Engenharia de Controle e Automação Bacharelado

Com um tablet, profissional regula funcionamento de máquina.

Esse curso é para quem quer…

… projetar, operar e fazer a manutenção de equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral.

e deseja…

… ser capaz de atuar em diversas atividades, como setores industriais, comerciais e de serviços e trabalhar com gerenciamento de projetos de automação, programação de máquinas e adaptação de softwares aos processos industriais

Duração
10 semestres

Período
Manhã

vagas
40

Informações para contato

Coordenação: Profa. Liádina Lima

  • E-mail de contato: eng_automacao@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3046
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 1

Diferenciais

Na Unifor, você vai aprender a gerenciar projetos de automação industrial e comercial em um curso avaliado com nota máxima (5) pelo MEC e que recebeu 4 estrelas no Guia do Estudante 2017. Também conhecido por Mecatrônica, o curso de Engenharia de Controle e Automação prepara o aluno para estar à frente do trabalho de programação das máquinas e da adaptação de programas de computador aos processos industriais. Em empresas já automatizadas, você saberá redimensionar, operar e manter os sistemas e equipamentos instalados.

Aqui, você é preparado para ingressar em um mercado de trabalho crescente, especialmente na indústria nacional, na qual a automação é uma necessidade na busca de maior competitividade, com ênfase na relação entre redução de custos e melhoria da qualidade.

Com os conhecimentos adquiridos no curso, para obter a automação de um sistema, você vai desenvolver a necessária visão global do processo produtivo. Para isso, será capaz de utilizar informações de distintos campos do conhecimento. Esse preparo é um dos diferenciais proporcionados pela Unifor, razão pela qual as oportunidades de mercado para o engenheiro de controle e automação graduado aqui são tão promissoras, tendo em vista também que o país impulsionou o investimento industrial nos últimos anos. Além disso, hoje toda indústria possui alguma forma de automação, desde sistemas simples aos mais elaborados.

Aqui, você se gradua engenheiro de controle e automação em um curso reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o Enade, a Unifor está entre os 9 melhores cursos do Brasil na área e entre os 4 melhores entre as universidades particulares. Por isso, se constitui como referência no ensino desta modalidade de graduação no país.

Ao estudar em um curso formado pela junção das engenharias mecânica, elétrica e de computação, você dispõe de uma estrutura de excelência, constituída de mais de 25 laboratórios com os melhores equipamentos do mercado. Destaque para o laboratório de sistema de automação (onde o aluno entra em contato com manipuladores robóticos), o de controle automático de processos e o de pesquisas (onde são realizados projetos de PD&I junto a empresas e indústrias).

O curso foi criado como resposta às necessidades das indústrias, especialmente de grande porte, e tem o compromisso de inserir você no mercado de trabalho em diversos segmentos. Junto com os professores, você vai atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados e voltados à indústria, dentro da visão de proximidade mercado-universidade. Além disso, vai poder fazer cursos de extensão na área de microcontroladores, controladores lógicos programáveis (CLPs), instrumentação, ferramentas matemáticas e de desenho auxiliado por computador.

Além das oportunidades no mercado de trabalho, a Unifor estimula você a enveredar pela pesquisa acadêmica. Desde os primeiros semestres, o aluno é incentivado a elaborar trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, atuar na monitoria com o apoio do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas.

O curso de Engenharia de Controle e Automação da Unifor possui Nota 5 (a máxima) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3