Engenharia da Computação Bacharelado

Cinco estudantes mexem em computadores e notebooks, interagindo entre si.

Esse curso é para quem quer…

… trabalhar com soluções de hardware e software que envolvem as áreas de eletrônica, computação, telecomunicações e automação.

e deseja…

… atuar no desenvolvimento de sistemas de computação e sistemas embarcados e em projetos e execuções de manutenção de equipamentos e dispositivos de computação e comunicação de dados.

Duração
10 semestres

Período
Manhã

vagas
55

Informações para contato

Coordenação: Profa. Liádina Lima

  • E-mail de contato: engcomp@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3170
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 6

Diferenciais

Na Unifor, você vai ser capacitado para uma atuação que abrange e integra os conhecimentos de computação e eletrônica. Com a formação adquirida no curso, você estará apto a desenvolver soluções de hardware e software que envolvem também as áreas de telecomunicações e automação, além de dispositivos e tecnologias para aquisição, armazenamento e processamento da informação, visando à comunicação, automação e controle.

Como profissional, você pode se dedicar inclusive à consultoria e gestão de sistemas industriais e de comunicação, a incluir atividades que vão desde o planejamento das necessidades da organização até a alocação e administração de recursos (pessoal, equipamentos, ferramentas) destinados à implementação de soluções. Além desses campos de atuação, o curso de Engenharia de Computação da Unifor capacita você a ganhar o mercado também no âmbito acadêmico, pois prepara o aluno para atuar no ensino e na pesquisa científica por meio do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada. A graduação tem nota 4 nas avaliações do MEC tanto em Conceito de Curso (CC) como no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que utilizam a escala de 1 a 5.

O curso de Engenharia de Computação da Universidade de Fortaleza nasceu da necessidade de atender aos novos desafios da sociedade, decorrentes dos avanços tecnológicos e das aplicações e serviços que envolvem as áreas de computação e eletrônica. Aqui você vira um profissional com perfil proativo empreendedor, conhecedor da dinâmica organizacional, para intervir nos processos de mudanças que exigem o conhecimento combinado das engenharias (eletrônica, automação e controle, telecomunicações) e da computação.

A Unifor oferece a você uma matriz curricular abrangente e qualificada, voltada para as necessidades do mercado, com a participação efetiva de empresas locais e fabricantes globais, que atuam como parceiros da disseminação de tecnologia e de ferramentas, ao mesmo tempo em que absorvem os alunos. A formação é reforçada por atividades como grupos de estudo, projetos de pesquisa, visitas técnicas e participações em eventos e competições. A infraestrutura do curso é composta por laboratórios de ponta: circuitos eletrônicos, eletrônica digital e microprocessadores, redes convergentes, sistemas de telecomunicações, aquisição de dados e interface, instrumentação eletrônica, prototipagem de circuitos eletrônicos, sistemas computacionais, desenvolvimento de software, entre muitos outros.

O aluno de Engenharia de Computação da Unifor conta com o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) na sua formação. Projeto especial vinculado à Reitoria da Universidade, o NATI propicia a interação do conhecimento teórico com a aplicação prática dos alunos nos diversos cursos de graduação. Ao lado dos professores, você vai ter a possibilidade de estagiar e atuar no desenvolvimento de projetos de inovação voltados às necessidades do mercado.

Por meio do relacionamento com empresas fornecedoras de recursos de informática, assim como com organizações interessadas nos produtos finais obtidos, o Nati é o elo entre as unidades de ensino e o mercado de trabalho, intensificando a relação universidade x empresa.

O curso promove uma forte interação com os principais fabricantes mundiais de semicondutores, como Intel, Freescale, Texas Instruments e Altera, e permite que você esteja a par dos mais recentes avanços tecnológicos na sua área. Além disso , você tem à disposição espaços de prática com equipamentos de ponta, com destaque para os laboratórios de sistemas embarcados, circuitos eletrônicos e de redes convergentes.

As disciplinas contam com apoio dos laboratórios de Circuitos Eletrônicos, Eletrônica Digital e Microprocessadores, Redes Convergentes, Sistemas de Telecomunicações, Aquisição de Dados e Interface, Instrumentação Eletrônica, Prototipagem de Circuitos Eletrônicos, Sistemas Computacionais e Desenvolvimento de Softwares, entre outros.

O curso de Engenharia de Computação da Unifor possui Nota 4 em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3