Ciências Econômicas Bacharelado

Imagem gráfica projeta setas e mapas em frente a prédios empresariais.

Esse curso é para quem quer...

... atuar como executivo de empresas nacionais e multinacionais, analista financeiro, consultor econômico, analista de institutos governamentais e pesquisador.

e planeja...

… estudar os fenômenos relacionados à produção e ao consumo de bens e serviços, assim como ajudar a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos.

Duração
8 semestres

Período
Noite

vagas
40

Informações para contato

Coordenação: Prof. Francisco Alberto Lima

  • E-mail de contato: chicoalberto@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3195
  • Endereço de contato: Bloco R | Sala 04

Diferenciais

Um dos primeiros implementados na Unifor, o curso de Ciências Econômicas forma profissionais aptos a atuar nas linhas de finanças, economia de empresa e economia do setor público. O curso está com o currículo atualizado, adaptado às novas exigências e tendências do mercado de trabalho, e dispõe de um corpo docente de alta qualificação, com relevante atuação no mercado corporativo, sendo 100% deles mestres ou doutores.

Neste curso, você será preparado para analisar com visão aguçada e senso crítico a realidade socioeconômica regional, nacional e internacional. Para isso, desenvolverá competências e habilidades técnicas ao conhecer métodos, ferramentas, instrumentos e orientações que fundamentam as teorias econômicas, além de apreender valores atrelados à ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

No curso de Ciências Econômicas da Unifor, você desenvolve espírito empreendedor com capacidade para atuar em corporações públicas e privadas nas áreas econômico-financeiras e de mercado de capitais, bem como em instituições públicas ou privadas que promovem pesquisas econômicas e sociais.

A Unifor prepara você para atuar na construção de modelos econômicos que se adequem ao desempenho socioeconômico regional, nacional e global. Aqui você se torna apto a atender às demandas da economia regional e contribuir na concepção de políticas públicas. No sentido macroeconômico, o aluno será capaz de analisar suas perspectivas de crescimento, identificar suas vantagens comparativas para atração de investimentos e de novas oportunidades de negócios.

Como estudante de Ciências Econômicas, no plano microeconômico, você vai se capacitar para atuar no auxílio ao desempenho das unidades produtivas e dos agentes econômicos locais e regionais. Isso de maneira a tornar mais eficientes seus fatores de produção, prospectar e avaliar as melhores alternativas de captação e aplicação de recursos financeiros e assegurar a geração de ocupação e renda para a sociedade.

O aluno de Ciências Econômicas da Unifor é qualificado a lidar tanto com grandes questões – como as referentes a um país – quanto com problemas de empresas ou investidores individuais. Nesse sentido, recebe uma formação que propicia uma base cultural ampla, a permitir o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social. Trabalha também a sua capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas econômicos numa realidade diversificada e em constante transformação.

O curso conta com uma sólida formação em métodos quantitativos e vasto conhecimento de finanças corporativas. Proporciona a capacidade de entender os impactos sobre os agentes econômicos e sociais das mudanças nos ambientes micro e macroeconômicos, além de um excelente domínio sobre os instrumentos utilizados na avaliação econômica e de impacto ambiental de projetos de investimento. A graduação tem Conceito Preliminar 3 na avaliação do MEC (2015) em escala de 1 a 5 (satisfatória) e nota 4 no Guia do Estudante 2017.

O Núcleo de Práticas Econômicas é o local onde teoria e prática se misturam para desenvolver o potencial analítico exigido no mercado de trabalho. Nele o aluno põe em prática os conhecimentos ensinados em sala de aula por meio do desenvolvimento de estudos nas áreas de Desenvolvimento Regional, Conjuntura Econômica, Finanças e Mercado de Capitais e Economia Aplicada. Todos os alunos matriculados na disciplina Técnicas de Pesquisa Econômica, obrigatória no currículo, desenvolvem pesquisas no Núcleo, que funciona na sala 07-B.

O Núcleo conta com parcerias do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Instituto de Pesquisas Econômicas, Ordem dos Advogados do Brasil-CE, por meio da Comissão de Defesa da Concorrência, dentre outras instituições.

Uma vez que os alunos precisam obter 16 créditos optativos para a devida conclusão do curso, disponibilizam-se trilhas compostas por disciplinas que aprofundam uma área de conhecimento. Para o profissional de Comércio Exterior são estas:

  • Finanças
  • Negócios Internacionais

Para conhecer mais sobre as trilhas, CLIQUE AQUI

O aluno pode concluir em cinco anos duas graduações na Unifor: Ciências Econômicas e Comércio Exterior. Ao final do curso, o aluno pode obter dupla titulação estrangeira pela parceria entre a Unifor e a Deggendorf Institute of Technology (Alemanha).

Além disso, a Unifor é pioneira na oferta 12 de disciplinas em Língua Inglesa nos cursos da área de gestão. As disciplinas em língua inglesa possibilitam a você apreender o conteúdo na área de negócios e compartilhar da companhia de colegas de sala que são alunos estrangeiros em intercâmbio na Unifor.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8

Semestre 9