Fundamentos da Direção Criativa para Moda

Fundamentos da Direção Criativa para Moda

Objetivos gerais

- Inferir as causas da estetização das marcas de moda a partir da análise do capitalismo contemporâneo.
- Entender a contribuição da estética para a construção da imagem e identidade de uma marca.
- Identificar as partes constituintes da experiência estética de uma marca e determinar como as partes se relacionam entre si
e com o propósito da satisfação dos consumidores.
- Explicar como realizar os procedimentos para a criação de uma experiência estética de marca.
- Compreender o modelo de gestão de diferentes processos e recursos que são operacionalizados por diretores criativos
dentro de uma empresa de moda.

Justificativa do curso

A produção estética é a base da indústria da moda. Seus sistemas de manufatura, de distribuição e de comunicação consistem em
operações que mobilizam os gostos e as sensibilidades para o consumo.
Nas operações de estetização, o trabalho dos diretores de criação se impõe como um fator crítico de sucesso. São eles que ocupam o
papel central na estilização de todos os pontos de contato da marca para proporcionar prazer estético aos consumidores.
Você quer entender como eles direcionam criativamente a estética da marca desde a ideia inicial até um resultado tangível?
Gostaria de saber como os diretores criativos usam estudos culturais para formular estratégias de estética de marca que atingem as
atitudes, os valores e as aspirações do consumidor?
Precisa obter informação sobre como eles transformam a estratégia de estética de marca em identidades visual e verbal, produtos,
comunicações, lojas, vitrines, aparência de vendedores, eventos e conteúdos para mídias eletrônicas, usando princípios básicos de
branding?
Este é um curso intensivo projetado para apresentar aos alunos o trabalho de direção criativa na moda, abordando seus processos e
ferramentas de atuação.
O conteúdo fornece uma introdução aos princípios da direção criativa como profissão, revelando como a visão estética da marca é
criada, conceituada, planejada e executada com sucesso.
O curso demonstra como os diretores de criação exploram suas visões estéticas para atrair a atenção dos consumidores. Além disso,
oferece explicações sobre como eles trabalham com equipes de criativos e lideram a implementação de suas estratégias

Público-alvo

Este breve curso on-line foi desenvolvido para qualquer pessoa com interesse e fascínio pela criação e execução de conceitos
estéticos. Perfeito para aqueles que pretendem atuar na direção criativa de uma marca de moda e, por isso, buscam compreender os
papéis, as responsabilidades, os processos e as ferramentas que constituem essa profissão.

Conhecimentos necessários para participação no curso

Este curso não possui pré-requisitos acadêmicos. Ele foi projetado para qualquer pessoa que deseje ampliar seu conhecimento sobre como a estética de uma marca de moda é concebida, planejada, desenvolvida, lançada e disseminada no mercado.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

  • Período: 12, 14, 19, 21 e 26 de março de 2024
  • Carga horária: 20h\a
  • Duração: 05 dias

Horários do curso

  • Modalidade: online
  • Horários: 19h às 22h

Matrículas

  • Vagas: 50

As aulas foram projetadas para você compreender como diretores criativos na moda determinam a estratégia de estética de uma
marca e manifestam essa visão por meio de projetos de criação em várias especialidades do design.
Você entenderá como eles mantêm uma aparência de marca coesa entre os diferentes provedores de experiência estética, garantindo
que os estilos e os temas sejam aplicados corretamente.
Será uma oportunidade de saber como o trabalho de direção criativa provoca estados cognitivos e afetivos nos consumidores
mediante a estilização de objetos, espaços ou interações de consumo.

AULA 01 – CAPITALISMO ARTISTA
As quatro eras da estetização do mundo. O complexo econômico-estético. As figuras inaugurais do capitalismo artista.
Um mundo design.

AULA 02 – ESTÉTICA DE MARCA
Estética como ferramenta estratégica. Gerenciamento de identidade por meio da estética. Mensuração e proteção da estética de
marca. Gerenciamento abrangente de imagem.

AULA 03 – EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
A ascensão do marketing experiencial. Os tipos de experiências de uma marca. Questões estruturais, estratégicas e organizacionais
da experiência estética.

AULA 04 – CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
Análise do mundo experiencial do consumidor. Definição de diretrizes criativas para a experiência estética. Criação da experiência
estética da marca.

AULA 05 – MODELO DE DIREÇÃO CRIATIVA
Desenvolvimento de estratégia. Planejamento de estratégia. Alinhamento de equipes. Planejamento operacional. Gestão de projetos
criativos. Revisão e adaptação da estratégia.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
Após a conclusão do curso, você terá um amplo conhecimento introdutório sobre como:
- Desenvolver e comunicar uma visão criativa clara para projetos, campanhas ou marcas.
- Liderar e inspirar equipes criativas, incluindo designers, redatores, diretores de arte e outros profissionais.
- Gerar conceitos e ideias inovadoras que repercutam no público-alvo.
- Supervisionar todo o processo criativo, desde o brainstorming até a execução, garantindo que os projetos sejam concluídos
no prazo.
- Colaborar de perto com os clientes para entender seus objetivos e expectativas, apresentando conceitos e soluções
criativas.
- Manter altos padrões criativos e garantir que o resultado final atenda ou supere as expectativas do cliente.
- Gerenciar orçamentos criativos, alocando recursos de forma eficaz e monitorando despesas.
- Fornecer orientação e feedback às equipes criativas para garantir que os projetos estejam alinhados com a visão
estabelecida.
- Manter-se atualizado sobre as tendências do setor, o comportamento do consumidor e as atividades dos concorrentes para
informar estratégias criativas.
- Apresentar e lançar ideias e conceitos criativos para clientes ou partes interessadas de forma eficaz.
- Garantir que toda a produção criativa seja consistente com a identidade e a mensagem da marca.

Leonardo de Queiroz Braga Cavalcante

Certificação em Gestão da Inovação pela Product Development and Management Association (PDMA). Certificação em Gestão de Marketing pela American Marketing Association (AMA). Qualificação em Gestão de Empresas de Moda e Luxo pela Università Bocconi. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 150,00

À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.

OBS.: imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto e pagá-lo na Tesouraria da Unifor. 

Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.