Engenharia Civil Bacharelado

Estudante de engenharia faz rascunhos na planta de uma obra.

Esse curso é para quem quer…

… planejar, projetar, construir e reformar as mais diversas obras, desde casas, prédios até infraestrutura e saneamento, além de poder se dedicar também à consultoria, ensino ou pesquisa.

e planeja…

… estar capacitado para atuar nas áreas de construção civil, projeto estrutural e de instalações, recursos hídricos, saneamento urbano/meio ambiente, geotecnia e transportes, entre outras.

Período
Manhã|Tarde

Duração
5 anos

Vagas
125

Informações para contato

Coordenação: Prof. Ítalo Salomão

  • E-mail de contato: eng_civil@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3182
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 3

Diferenciais

Na graduação da Unifor, você adquire um perfil que lhe permite ir além do mercado tradicional de escritórios de construção civil e empresas construtoras. Aqui, a formação amplia a sua capacidade de adaptação profissional, tendo em vista ser comum encontrar profissionais de engenharia a exercer funções em outras áreas, especialmente naquelas ligadas à administração e finanças.

O currículo possibilita ao estudante o desenvolvimento de uma capacidade analítica na resolução de problemas, o que leva muitos à carreira de executivos em grandes empresas. Entre as múltiplas atribuições profissionais a serem trabalhadas, você será capacitado a trabalhar com gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica, assim como elaborar estudo de viabilidade técnica-econômica e ambiental. Da mesma forma, fazer vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem, e também treinamento, ensino, pesquisa e ensaio.

Outras habilidades que você será capaz de desenvolver durante o curso são as de elaboração de orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, de execução de desenho técnico e fiscalização de obras, e de condução de serviço técnico. Além disso, vai atuar na execução de instalação, montagem, operação e reparo.

Com a tradição de mais de 30 anos, a graduação de engenharia civil já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, está equipada com 20 laboratórios de ponta e se constitui referência em toda a região.
Aqui, você conta também com importantes projetos de prática acadêmica. No NEPE (Núcleo de ensino, pesquisa e extensão), o aluno integra projetos para a comunidade universitária e comunidades carentes. No Projeto APO, desenvolve um pórtico de concreto armado capaz de suportar uma carga de impacto. O curso inclui ainda visitas técnicas a obras emblemáticas das grandes áreas da engenharia civil (construção civil, recursos hídricos, saneamento, geotecnia e transportes). A produção científica também é destaque, à frente o Núcleo de Pesquisas Tecnológicas. O curso tem Conceito Preliminar (CPC) nota 4 na avaliação do MEC de 2014, considerado satisfatório.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3