Objetivo geral
Fundamentar e ampliar a atuação dos psicólogos, pedagogos, terapeutas e demais profissionais da educação, na área da psicologia educacional e do desenvolvimento humano para o entendimento dos fatores psicológicos envolvidos nos processos de educação, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e de relações interpessoais na escola, objetivando auxiliá-los na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento e tomadas de decisão junto ao aluno, professor, família e demais integrantes da escola enquanto instituição.
Objetivos específicos
- Proporcionar a ampliação do conhecimento da área de psicologia e do desenvolvimento, por meio de estudos teóricos e práticos para a concepção da psicologia educacional e as diferentes influências no desenvolvimento das questões inerentes à relação aluno, escola e família.
- Oportunizar aos psicólogos escolares, pedagogos e demais profissionais envolvidos no ramo da educação, transformações na construção de sua identidade e na sua atuação profissional, inserindo conhecimento psicológico nas práticas educativas, visando a atualização e o aprofundamento do seu conhecimento técnico sobre o exercício de suas atividades.
Público-alvo
Psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, e profissionais graduados que atuem na área educacional.
Coordenação: Michelle Sales Belchior
michellebelchior@unifor.br
(85) 3477.3174
Bloco B, Sala B08
![Professora Michelle Belchior](/documents/392178/0/michelle+foto+prof-1.png/71bc001a-b243-0561-b778-f51d9df717fd?t=1691612751005)
Michelle Belchior
Doutoranda em Ciências da Cultura, Mestre em Psicologia, Psicomotricista, Psicóloga e Fonoaudióloga. Atua na abordagem psicanalítica. Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento da Pós-Unifor. Professora universitária e pesquisadora, atua principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, psicologia, fonoaudiologia, desenvolvimento humano, linguagem, inclusão e infância. Exerce cargos administrativos na Universidade de Fortaleza.
Diferenciais
NÚCLEO ESPECÍFICO
MÓDULO: Fundamentos Teóricos
- Fundamentos Teóricos da Psicologia Aplicada à Educação
- Teorias do Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos
MÓDULO: Processos Educativos
- Processos de aprendizagem x desenvolvimento
- Educação Inclusiva
- Afetividade e Inteligência
- Processos Educativos e Psicologia Escolar
- Políticas Públicas e Processos Educacionais
MÓDULO: Intervenção em educação
- Estratégias de Intervenção em Educação: atuação preventiva
- Mediação de Conflitos: construção de uma cultura de paz
- Relações educacionais, sociais e familiares
- Gestão de Pessoas e as Relações Grupais nos Ambientes Educacionais
- Seminários de Estudos Educacionais e do Desenvolvimento Humano I
- Seminários de Estudos Educacionais e do Desenvolvimento Humano II
- Atuação Prática
MÓDULO: AÇÕES E PROJETOS DE IMPACTO
- Elaboração de Projetos Científicos e Multidisciplinares
- Produtos, Projetos e Ações de Impacto
Atenção: curso fora de oferta no momento.
Professores
Luciana Queiroz Fontenele
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Joan Cristina Rios de Oliveira
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Michelle Sales Belchior
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Yuska Natasha Bezerra Felicio Garcia
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Leticia Leite Bessa
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Xênia Diógenes Benfatti
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Raquel Souza Lobo Guzzo
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Emmanuela Carvalho Cipriano Chaves
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Karla Carneiro Romero Correia
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Juçara Rocha Soares Mapurunga
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Vivian Kelly Santiago Ribeiro de Oliveira
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Jannayna Queiroz Carvalho
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Susana Vasconcelos Acioli Lins Rocha
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Elcyana Bezerra Carvalho
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.
Veja alguns destaques
![Pós-Unifor](/documents/392178/4596615/card_pos_unifor_diferenciais_400x250.jpg/2006cf73-466f-f48b-6ade-3bd8cb6e6414?t=1638899600071)
Seguro Educacional
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.
![Academia Unifor](/documents/392178/4596615/beneficios_pos_unifor_academia_400x250.jpg/bd6d69df-d837-a527-b6f2-b9d2fc72f388?t=1638899610724)
Desconto na Academia Unifor
Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.