Objetivo geral
Promover nos participantes a aquisição de competências e habilidades para uma atuação consciente, crítica, prática e reflexiva a partir de conhecimentos técnicos e metodológicos que possibilitem o exercício profissional de forma eficaz e resolutiva na avaliação, organização, gerenciamento dos ambientes de trabalho com enfoque para antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais e gerenciamento de programas de Higiene Ocupacional.
Objetivos específicos
- Reconhecer os riscos ocupacionais (químicos, físicos e biológicos).
- Aplicar os princípios de avaliação e medição dos agentes de riscos ocupacionais.
- Recomendar, projetar, implementar e verificar medidas de prevenção e controle de riscos ocupacionais
Público-alvo
Profissionais interessados em antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais, e, ainda, em fazer o gerenciamento de programas de Higiene Ocupacional.
Coordenação: Roberto César de Moura Silva
robertomoura@unifor.br
latosensu@unifor.br
(85) 3477.3174
Bloco B, Sala B08

Roberto Moura
Mestrando em Ciências Médicas na Universidade de Fortaleza. Coordenador da Escola de Tecnologia da Pós-Graduação na Universidade de Fortaleza. Professor de Pós Graduação nas Escolas de Tecnologia e Saúde da Universidade de Fortaleza. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Especialista em Projetos de Acústica e Iluminação MBA em Gestão Ambiental.
Detalhes do curso
- Período: março/2022 a março/2023
- Periodicidade: quinzenal
- Carga horária: 361 h/aula
- Duração: 12 meses
Núcleo Executivo e Estruturante
- Modalidade: síncrono
- Quarta, quinta e sexta: de 19h às 22h30
- Sábado: de 8h às 12h
Núcleo Específico
- Modalidade: presencial
- Sexta: de 18h30 às 22h30
- Sábado: de 8h às 12h e 13h às 17h
Diferenciais

Cronograma
Acesse o link e verifique todo o cronograma do curso de Especialização em Higiene Ocupacional.
DownloadNÚCLEO EXECUTIVO
- Autoconhecimento
- Resolução de Conflitos
- Liderança Transformadora
- Empreendedorismo
NÚCLEO ESTRUTURANTE
- Modelagem de Projetos
- Projetos, Produtos e Ações de Impacto
NÚCLEO ESPECÍFICO
MÓDULO: SAÚDE OCUPACIONAL
- Toxicologia Ocupacional e Ambiental
- Epidemiologia Ocupacional e Ambiental
- Doenças Ocupacionais
MÓDULO: RISCOS AMBIENTAIS
- Agentes Físicos I – Ruído
- Agentes Físicos II – Vibração
- Agentes Físicos III – Calor
- Agentes Físicos IV – Frio
- Agentes Físicos V –, Radiações Ionizantes
- Agentes Físicos VI – Radiações Não Ionizantes
- Agentes Físicos VII –, Pressões Anormais
- Agentes Químicos
- Agentes Biológicos
MÓDULO: LEGISLAÇÃO
- Bases Históricas e Panorama Atual da Higiene Ocupacional
- Aspectos Técnicos e Jurídicos Aplicados em Higiene Ocupacional
MÓDULO: TÓPICOS ESPECIAIS
- Avaliação da Exposição Ocupacional Atendimento aos requisitos da NR 17 e NHO 11
- Avaliação da Exposição Ocupacional
- Atendimento aos requisitos da NR 17 – Parâmetros de Conforto
- Estratégias e Técnicas de Amostragem
- Metrologia Aplicada à Higiene Ocupacional
Atenção: os nomes dos docentes citados abaixo estão sujeitos a possíveis alterações.
Professores
IZABELA ROCHA HOLANDA
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
GABRIELA VASCONCELOS LIMA
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
EDISON DA CUNHA HENRIQUES JUNIOR
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
EDUARDO GOMES DE MATOS
- Titulação: Especialista
ADRIANA DE OLIVEIRA SOUSA LEITE
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Alexandre de Lima Santos
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Ricardo Silva
- Titulação: Especialista
Simone Lorenzi Rossi
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Robson Spinelli Gomes
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Odette Sanches e Silva
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Roberto César de Moura Silva
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Maria Rafaela de Castro
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Alexandre Monteiro Pacheco
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Clídio Richardson Gonçalves de Lima
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.
Veja alguns destaques
Forma de pagamento
Faça sua matrícula até 16 de maio de 2022: com matrícula 199,00 + 12 parcelas de R$ 599,00
De 17 de maio a 30 de maio de 2022: matrícula de R$ 300,00 + 12 parcelas de R$ 599,00;
Descontos
Ex-alunos que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);
Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.
*Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa. Descontos não cumulativos.

Seguro Educacional
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.

Desconto na Academia Unifor
Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.
Aluna da Unifor cria jogo que auxilia na reabilitação de crianças com paralisia cerebral
Aluno e professora da Unifor criam gel para cicatrização em ferimentos
Professora e alunos da Pós-Unifor realiza pesquisa inovadora na área de farmacologia
Alunos da Pós-Unifor criam produto para mulheres mastectomizadas