Negócios de Moda (Fashion Business) MBA

Mesa com agendas, flores, notebook, relógio e óculos em evidência.

Objetivo geral

Formar especialistas capazes de atuar com excelência na gestão e direção de empresas da área da Moda, entendendo os processos que fazem parte do desenvolvimento de produto, bem como outros elementos que integram a gestão de moda, como o marketing, as tendências, a comunicação de moda, a gestão financeira e o comportamento do consumidor.

Objetivos específicos

  • Contribuir para o entendimento do planejamento e acompanhamento da produção de moda, bem como da gestão de todo esse processo;
  • Capacitar os alunos para a compreensão dos processos de marketing, comportamento do consumidor, comércio exterior, economia criativa e varejo e atacado de moda.
  • Estimular os alunos a desenvolver uma atitude criativa, inovadora, sustentável e empreendedora.

Público-alvo

Profissionais com formação superior nas áreas de Design de Moda, Administração, Marketing e Comunicação. Bem como graduados em outras áreas do conhecimento que tenham interesse em se especializar na Gestão na área da Moda.

Informações para contato

Coordenação Geral: Raquel Bastos

  • E-mail de contato: sejaposunifor@unifor.br
  • E-mail de contato: raquelbastos@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174/3178
  • Fone de contato: (85) 99246.6625 (WhatsApp)
  • Fone de contato: (85) 99654.1759 (WhatsApp Business)
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala B08
Raquel Bastos

Raquel Bastos

Bacharel em Estilismo e Moda pela UFC, Pós-graduada em Design Têxtil pela Faculdade Católica do Ceará e mestre em Artes pelo PPGArtes ICA UFC. Atua no mercado há 24 anos, com expertise em Docência e Gestão acadêmica no ensino superior, Desenvolvimento de produtos, Pesquisa, Criação, Marketing de Moda, Coolhunting e Projetos de impacto.

MATRIZ CURRICULAR

Módulo 1 - Desenvolvendo Soft Skills

Exercitar o autoconhecimento, pensar criticamente sobre sua carreira e assumir uma postura mais protagonista; Liderar e gerenciar equipes adotando um comportamento flexível e situacional; negociar considerando os diferentes cenários organizacionais; Entender a importância de se manter atualizado e ser flexível para aprender informações novas e de diferentes áreas.

Entender como a Sociologia e Psicologia da Moda se relaciona com a estratégia organizacional Incorporar as tendências da Moda Contemporânea na gestão do negócio Reconhecer a importância da Pesquisa, Desenvolvimento de Tendências na identificação do Público-Alvo e Comportamento do Consumidor orientados para o Planejamento de Coleção

Aprimorar técnicas de trabalho em equipe e de gestão de Equipes de Alta Performance, através dos conhecimentos em Diversidade e Inclusão, Governança Corporativa e Compliance e ESG Entender o processo e as Normas Técnicas em Moda e aspectos legais que permeiam o trade de Moda.

Aplicar a Gestão Estratégica no negócio de Moda conforme os diversos modelos de Gestão de Supply Chain, Produção e Processos em Moda Conhecer ferramentas e estratégias orientadas para gestão de compras, Logística, Gestão Comercial, Economia e Gestão Financeira para Negócios Da Moda

Se apropriar de conhecimentos de Branding, Produção e Comunicação de Moda, Marketing e Mídias Digitais para Moda e Gestão do Visual Merchandising para aplicar no negócio de Moda com intuito de obter melhor performance.

Entender o processo criativo e pesquisa para elaboração de projetos e desenvolvimento de novos produtos e/ou modelos de negócios; gerir as etapas de um projeto e entender a interdependência das partes; e, conhecer os métodos de gestão ágeis de projetos praticados no mercado; entender o processo de negociação e tomada de decisão.

 

O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.

No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.