Render-CE 2024 lança coleção de produtos criados com a técnica do bordado Richelieu

Com mentoria do arquiteto Valter Costa, as peças foram desenvolvidas por artesãs de Maranguape e alunos da Unifor

O lançamento oficial do Render-CE acontecerá a partir das 18h, na Praça do Artesão, em frente à loja da Riachuelo (Foto: Ares Soares)

O Shopping Iguatemi Bosque, a Loja do Bem e a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, lançam dia 26 de junho, quarta-feira, o Render-CE 2024, exposição de produtos artesanais do Ceará. Nesta edição, em parceria com artesãs do município de Maranguape, serão expostos produtos de moda e home decor utilizando a técnica de bordado Richelieu. O lançamento oficial do Render-CE acontecerá a partir das 18h, na Praça do Artesão, em frente à loja da Riachuelo, e será aberto ao público.

Sob a mentoria do arquiteto e designer cearense Valter Costa e orientação das professoras Maria Goretti Almeida Cabral de Melo e Giovana Cadilhac, os alunos dos cursos de Moda e Design de Moda da Unifor criaram peças únicas que refletem a tradição artesanal cearense com toque contemporâneo. A iniciativa tem o objetivo de promover a interação entre alunos, professores e artesãos, desenvolver produtos de moda e home decor de alta qualidade, incentivar a produção sustentável, valorizar as técnicas artesanais tradicionais, fortalecer a cadeia produtiva do artesanato e promover cada vez mais a visibilidade e a comercialização desses produtos.

“O Render-CE tem sido fundamental na busca pela valorização e ressignificação do artesanato em nossa região. Como designers, é essencial olharmos para nossa cultura e enaltecermos nossas raízes, e o Render-CE proporciona ótima oportunidade para isso. Por meio desse projeto, reconhecemos a importância do artesanato local, valorizamos o trabalho dos artesãos e promovemos a sustentabilidade cultural. Juntos, o artesanato cearense, a iniciativa privada e academia resgatamos a essência de nossa arte tradicional”, destaca a professora Priscila Medeiros, coordenadora dos cursos de Design, Moda e Design de Moda da Unifor.

Egresso da Unifor, o arquiteto Valter Costa informa que o cronograma do projeto incluiu etapas importantes, começando com as inscrições em março, visitas à comunidade de artesãos em Maranguape e à Loja do Bem, e culminando com a produção e o lançamento dos produtos em 26 de junho. “Esta iniciativa não só destaca a habilidade e a criatividade dos artesãos cearenses, mas também fortalece os laços entre a comunidade acadêmica e os artesãos locais, promovendo uma troca rica de conhecimentos e experiências”, complementa.

Também participaram da gestão da Render-CE 2024 as professoras Milena Baratta e Rafaela Ponte Lisboa, da Assessoria de Apoio ao Discente da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor. E o projeto de exposição na Praça do Artesão, incluindo o layout de distribuição dos produtos, foi desenvolvido pelos alunos do Núcleo de Extensão e Práticas (NEP), do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, sob orientação da professora Cristina Bessa.

Abertura oficial do Render-CE 2024
Data: 26 de junho (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Shopping Iguatemi Bosque - Praça do Artesão (em frente a loja da Riachuelo)