Administração Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Jovens sorriem e observam computador

Esse curso é para quem quer...

…a melhor formação em Administração de Fortaleza e atuar como gestor de organizações e pessoas, com habilidade de tomar decisões, definir e executar estratégias, contratar, investir e posicionar-se no mercado, a partir da análise de cenários e identificação de novas oportunidades de negócios.

e planeja...

...trabalhar nas áreas de Finanças, Marketing, Operações e Logística, Tecnologia de Informação e Gestão de Pessoas, em organizações públicas ou privadas, como consultor ou dono do próprio negócio, seja no mercado nacional ou internacional. 

Período
Manhã | Noite

Duração
4 anos

Vagas
180

Informações para contato

Coordenação: Prof. Josimar Souza Costa

  • E-mail de contato: administracao@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3192
  • Endereço de contato: Bloco Q | Sala 03

Por que cursar Administração na Unifor?


O curso de Administração da Unifor deu início ao processo de acreditação internacional junto à Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB).

A AACSB é uma organização estadunidense, fundada em 1916, que estabelece padrões de excelência e qualidade para instituições de ensino, garantindo que os programas de negócios estejam alinhados às melhores práticas internacionais.

Saiba mais

O Curso de Administração da Unifor recebeu, por duas vezes consecutivas, nota máxima pelo Guia do Estudante – Profissões Vestibular, publicado pela Editora Abril. 

A formação dos nossos alunos tem matriz atualizada e voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os desafios do mercado de trabalho.

Ela acontece em ciclos (Funcional, Gerencial e Estratégico), no qual o conhecimento do estudante evolui de forma integrada e crescente em grau de complexidade, aproximando sua experiência acadêmica ao ambiente organizacional e mercadológico.

No Curso de Administração da Unifor, a partir do 5º semestre, você pode, por meio das Trilhas de Formação, optar por aprofundar conhecimentos na área da Administração com a qual tenha maior afinidade. Isso possibilita a você concluir o curso com o Grau de Bacharel e ter certificação especial na área escolhida.

Nossas Trilhas:

  • Gestão Estratégica e Inovação
  • Gestão de Pessoas
  • Finanças
  • Marketing
  • Negócios Internacionais

Para conhecer mais sobre as trilhas, clique aqui

Ao final do curso, você pode obter dupla titulação estrangeira (Double Degree Programme) pela parceria entre a Unifor e a Universidade Negocia de Paris (França); a Universidade Berlin School of Economics and Law (BSEL - Alemanha) e Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia).

Além disso, a Unifor é pioneira na oferta de disciplinas em língua inglesa em cursos da área administrativa. As disciplinas em língua inglesa possibilitam a você aprender o conteúdo na área de negócios e a compartilhar da companhia de colegas de sala que são alunos estrangeiros em intercâmbio na Unifor.

Saiba mais

O Curso de Administração prepara você desde o primeiro semestre para adquirir competências associadas aos eixos Empreendedorismo, Liderança e Pesquisa a partir da utilização de uma série de recursos e ferramentas diferenciadas.

Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) foi criado para intensificar o contato dos alunos das áreas de Gestão, como Administração e Ciências Contábeis. O EGES oferece consultoria especializada na área de empreendedorismo, assessorias e organização de planos de desenvolvimento de mercado ao atuar na geração de soluções para empresas públicas e privadas.

As práticas enriquecem a experiência acadêmica, preparam você para os desafios do mercado de trabalho, e o estimula para o desenvolvimento de habilidades e atitudes com foco desempenho do Administrador.

Saiba mais em: https://unifor.br/eges

O curso de Administração da Unifor possui nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). O CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade, em cada área, e considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Disciplinas EAD - Graduação NOITE

  • Semestre: 1
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 1
  • Carga horária: 36 horas/aula

  • Semestre: 1
  • Carga horária: 36 horas/aula

  • Semestre: 2
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 2
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 3
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 3
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 4
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 4
  • Carga horária: 36 horas/aula

  • Semestre: 4
  • Carga horária: 36 horas/aula

  • Semestre: 5
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 6
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 7
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 7
  • Carga horária: 36 horas/aula

  • Semestre: 7
  • Carga horária: 36 horas/aula

  • Semestre: 7
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 8
  • Carga horária: 72 horas/aula

  • Semestre: 8
  • Carga horária: 72 horas/aula

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Experiência de Primeira!

Experiência de Primeira

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Disciplinas Obrigatórias

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