Parceria inédita reúne Unifor, UFC, IDM e Secult/CE em programa de aperfeiçoamento em audiovisual

sex, 19 julho 2024 17:53

Parceria inédita reúne Unifor, UFC, IDM e Secult/CE em programa de aperfeiçoamento em audiovisual

O projeto visa oferecer formação gratuita em funções especializadas de cinema e audiovisual. Lançamento acontece neste sábado, 20


PRO-SET busca suprir a demanda crescente por profissionais para funções especializadas em cinema e audiovisual (Foto: Alan Sousa)
PRO-SET busca suprir a demanda crescente por profissionais para funções especializadas em cinema e audiovisual (Foto: Alan Sousa)

Neste sábado, 20 de julho, às 10h, no Cinema do Dragão, será lançado o PRO-SET (Programa de Aprofundamento Técnico em Cinema e Audiovisual). A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria da Cultura, a Escola Porto Iracema das Artes, o Instituto Dragão do Mar (IDM), a Casa Amarela Eusélio de Oliveira, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, por meio do curso de Cinema e Audiovisual.

O programa tem como objetivo qualificar profissionais para funções especializadas nas áreas de cinema e audiovisual, oferecendo formação gratuita em um programa de dez cursos, disponibilizando  200 matrículas, na primeira oferta. As inscrições para o primeiro ciclo estarão abertas em três períodos: de 20 a 31 de julho, de 9 a 19 de agosto e de 13 a 25 de setembro, com início das aulas em agosto, setembro e outubro, respectivamente. As inscrições podem ser feitas pelo site www.portoiracemadasartes.org.br.

A seleção ocorre em duas etapas. Na primeira, verifica-se a adequação do perfil dos candidatos aos critérios de acesso. A segunda etapa consiste em entrevista coletiva presencial, realizada na sede da Porto Iracema das Artes, nos dias e horários estipulados no cronograma. As aulas começam em 19 de agosto de 2024. 

Entre agosto e novembro, serão oferecidos dez cursos gratuitos nas sedes da Porto Iracema das Artes, da Casa Amarela Eusélio Oliveira e da Unifor. Os cursos incluem Assistência de Arte e Cenografia, Produção de Objetos, Continuidade, Assistência de Direção e Controladoria, Microfonista, Elétrica e Iluminação para Cinema, Assistência de Produção Executiva, Assistência de Figurino e Assistência de Câmera.

Cada curso será seguido por um projeto prático, onde os participantes realizarão cenas de ficção com roteiros de curta-metragem, promovendo a integração entre teoria e prática. As gravações ocorrerão entre 18 e 30 de novembro de 2024.

Parcerias estratégicas

O PRO-SET foi desenvolvido para oportunizar o aprofundamento de qualificação profissional para funções mais especializadas do set de filmagem. O Ceará é uma referência nacional em áreas como roteiro e direção, mas há uma forte demanda por profissionais em funções técnicas, conforme identificado em uma pesquisa da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

A secretária de Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca, destaca a importância do programa para fortalecer o setor audiovisual do estado. "Essa parceria estratégica reforça o vigor do audiovisual cearense e os esforços para fortalecer o setor, que é uma referência nacional", afirma.

Bete Jaguaribe, diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes e coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, observa o papel estratégico de formações mais especializadas de set de filmagens. 

"A formação de profissionais especializados em funções mais técnicas demanda processos contínuos de qualificação, ao mesmo tempo que exige repertórios estéticos e teóricos, acessados no ambiente acadêmico", declara a professora.

Diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha ressalta a colaboração entre as instituições. "A parceria entre o IDM, UFC e Unifor é um marco no fortalecimento do mercado audiovisual cearense, promovendo a integração entre formação técnica e prática criativa”.

Diego Hoefel, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, destaca a importância da formação técnica. "Capacitar profissionais com conhecimentos específicos fortalece a produção independente e fomenta a economia criativa."

Já o coordenador do Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes, Edilberto Mendes, enfatiza o impacto do PRO-SET no mercado de trabalho. "Esses cursos garantem a qualidade e a inovação nas produções audiovisuais do Ceará, oferecendo oportunidades de carreira para muitos."

A equipe coordenadora do projeto inclui Bete Jaguaribe, Edilberto Mendes, Deo Cardoso, Diego Hoefel e Wagner Nogueira. O grupo dedicou-se à formulação do projeto e à metodologia desde o início do ano, com vistas a promover experiências que construam conexão direta com o mercado. A CEAVI - Associação Ceará Audiovisual Cearense, também parceira do projeto, atuará na aproximação do projeto com o mercado, integrando os profissionais aos projetos de audiovisual.

Quem pode participar

O processo seletivo é aberto a cearenses natos ou residentes no estado há pelo menos dois anos, com idade mínima de dezoito anos, e formação ou experiência comprovada em cinema e audiovisual. Estão disponíveis vinte vagas para cada curso, sendo dez destinadas a estudantes ou egressos de cursos superiores de cinema e audiovisual, e dez para ampla concorrência.

Confira a programação completa do PRO-SET

19 de agosto a 6 de setembro

  • Assistência de Arte e Cenografia, com Dayse Barreto
  • Microfonista, com Victor Jaramillo

9 de setembro a 4 de outubro

  • Elétrica e Iluminação para Cinema (Gaffer), com Jéssika Montanha

9 a 13 de setembro

  • Produção de Objetos, com Ana Margaretha

23 a 27 de setembro

  • Assistência de Figurino, com Thaís de Campos

23 de setembro a 11 de outubro

  • Assistência de Câmera, com Irene Bandeira

30 de setembro a 11 de outubro

  • Continuidade, com Mariana Nunes

14 a 25 de outubro

  • Assistência de Produção Executiva, com Amanda Pontes
  • Assistência de Direção, com Michelline Helena

28 de outubro a 8 de novembro

  • Controladoria, com Tanize Cardoso

18 a 30 de novembro

  • Práticas de Set – Gravação de Cenas

Cinema e Audiovisual é na Unifor 

Com nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC), o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor destaca-se por sua abordagem multidisciplinar, que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado audiovisual contemporâneo. 

Em uma forte articulação entre teoria e prática, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e estéticas ao longo de todo o processo de realização audiovisual, desde a concepção de roteiros até a pós-produção. Além disso, a graduação estimula competências de gestão de negócios, capacitando os alunos para atuarem em diversas áreas do setor.

Um dos pilares do sucesso do curso é o seu corpo docente altamente qualificado, composto por doutores, mestres e realizadores audiovisuais com vasta experiência tanto na academia quanto no mercado. Esses profissionais proporcionam um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante, promovendo o diálogo entre teoria e prática e incentivando o pensamento crítico dos alunos.

A estrutura oferecida pela Unifor também é um diferencial do curso, com espaços dedicados à prática cinematográfica, como estúdios de televisão, fotografia e rádio, além do Laboratório de Produção em Audiovisual e Novas Mídias (Labomídia). Esses ambientes proporcionam aos estudantes uma formação abrangente e atualizada, equipando-os com as habilidades e conhecimentos necessários para se destacarem no mercado de trabalho.

Serviço

Lançamento do PRO-SET 
Data: 20 de julho de 2024
Horário: 10 h
Local: Cinema do Dragão - Sala 2
Gratuito e aberto ao público