Programa eVoice é destaque na campanha Amigos da Voz 2024

qui, 6 junho 2024 10:05

Programa eVoice é destaque na campanha Amigos da Voz 2024

Durante o mês de abril, o programa realizou diversas atividades na rede municipal de educação, impactando mais de 300 professores, 30 gestores e 4 mil alunos

As ações incluíram oficinas de cuidados vocais nas escolas, orientações de triagem e monitoramento vocal, e momentos de sensibilização com os alunos (Foto: Arquivo pessoal)

Durante o mês de abril, em celebração ao Dia Mundial da Voz, comemorado anualmente no dia 16 de abril, a prefeitura de Fortaleza promoveu a campanha Amigos da Voz 2024. O Programa eVoice, iniciativa do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, foi o destaque da campanha, demonstrando um impacto significativo na conscientização e promoção da saúde vocal na cidade.

Com o tema "Minha Voz, Nossa Voz: a Força da Conexão", a ação da prefeitura ofereceu uma oportunidade crucial para alertar a população, com foco na comunidade escolar da rede municipal, sobre os distúrbios vocais. Além disso, foi possível disseminar educação em voz, realizar ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado para tratamentos.

O Dia Mundial da Voz é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia que visa conscientizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde. A campanha destaca a necessidade de reconhecer sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida da população.

Aplicação do programa

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Célula de Atenção e Promoção da Saúde dos Profissionais de Educação (CEAPRO), aplicou o Programa eVoice com diversas ações locais, que foram ministradas por fonoaudiólogas da CEAPRO e planejadas para alcançar um grande público. Mais de 300 professores, 30 gestores e 4 mil alunos participaram das atividades.

As ações incluíram oficinas de cuidados vocais nas escolas, orientações de triagem e monitoramento vocal, e momentos de sensibilização com os alunos. As atividades foram adaptadas para atender às necessidades individuais de cada escola e dos profissionais. Idealizadas pela Academia do Professor Darcy Ribeiro (APROF), as iniciativas escolhidas para abril têm o intuito de iniciar o desenvolvimento direto, ativo e itinerante nos distritos de educação com periodicidade semestral.

De acordo Christina Praça, diretora de pós-graduação da Unifor, professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e pesquisadora responsável pelo Programa eVoice, a participação na campanha simbolizou um importante avanço para a democratização e expansão da pauta sobre saúde vocal na rede municipal de ensino.

A aplicação do eVoice na campanha Amigos da Voz foi de grande importância para chegarmos cada vez mais perto do nosso objetivo: fazer com que os professores usem sua voz com dignidade, plenitude e saúde. Uma boa voz leva a uma boa qualidade de ensino” , Christina Praça — diretora de pós-graduação da Unifor e pesquisadora responsável pelo Programa eVoice

Participaram da aplicação do Programa eVoice na campanha Amigos da Voz 2024:

• Waleria Tomaz — Fonoaudióloga da CEAPRO/SME (Mestranda em Saúde Coletiva da Unifor)
  • Fernanda Vasconcellos — Fonoaudióloga da CEAPRO/SME (Mestre em Saúde Coletiva pela Unifor)
  • Ana Paula Botão — Mestranda em Saúde Coletiva da Unifor
  • Késsya Araújo — Bolsista de iniciação científica (Acadêmica de Fonoaudiologia da Unifor)
  • Adna Lidia — Bolsista de Iniciação Científica (Acadêmica de Fonoaudiologia da Unifor)

Sobre o eVoice

A iniciativa foi desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor, em parceria com a Academia do Professor Darcy Ribeiro, da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Prefeitura de Fortaleza. O programa é fruto da tese de doutorado da professora Christina Praça. “O eVoice nasce de uma pesquisa e de um sonho de resolver uma realidade dura: o uso da voz por muitos professores que não tinham instrução”, afirma a docente. Em 2025, ele completará 10 anos desde o seu nascimento.

Criado por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Unifor, o programa é uma estratégia de promoção da saúde vocal para profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. A iniciativa é composta por oficinas vocais e amparada por duas tecnologias eHealth: o curso EAD "Saúde Vocal em Foco" e o aplicativo VoiceGuard. Ambos visam auxiliar os profissionais a monitorar a saúde vocal, além de ensinar estratégias para o uso saudável da voz.

Impacto e futuro

O sucesso do Programa e-voice na campanha Amigos da Voz 2024 promete impulsionar ainda mais sua adoção e desenvolvimento. A Secretaria Municipal de Educação já planeja expandir o programa para alcançar ainda mais profissionais e estudantes, garantindo que a saúde vocal se torne uma prioridade constante.

“A pesquisa bem feita perpassa o tempo, cresce, se consolida e traz soluções concretas. O eVoice, que começou como uma tese, hoje tem o potencial de virar política pública. Isso nos orgulha muito”, destaca a professora Christina Praça.

Acompanhe o Programa eVoice

O Programa eVoice possui perfil no Instagram (@programaevoice) com o objetivo de compartilhar dicas relacionadas à saúde vocal e atualizações da oferta de novas turmas das oficinas.