Objetivo geral

Aprofundar o pensamento criativo do design aplicado ao uso de ferramentas e metodologias voltadas à solução de problemas complexos ou à inserção de processos, sistemas, modelos e produtos diferenciados, ocasionando uma vantagem competitiva e/ou uma revolução no mercado.

Objetivos específicos

  • Aprimorar pensamento crítico e analítico, em paralelo com o desenvolvimento de competências, habilidades e domínio das ferramentas necessárias para a execução de projetos inovadores;
     
  • Propor uma abordagem multidisciplinar e contemporânea, conectando diversos campos do conhecimento para criar projetos e estratégias em design.

Público-alvo

Alunos graduados, de qualquer área, que tenham interesse em design, narrativa, inovação, estratégia e complexidade como designers, designers de moda, publicitários, administradores, engenheiros, jornalistas, facilitadores e/ou profissionais em transição de carreira para o design.

 

Detalhes do curso

  • Período: março / 2025 a agosto / 2026
  • Periodicidade: mensal
  • Carga horária: 360h / aulas
  • Duração: 17 meses

Núcleos

  • Modalidade: EaD (aulas on-line e síncrono)
  • Quintas e sextas-feiras: das 18h30 às 22h
  • Sábados: das 8h30 às 12h

Matrículas

  • Vagas: 30
  • Documentação necessária: cópia do diploma de Ensino Superior, histórico e documento de identificação

Mateus Lins

Advogado, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Escritor de ficção. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais do PPGD/UNIFOR.

Informações para contato

Coordenação: Mateus Lins

  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Fone de contato: (85) 99246.6625 (WhatsApp)
  • Endereço de contato: Bloco B, Sala B08

Lara Maria de Araújo Machado

Designer e mestre em Curadoria de Design Contemporâneo pela Kingston University London em parceria com o Design Museum. É pós-graduada em Gestão da Inovação Social pelo Instituto Amani e graduada em Design pela Universidade Federal do Ceará.

Informações para contato

Curadora: Lara Maria de Araújo Machado

  • E-mail de contato: sejaposunifor@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
Logotipo Pós-Unifor

Cronograma

Acesse o link e verifique todo o cronograma do curso de Especialização em Design Estratégico e Inovação.

Download

Matriz Curricular

  • Experimentação e Articulação Criativa
  • Design e Ética
  • Metadesign
  • Prática em Projeto I

  • Sustentabilidade e Inovação Social
  • Pensamento Sistêmico e Complexidade (Systems Thinking)
  • Futuros, Especulação e Foresight Estratégico
  • IA e Tecnologias Emergentes
  • Prática em Projeto II

  • Design e Narrativas (storytelling)
  • Antropologia e Design
  • Design e Decolonialidade
  • Além da Materialidade: Design de Serviços
  • Prática em Projeto III

  • Inteligência de Mercado, Design Estratégico e Negócios de Futuro
  • Gestão de Inovação para o Novo Ciclo Global de Inovação
  • Métodos de Facilitação de Projetos e Práticas Colaborativas
  • Prática em Projeto IV

Professores

  • Titulação: Especialista
  • LinkedIn

FORMA DE PAGAMENTO

  • Faça sua matrícula de 20 de dezembro 2024 até 05 de fevereiro 2025: matrícula ZERO + 18 parcelas de R$ 669,00
  • A partir de 06 de fevereiro 2025: matrícula de R$ 199,00 + 18 parcelas de R$ 669,00
  • A partir do início do curso: matrícula de R$ 669,00 + 18 parcelas de R$ 669,00

DESCONTOS

  • Ex-aluno que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
  • Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);
  • Pagamento à vista: 10% no valor total do curso;
  • Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa.

OBSERVAÇÕES

  • Descontos não cumulativos;
  • Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário, cartão de débito ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.