Esse curso é para quem quer...

...ser bacharel para atuar nas diversas áreas que se inter-relacionam com o sistema da moda, com capacidade reflexiva e uma visão crítica e sistêmica do setor; competente para interpretar fatos políticos, sociais e culturais com o propósito de identificação de problemas e aplicação de metodologias para criação de soluções por meio de projetos e produtos.

e planeja...

...atuar de forma multidisciplinar no planejamento, na criação, no desenvolvimento, na gestão e na comunicação dos processos do ciclo produtivo dos diversos segmentos da moda, em funções como consultor, assessor técnico, gestor, modelista, figurinista, designer de estampas, produtor de moda e stylist, estrategista de marketing, visual merchandising, produtor de conteúdos para mídias digitais e impressas, entre outras.

Período
Integral

Duração
3 anos e meio

Vagas
50

Informações para contato

Coordenação: Profa. Priscila Medeiros Camelo

Por que cursar Moda (Bacharelado) na Unifor?

O Bacharelado em Moda, na modalidade presencial, articula-se com o mundo do trabalho, especialmente a partir de práticas de formação orientadas no sentido da criação de projetos a serem desenvolvidos independentes das tradicionais estruturas de corporações e que interpelam a economia a partir de uma proposta inovadora, com forte densidade autoral e simbólica, para entrar no mercado.

E para atender as demandas de um mercado em constante transformação, os alunos são constantemente estimulados a se envolverem em atividades de pesquisa, planejamento de produtos, projetos de moda e também a elaborar pensamentos sofisticados, pautados na construção do conhecimento científico, por meio de atividades e tarefas acadêmicas inseridas nos planos das disciplinas curriculares.

Essas práticas de formação prepara o profissional com um instrumental que inclui orientações para

  1. a pesquisa aplicada ao campo da moda;
  2. a criação, o desenvolvimento e a elaboração de coleções e produtos de moda;
  3. a construção de portfólios;
  4. a carreira nos diversos segmentos do setor por meio dos estágios (supervisionados e não obrigatórios), entre outras.

Mas para além desta formação para construção das próprias trajetórias profissionais, o Curso de Bacharelado em Moda também forma profissionais para as empresas tradicionais do trabalho, como indústrias têxtil e de confecção, lojas (atacado e varejo) e produtoras de conteúdos de moda estabelecidas no mercado.

Desta forma, o egresso do Curso de Bacharelado em Moda é um profissional apto a atuar nas diversas áreas que se inter-relacionam como sistema de moda, com capacidade reflexiva e uma visão crítica e sistêmica do setor; competente para interpretar fatos políticos, sociais e culturais com o propósito de identificação de problemas e aplicação de metodologias para criação de soluções por meio de projetos e produtos.

O Bacharelado em Moda da Unifor mantém parcerias estratégicas com instituições renomadas ao redor do mundo. Conheça os convênios ativos e aproveite benefícios exclusivos:

Bolívia BOLÍVIA
Colômbia COLÔMBIA
Coreia do Sul COREIA DO SUL
Espanha ESPANHA
Estados Unidos EUA
Malásia MALÁSIA
México MÉXICO
Peru PERU
Portugal PORTUGAL
Suíça SUICA

* Esta lista está sujeita a alterações e a flutuações em status de aplicabilidade.

O Curso de Bacharelado em Moda proporciona aos discentes o desenvolvimento de competências estruturadas em ciclos, levando em consideração os quatro eixos de formação – Criação; Vestuário-Têxtil; Comunicação e Marketing; Gestão.

As competências requeridas são:

  • Desenvolver produtos de moda com base em metodologias projetuais, princípios e elementos do design que respeitem as questões éticas e de cidadania.
  • Pesquisar o mercado, as tendências e o consumidor para o desenvolvimento de coleções de moda comerciais com foco nos aspectos produtivos, mercadológicos e financeiros.
  • Instrumentalizar o uso de softwares e recursos tecnológicos inerentes ao universo da moda no desenvolvimento de produtos.
  • Aplicar princípios de diversidade cultural, sustentabilidade, inclusão social e produtiva a partir dos conhecimentos de gestão, marketing, comunicação e empreendedorismo.
ciclos do curso de moda

O Curso de Bacharelado em Moda disponibiliza laboratórios para as práticas com o uso dos softwares Ilustrator e Photoshop (Pacote Adobe) e Corel Draw na infraestrutura de informática da Universidade, formada pelo conjunto de laboratórios no campus. Além disso, o curso ainda conta com espaços adequados para as práticas da moda que podem ser realizadas em espaços como estúdios e ilhas de edição. Estes espaços integram a estrutura de práticas específicas, onde os alunos iniciam, desde o primeiro semestre, a experienciar o universo da moda. Os espaços foram estruturados para estimular a atividade individual e/ou em equipe e foram dimensionados para conferir uma excelente relação entre o número de equipamentos e as vagas ofertadas.

Os laboratórios didáticos específicos do curso de Bacharelado em Moda permitem ao estudante a experimentação de técnicas e procedimentos relacionados ao trabalho de criação e produção de produtos de moda, atendendo às diversas demandas, quais sejam modelagem tridimensional, modelagem plana, confecção, tecelagem, estamparia, editoriais, fashion films e outras realizações.

Abaixo, enumeramos os espaços de práticas específicos do curso:

  • Laboratório de Modelagem Tridimensional (sala G10)
  • Laboratório de Projetação I (sala G11)
  • Laboratório de Confecção (sala N18) 
  • Laboratório de Modelagem Plana (sala N31)
  • Laboratório Design Têxtil (sala N28)
  • Laboratório de Projetação II (sala N35)
  • Laboratório Modelagem Computadorizada (sala T24A) 
  • Estúdio e Laboratórios de Fotografia: Estúdio de fotografia (Sala T2A), laboratório digital (Sala Q19) e laboratório de fotografia analógica (Sala Q2). 

MUDE

Moda Unifor Design Experimenta, a semana de moda da Universidade de Fortaleza (Unifor), um evento que agrega uma programação diversificada, incluindo palestras, oficinas, exposições, feira de produtos de moda autoral e desfile. Por meio do MUDE, os alunos apresentam as criações de peças desenvolvidas nos Laboratórios de Prototipagem I, II, III para a sociedade, além de vivenciarem a experiência prática na produção e organização de um evento de moda, que é aberto ao público e sediado no Shopping Iguatemi, empreendimento que movimenta a moda local.

CADAM

Cultura, Arte, Design, Artesanias e Moda vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq que funciona em encontros quinzenais, presencial, envolvendo leituras e debates de artigos científicos sobre os temas associados às linhas de pesquisa oferecidas – Sustentabilidade, Consultoria de Imagem, Ergonomia, Modelagem, Economia Criativa e Metodologias Projetuais.

Colabore

É um projeto de extensão que envolve alunos e professores no desenvolvimento de peças para doação. As criações são feitas mediante o reuso de fardamentos doados pela UNIFOR, não mais utilizados pelos funcionários, utilizando técnicas de modelagem, upcycling e de costura. O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de modelagem, de aplicação das técnicas de upcycling voltadas à sustentabilidade, mediante o reaproveitamento dos tecidos das roupas doadas e a realização do processo produtivo – do corte passando pela montagem, costura e acabamento das peças. No final do processo, o descarte têxtil consciente, ressignificado pelas criações dos alunos, é doado para comunidades carentes locais.

Projeto Render-Ce

Busca um impacto local, garantindo que os benefícios da extensão universitária sejam acessíveis à comunidade. Trata-se de um projeto focado na prototipagem de peças a partir de tipologias artesanais como rendas de bilro (Aquiraz-Ce), richelieu (Maranguape-Ce), crochê (Curral Grande-Ce), argila e macramê (Cascavel-Ce) e renda de labirinto (Aracati-Ce), onde o aluno, sob orientação de professores, tem a oportunidade de trabalhar diretamente com o artesão em seu território.

Quarta com Moda

Promove diálogos com profissionais do mercado de moda local a respeito do seu segmento de atuação. Essa experiência consta na produção de um videocast comandado por alunos do curso. Todo processo da produção – das reuniões de pauta, contato com os convidados, preparação do roteiro de perguntas, entrevista, desprodução, edição – é realizado por alunos do curso sob a coordenação de professores.

Bazar Bora Circular

É um evento que acontece em formato de troca-troca, possibilitando a mobilidade de peças de roupa e acessórios (masculinos e femininos) entre alunos, funcionários e comunidade. O 'Bora Circular' funciona da seguinte forma: os participantes doam suas peças e, para cada uma delas, é associado um valor da moeda de troca fictícia "MOEDA BORA". No dia do evento, o montante acumulado da moeda Bora poderá ser trocado por outros artigos que estiverem disponíveis no bazar.

Tá na Moda

Se constitui em cursos de curta duração, gratuitos e com certificação que visam atualizar os participantes sobre as novidades do setor da moda. O 'Tá na Moda' é destinado aos estudantes, às pessoas do mercado que já trabalham com a moda ou quem tem interesse em saber mais sobre moda. Os cursos são ministrados por professores da Unifor e acontecem de forma presencial, nos laboratórios do curso.

Diálogos da Moda

É o momento em que os alunos têm a oportunidade de interagir com os representantes do mercado – instituições, empresários e profissionais liberais, além de construir uma rede de possibilidades e experiências que podem enriquecer a formação profissional dos nossos estudantes. O evento é feito em parceria com a Central de Carreiras e Egressos.

Masterclass

É um projeto que contempla uma aula solene com convidados renomados em uma determinada área da moda, com objetivos que estes compartilhem conhecimentos e habilidades com os discentes. Vale ressaltar que além da masterclass, os convidados, no turno da tarde, ministram oficinas/mentorias específicas para grupos de alunos do Bacharelado em Moda, visando trazer foco no aprendizado prático, interação e demonstração.

Tá na Faixa

É um evento que promove uma intervenção urbana, um diálogo com as ruas da cidade por meio de performances que apresentam as criações autoriais dos alunos do curso.

Sistema de avaliação da aprendizagem

O Sistema de Avaliação da Aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Moda é na Unifor

Cartilha dos cursos de Moda

Moda é na Unifor

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.

Coordenação

Não há resultados para sua busca.

Professores

Não há resultados para sua busca.

 

A graduação em Moda adota o sistema de semestralidade, cujo valor é expresso em créditos (um crédito equivale a 18 horas-aula) e distribuído em 6 parcelas mensais. O valor da mensalidade depende do número de créditos cursados pelo aluno, de acordo com a sua conveniência.

  • 1 crédito = 18 horas/aula
  • Valor do crédito hora/aula*: R$ 372,00

*Crédito único. Valores referentes ao ano de 2025.

 Como calcular

Para calcular a mensalidade do semestre, o aluno deve ter como base a quantidade/valor dos créditos (teórico ou prático) que deseja cursar. Seis créditos são divididos entre as mensalidades dos dois primeiros meses do semestre; e os créditos restantes divididos entre os quatro meses seguintes.

 

 Simulação 1° Semestre Créditos: 20 teóricos e 2 práticos
Mensalidade Valor
R$ 1.116,00
R$ 1.116,00
R$ 1.488,00
R$ 1.488,00
R$ 1.488,00
R$ 1.488,00


 

GARANTA SUA VAGA PARA 2025.2