: Especialista
Daniel Cordeiro
- Titulação: Especialista
Danielli Leite Campos Monteiro
- Titulação: Mestra
- Currículo Lattes
Ernesto Emanuel Nogueira de Alencar
- Titulação: Especialista
Gal Brilhante Kury
- Titulação: Mestra
- Currículo Lattes
Guilherme Muchale de Araújo
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Hugo Lopes
- Titulação: Especialista
Juliana Batista dos Santos Vasconcelos
- Titulação: Especialista
Leonardo Mendes Lacerda de Menezes
- Titulação: Mestre
Nayane Monteiro de Almeida
- Titulação: Mestra
Roberto de Paula Aguiar
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Tayro Mendonça Lima Bezerra
- Titulação: Mestre
Thiago Damasceno Bluhm
- Titulação: Especialista
AÇÕES DE IMPACTO

Bolsas 50+
Unifor oferece bolsas para pessoas 50+, incentivando o acesso ao ensino superior de qualidade.
Saiba mais
Seguro Educacional
Alunos da Pós têm seguro que cobre até 6 mensalidades em caso de perda de emprego (do aluno ou responsável).
Saiba mais
Central de Carreiras
Vagas de emprego e trainee na maior plataforma de carreiras do mundo
SAIBA MAIS
Desconto na Academia Unifor
Alunos da Pós ganham desconto na academia, com musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física.
Saiba mais











