Congresso reúne profissionais da saúde interessados em doenças do tórax

Programação do XIII Congresso Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Cirurgia Torácica conta com cursos realizados no Núcleo de Biologia Experimental da Unifor

O evento é referência para profissionais da área de cirurgia torácica e endoscopia respiratória (Foto: Getty Images)

De 12 a 14 de setembro, acontece o XIII Congresso Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Cirurgia Torácica (CONNECT 2024). Realizado no Hotel Gran Marquise, o evento reúne cirurgiões torácicos e demais profissionais da saúde envolvidos no diagnóstico, tratamento e pesquisa de doenças do tórax. Para participar, é necessário se inscrever por meio deste link. As inscrições são pagas.

O CONNECT 2024 é referência para profissionais da área de cirurgia torácica e endoscopia respiratória. O objetivo do congresso é promover a atualização e a troca de conhecimentos entre os participantes, incentivando a ciência, inovação e interatividade no meio.

A comissão organizadora é composta pelo presidente Israel Medeiros; vice-presidente Leonardo Oliveira e tesoureiro Alexandre Marcelo, ambos egressos do Mestrado em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Matheus Fernarnandes e Antero Neto também compõem o comitê, nas posições de secretário e coordenador científico, respectivamente.

A programação do evento é composta por cursos pré-congresso, palestras, debates, apresentação de trabalhos científicos e discussão de casos clínicos com convidados nacionais e internacionais. O CONNECT 2024 conta ainda com área de exposição destinada às indústrias farmacêuticas e de equipamentos, além de instituições ligadas à saúde.

>Clique aqui e confira a programação completa

A abertura do congresso acontece oficialmente no dia 13 de setembro, às 8h, no Hotel Gran Marquise, com falas iniciais do presidente do CONNECT 2024. Neste mesmo dia, das 14h às 17h, a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Unifor realizará uma visita técnica no Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da instituição, junto a uma comitiva de convidados.

Cursos pré-congresso

No dia 12 de setembro, o CONNECT 2024 realiza três cursos pré-congresso: curso de Broncoplastias VATS, curso de Endoscopia Respiratória e curso de parede torácica. Os dois primeiros acontecerão no Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Unifor, equanto o terceiro será realizado no Hotel Gran Marquise. Confira abaixo mais informações:

• Curso de Broncoplastias VATS

Data e horário: 12 de setembro, das 8h às 17h20
Local: Unidade de Cirurgia Experimental do Nubex, Universidade de Fortaleza, Bloco F.
Formato: O curso oferece uma combinação de aulas teóricas e práticas (hands-on). As sessões teóricas são realizadas em uma sala de aula, enquanto as práticas ocorrem em salas de cirurgia dedicadas.
Objetivo: Capacitar os participantes nas técnicas de broncoplastia utilizando Video-Assisted Thoracoscopic Surgery (VATS), uma técnica minimamente invasiva que requer habilidades específicas. O método foi desenvolvida no Nubex, durante a dissertação de mestrado do médico Alexandre Marcelo, sob orientação do professor doutor Josué de Castro, coordenador da Unidade de Habilidades de Simulação Cirúrgicas do núcleo.

• Curso de Endoscopia Respiratória

Data e horário: 12 de setembro, das 8h às 17h20
Formato: Este curso também combina teoria e prática, com a parte teórica ocorrendo no auditório e as práticas no anexo de treinamento.
Objetivo: Oferecer treinamento abrangente em técnicas de endoscopia respiratória, permitindo que os participantes aprimorem suas habilidades diagnósticas e terapêuticas. Este curso também será coordenado por Leonardo Oliveira, egresso do PPGCM da Unifor.

Os cursos pré-congresso do CONNECT 2024, realizados no Núcleo de Biologia Experimental da Unifor, são projetados para oferecer treinamento avançado e prático aos profissionais de saúde. A infraestrutura da Unidade de Habilidades de Simulação Cirúrgicas do Nubex desempenha um papel crucial na qualidade e eficácia desses cursos, garantindo que os participantes recebam treinamento de alta qualidade, preparando-os para enfrentar desafios clínicos reais com confiança e competência.

Infraestrutura da Unidade de Habilidades de Simulação Cirúrgicas

A Unidade de Habilidades de Simulação Cirúrgicas do Nubex se destaca como centro de excelência no treinamento de profissionais de saúde, oferecendo infraestrutura de ponta que poucas unidades no Brasil conseguem igualar. Entre suas características notáveis, destacam-se:

• Equipamentos avançados: a unidade está equipada com simuladores de última geração que replicam condições reais de cirurgia, permitindo aos participantes praticarem em um ambiente seguro e controlado.
  • Salas de cirurgia especializadas: as salas de cirurgia são projetadas para facilitar o treinamento prático, com equipamentos necessários para procedimentos minimamente invasivos, como VATS.
  • Ambiente de aprendizado interativo: o design do espaço promove a interação e o aprendizado colaborativo, com áreas dedicadas para discussão de casos e revisão de procedimentos.
  • Facilidade de acesso: Localizada em uma área estratégica da Universidade de Fortaleza, a unidade é de fácil acesso para participantes locais e visitantes, oferecendo conforto e conveniência.

Data: 12 a 14 de setembro
Horário: conferir programação