Engenharia Elétrica Bacharelado

A imagem mostra linhas de transmissão de energia elétrica e aerogeradores de energia eólica para produção de energia

Esse curso é para quem quer…

… trabalhar com a geração, distribuição, tratamento e armazenamento da energia elétrica.

e planeja...

… se qualificar para atuar com automação industrial e predial, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico, manutenção elétrica industrial e estar apto a assumir funções em diversos tipos de empresa que usam a energia nos seus processos de trabalho.

Duração
10 semestres

Período
Manhã

vagas
50

Informações para contato

Coordenação: Prof. Bruno Ricardo de Almeida

  • E-mail de contato: eletrica@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3047
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 1

Diferenciais

Na Unifor, você é qualificado para entender as constantes mudanças tecnológicas do setor de engenharia elétrica, ao se tornar tecnicamente capaz, empreendedor e com visão social crítica e criadora. Criado em 1973, o curso fornece conhecimentos básicos e gerais nas áreas de ciências exatas e tecnologia, como cálculo, química, física e informática. As experiências práticas são vivenciadas pelo aluno nos diversos laboratórios do curso, em visitas técnicas e também em atividades de estágio no mercado de trabalho.

Aqui, você é habilitado a desempenhar atividades de estudo, pesquisa, planejamento, projeto, especificação, fiscalização, supervisão, operação, manutenção e execução de sistemas de geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica. Como profissional formado na Unifor, vai poder trabalhar com automação industrial e predial, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico e manutenção elétrica industrial, entre outras áreas.

Através de cursos de extensão ministrados por professores e alunos da graduação em Engenharia Elétrica, você vai poder se integrar a um trabalho de disseminação direta de conhecimentos de ensino e pesquisa junto à comunidade, na formação de técnicos em diversos tópicos da área, como eletricidade residencial e manutenção elétrica.

Na Unifor, você aprende a lidar com a energia elétrica desde suas formas mais amplas até o seu uso nas residências, indústrias, em áreas como controle e automação de processos, telecomunicações, medicina e informática. Assim, é preparado para um mercado amplo e promissor, por incluir todas as empresas que fazem uso da energia nos seus processos de trabalho. Pode atuar em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica ou no ramo de telecomunicações, construção civil, automação, informática, entre outras.

O futuro engenheiro eletricista graduado na Unifor vai poder trabalhar não apenas em instituições privadas, mas também em órgãos governamentais, como agências reguladoras, secretarias, ministérios e autarquias em geral. As novas vagas no mercado têm surgido principalmente na área de geração de energia, sobretudo devido à privatização das empresas geradoras e fornecedoras de energia elétrica e de telecomunicações e ao plano de expansão da capacidade de geração de energia do país

Como aluno de Engenharia Elétrica, você tem à disposição mais de 20 laboratórios com foco na aplicação do conhecimento acadêmico no mercado de trabalho. Entre eles, estão os de circuitos elétricos, instalações prediais e máquinas elétricas, equipamentos elétricos, eletrotécnica e luminotécnica, eletrônica analógica, industrial, sistemas digitais, eletromagnetismo, controladores lógicos programados (CLP) e informática, além de interagir com outros laboratórios da Universidade em disciplinas específicas.

Além das oportunidades no mercado de trabalho, a Unifor estimula você a enveredar pela pesquisa acadêmica. Desde os primeiros semestres, o aluno é incentivado a elaborar trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, atuar na monitoria e participar de projetos de desenvolvimento e inovação em parceria com a indústria. Como complemento à formação, você tem a oportunidade de fazer cursos de extensão, visitas técnicas, seminários, estágios e outras atividades que enriquecem o currículo. O curso tem conceito dois na avaliação do MEC (2011) e recebeu 3 das 5 estrelas no Guia do Estudante 2017.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3