Psicologia Jurídica Especialização

Imagem de um malhete de juiz com a aplicação do símbolo da Psicologia

Esta especialização é para...

portadores de diploma de Graduação em Psicologia, Direito e áreas afins.

Com o objetivo de...

formar especialistas em Psicologia Jurídica para atividades no âmbito do judiciário, possibilitando a reflexão crítica sobre a inserção da Psicologia nas questões aplicadas à justiça e ao direito; com interlocução entre a Psicologia, o Direito e a Psiquiatria em questões e conteúdos conexos.

DURAÇÃO
21 meses

CARGA HORÁRIA
387 h/a

VAGAS
30

Informações para contato

Coordenação: Profa. Elcyana Bezerra, Mestre.

  • E-mail de contato: latosensu@unifor.br / elcyana@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B, Sala B-08

Mais informações

até 13 de setembro de 2019

• Diploma do Curso Superior (fotocópia autenticada ou cópia e original);

• Contrato emitido no término da inscrição;

• Curriculum Vitae (clique AQUI para baixar o modelo);

• Carteira de Identidade (fotocópia autenticada ou cópia e original);

• Fotocópia do Histórico Escolar (do curso superior);

 

Os documentos deverão ser entregues na Secretaria da Divisão de Pós-Graduação

Local: Bloco B – Sala 08
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 7h30 às 22h e aos sábados das 7h30 às 16h30.

 

O período de matrícula e de início do curso podem ser alterados a critério da Unifor.

Setembro/2019 a Junho/2021

Quinta e Sexta-feira, das 18h30 às 22h30, e Sábado das 8h às 17h

Periodicidade: Mensal

Diferenciais

  • Professores de mercado da Psicologia Jurídica
  • Oficinas e Visitas técnicas na áreas de atuação

Na Unifor, você conta com a melhor e mais completa estrutura para cursar a sua pós-graduação. As salas de aula foram estruturadas no formato de arena e com mesas redondas, dentro do mesmo padrão das universidades de Harvard e Stanford, de modo a proporcionar a melhor experiência de aprendizado. Você também conta com estacionamento exclusivo e gratuito no Central Park (que fica ao lado do NAMI na rua Valmir Pontes) em dias de aula.

A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente. Mais informações no Manual do Seguro Educacional.

Como aluno da Pós-Unifor, você tem acesso a um dos maiores e mais qualificados acervos de universidades particulares do Estado e da região N/NE. Instalada em uma área de 5 mil m², a Biblioteca da Universidade possui 722 assentos para estudo individual ou em grupo e oferece os melhores recursos para auxiliar os seus estudos.

São aproximadamente 95 mil títulos, em um total de mais de 317 mil documentos nas áreas de ciências jurídicas, tecnológicas, da saúde, da comunicação e gestão. A biblioteca conta com um sistema informatizado e integrado com os demais sistemas da Universidade, ao qual você utiliza por meio do cartão de identificação Uniforcard.

Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.

Matriz Curricular

Introdução à Psicologia Jurídica e suas interfaces
Psicologia no Direito Penal
Criminologia
Psicologia no Direito da infância, adolescência e juventude
Avaliações na Psicologia Jurídica
Depoimento Especial e escuta especializada de crianças e adolescentes
Técnicas, ética da entrevista forense com criança e adolescente
Violência contra crianças e adolescentes
Violência Doméstica e Familiar contra a mulher
Mediação e Gestão de Conflitos
Psicologia e Direito de Família
Psicologia clínica em processos judiciais
Ética em Psicologia Jurídica
Elaboração de documentos, pareceres técnicos e consultorias
Constelação Sistêmica no âmbito judiciário
Oficinas de Pais e Filhos
Visitas Técnicas e Institucionais
Metodologia da Pesquisa Científica e Elaboração de Projetos
Trabalho de Conclusão de Curso

 

Autodescoberta e Carreira
Liderança Situacional
Inovações em Saúde
Empreendedorismo em Saúde

  • Autodescoberta e Carreira

  • Liderança Situacional

  • Inovações em Saúde

  • Empreendedorismo em Saúde

Corpo Docente

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza(2003). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Psicólogo (CPR 11/1349), especialista em Avaliação Psicológica, Educação Especial e Psicologia Jurídica. Professor da Universidade de Fortaleza - UNIFOR e coordenador da Central de Alternativas Penais da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. Foi Psicólogo da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas de Fortaleza de 1998 a 2011; Membro da Comissão Nacional de Apoio às Penas Alternativas ? CONAPA do Ministério da Justiça; Conselheiro Estadual de Políticas Sobre Drogas - CE; Conselheiro Presidente e coordenador da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba com estágio sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará e coordenador do Laboratório Cearense de Psicometria (LACEP). Tem experiência na área de Psicologia, com interesses voltados para fatores psicossociais relativos ao comportamento criminal; desviância social; agressividade; atos infracionais e adolescência, com ênfase em fatores de risco e de proteção. Avaliação psicológica e estatística aplicada à Psicologia Forense.

Graduada e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1999), especialista em neuropsicologia e mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Atualmente é psicóloga jurídica do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Psicóloga Jurídica atuando como Entrevistadora Forense na 12a Vara Criminal Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes. da comarca de Fortaleza, CE ( Tribunal de Justiça do Ceará) , Professora e coordenadora de Pós-graduação em Psicologia Jurídica . Psicóloga clínica do Instituto Gaia de Terapias Holísticas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica.

Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013) com estágio doutorado financiado pela CAPES na University of Alabama (EUA) em 2012 na área de entrevistas forenses com crianças vítimas de violência. Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Analista Judiciário na área de Psicologia no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, onde exerce a função de supervisor da Seção de Atendimento a Situação de Risco da Vara da Infância e da Juventude. Formador de Supervisores e Entrevistadores Forenses com Certificação pelo Conselho Nacional de Justiça. 

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Posdoutorado na Universidad de Barcelona, Espanha (2011) e doutorado em Cognitive Psychology - University of Arizona, EUA (1998). Tem desenvolvido pesquisas pioneiras no país, desde 1999, na área das falsas memórias aplicada ao campo da Psicologia do Testemunho, bem como acerca de técnicas de entrevista investigativas para oitiva de testemunhas/vítimas, e suspeitos. É membro do Comitê Diretivo Internacional que estabelecerá um conjunto de parâmetros universais e propositivos de como conduzir entrevistas não coercitivas eficazes com testemunhas, vítimas e suspeitos, a ser apresentado a ONU em 2020.

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Ceará (2008). Mestre em Psicologia (2011). Compõe o quadro funcional de provimento efetivo do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Possui experiência continuada em Psicologia Social, Psicologia do Trabalho e Psicologia Jurídica.

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Psicologia Organizacional. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Ceará. Servidora pública do Tribunal de Justiça do Ceará. Atuação em Psicologia Jurídica no Núcleo de Apoio à Jurisdição. Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Jurídica, Psicologia Forense e sua interface com o Direito.

Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia, Perita em Psicologia Jurídica do Núcleo de Psicologia e Serviço Social do Tribunal de Justiça

Atualmente é psicoterapeuta infanto-juvenil - Consultório de Psicologia e assessor em psicologia - Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: guarda compartilhada, avaliação neuropsicológica e alienação parental.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), doutorado em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela (2003) e Pós-doc junto ao GEAPAP- UFRGS, com pesquisa sobre instrumentos de avaliação na área forense. Trabalhou como psicóloga no Sistema penitenciário do RS (1982-1993) e psicóloga perita judiciária no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (1993-2013). Atua na área da psicologia forense como perita e assistente técnica. Coordena o curso de Especialização em Psicologia Jurídica da Projecto - Centro Cultural e de Formação (RS) e o curso de Especialização em Psicologia Jurídica do Instituto Sapiens (PR), 

Possui Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997 e 2003). Adquiriu o título de mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2005). É especialista em Psicodrama pelo Instituto de Psicodrama e Máscaras - Fortaleza/CE (2009). É especialista em Terapia Familiar Sistêmico pela Escola de Sociodrama Familiar Sistêmico - Ribeirão Preto/SP (2014). É doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pelo núcleo de Família e Comunidade (2016). É professor do curso de Psicologia pela Universidade de Fortaleza desde 2010. Autor do livro: "O poder nas relações conjugais. Uma investigação fenomenológica sobre as relações de poder no casamento" (Annablume, 2010).

Matrículas até 31/08/2019

Matrícula de R$ 450,00 + 20 parcelas mensais de R$ 588,00

 

Matrículas a partir de 01/09/2019

 

Matrícula de R$ 520,00 + 20 parcelas mensais de R$ 588,00

 

O Valor da matrícula pode ser parcelado em até duas vezes no cartão de crédito.

** Os descontos não se aplicam à matrícula. Os descontos estão condicionados à regularidade do egresso junto à Universidade. Para fins de desconto, são considerados ex-alunos os graduados e pós-graduados pela Unifor e participantes dos cursos com mais de um dia de duração em parceria com a Universidade de Columbia e a Wharton School. Os descontos não são cumulativos.

 O vencimento de cada mensalidade será no último dia útil de cada mês.

 

Atendimento via chat