Cineclube da TV Unifor exibe documentário sobre resistência na Sabiaguaba

Cineclube da TV Unifor exibe documentário sobre resistência na Sabiaguaba

“Raízes do Mangue” faz parte da série documental “Ekobé”, que conta com colaboração a nível de nacional de diferentes TVs universitárias brasileiras


Documentário “Raízes do Mangue” explora a história de Maria Neusa Lima, que faz parte da comunidade Boca da Barra, do bairro Sabiaguaba (Foto: Tom Vital)
Documentário “Raízes do Mangue” explora a história de Maria Neusa Lima, que faz parte da comunidade Boca da Barra, do bairro Sabiaguaba (Foto: Tom Vital)

A TV Unifor (TVU), emissora da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, exibe o documentário “Raízes do Mangue” nesta terça-feira, 25 de junho, às 15h30, na sala A da Videoteca (localizada no 1º andar do Centro de Convivência do campus). A exibição é gratuita, aberta ao público e será seguida de debate com os realizadores.

"Raízes do Mangue" traz uma reflexão sobre a ocupação humana na terra por meio da história de Dona Neusa, moradora da comunidade Boca da Barra, no bairro da Sabiaguaba, localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Fortaleza, no Ceará. A história reafirma a maneira pela qual a natureza e seu povo resistem à especulação imobiliária.

O curta-metragem faz parte da série documental “Ekobé: vida que vem da terra”. O projeto apresenta a colaboração inédita de sete televisões universitárias de todo o Brasil. A série tem o objetivo de debater, por meio de filmes documentais, a temática da ocupação humana. Cada episódio conta com 15 minutos de duração.

A exibição acontece após o lançamento da produção universitária no 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que aconteceu de 11 a 16 de junho no município de Goiás, localizado no estado de mesmo nome.

A equipe de realização do curta-metragem é composta por integrantes dos núcleos de produção e de jornalismo da TV Unifor. Vinculados à Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial da Universidade, os núcleos funcionam como laboratórios práticos para estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Jornalismo da instituição.

Ekobé

Além da TV Unifor, participam da série documental "Ekobé: vida que vem da terra" os canais ligados à Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás Campus Samambaia (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade de Brasília (UnB).

A série foi idealizada em 2023, durante o 2º Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central e, desde então, conta com a coordenação de Max Eluard, diretor da TV Unifor e representante da Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU), e Ana Paula Ladeira, professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A estreia da produção audiovisual no FICA integrou o 3º Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual.

Ficha Técnica

Depoimento: Maria Neusa Lima
Direção: Charlotte Cruz
Assistente de Direção: Dainah Aguiar
Roteiro: Charlotte Cruz e Mateus Costa
Produção: Charlotte Cruz, Dainah Aguiar e Mateus Costa
Direção de Fotografia: Tom Vital
Assistente de Fotografia: Ícaro Reis
Imagens de drone: Ares Soares
Técnico de Som: Guilherme Daniel Alecrim e PL Rebouças
Making Off: Gabriel Lima
Orientadores: Lola Melo, Luiza Ester e Wilton Martins
Suporte Técnico: Cícero Alexandre, Lucas Leal e Marcelo Gomes
Edição: Julia Rabay e Marcelino Oliveira
Agradecimentos: Antônio ‘Bem-Ti-Vi’, Roniele Suíra e Lucas Rocha
Coordenação de Edição e Finalização: Gazzineu Marcus
Coordenação Técnica: Hélio Viana
Coordenação de Produção: Lola Melo
Coordenação de Jornalismo: Luiza Ester
Secretária Executiva: Tamires Andrade
Direção Geral TV Unifor: Max Eluard
Direção de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor: Ana Quezado
Reitor da Unifor: Randal Martins Pompeu

Serviço

Cineclube especial - TV Unifor
Raízes do Mangue
Data: 25 de junho de 2024
Horário: 15h30
Local: Videoteca A