Objetivos
Desenvolver o entendimento da metodologia para elaboração do planejamento estratégico e a habilidade de aplicar ferramentas de análise e concepção estratégica por meio de uma abordagem prática e colaborativa, com o direcionamento e orientação do professor facilitador.
- Entender a importância da definição dos parâmetros estratégicos de uma empresa – Missão, Visão de Futuro e Valores
- Conhecer e saber aplicar ferramentas que facilitam o diagnóstico organizacional, considerando o ambiente interno e ambiente externo
- Compreender os tipos de estratégias e metodologias para sua proposição, com o uso de ferramentas como a matriz SWOT e Pirâmide de Licenças Estratégicas.
- Aplicar o Balanced Scorecard para a concepção do mapa estratégico da empresa, contendo objetivos, indicadores, metas e iniciativas.
- Discutir a gestão estratégica, com a implementação de ações e projeto e a instituição de ritos de prestação de contas.
Público-Alvo
Empreendedores e Profissionais de todas as áreas das empresas que tenham interesse em conhecer e aplicar metodologias e ferramentas para elaboração e gestão do planejamento estratégico. Também é aberto para universitários de qualquer graduação
Definição e Preparação para Estratégia
• O que é estratégia;
• O papel da missão, visão e valores no desenvolvimento da estratégia;
• Análise do ambiente externo: PESTEL e Cinco Forças de Porter;
• Análise da concorrência – Matriz BCG:
• Análise do ambiente interno – Modelo VRIO
• Capacidades e competências essenciais;
Formulação de Estratégias
• Análise SWOT;
• Tipos de estratégias;
• Scenario Planning – lidando com incertezas;
• Definição de modelos de negócio alinhados com a estratégia- CANVAS.
• Licenças Estratégicas
• Balanced Scorecard - Perspectivas, objetivos, indicadores e iniciativas;
• Mapa Estratégico
• OKR – Objetives and Key Results
• Gestão de iniciativas/projetos estratégicos
• Monitoramento e acompanhamento dos indicadores e ações de ajuste (FCA)
Marcelo Nogueira Magalhães
Engenheiro Civil e Administrador de Empresas, Mestre em Engenharia de Produção, com área de concentração em Gerência de Produção, e pós-graduado (especialista) em Administração da Qualidade e em Engenharia de Segurança do Trabalho. É Green belt e tem larga experiência na gestão de processos e operações, planejamento estratégico, qualidade e sistemas.
Além de professor da UNIFOR nas disciplinas Ferramentas de Gestão e Gestão de Operações, bem como de alguns cursos de pós-graduação realizados pela Universidade, é Diretor de Planejamento da Universidade de Fortaleza – Unifor
Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 355,00
À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.
Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.
Termos de cancelamento e Reembolso
O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.