A Avaliação Institucional Online é um dos principais instrumentos que você, aluno, professor e/ou colaborador, tem para promover ações administrativas e pedagógicas para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pela Universidade de Fortaleza. Aqui você é agente principal de mudança!
A avaliação é realizada semestralmente desde 2005, em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ela visa identificar as potencialidades e necessidades de aprimoramento no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão por meio de sua opinião!
Para participar basta ficar atento ao Unifor online todo semestre.
A avaliação institucional já promoveu diversas alterações em nosso campus, como a aquisição de novos equipamentos, ampliação de laboratórios, espaços de convivência, mais acessibilidade, aumento do acervo da Biblioteca entre outros. As avaliações já surtiram efeito também na atualização e expansão de atividades da matriz curricular dos cursos.
Participe! Sua perspectiva é essencial para que os gestores planejem ações destinadas à satisfação de toda a comunidade acadêmica.
Saiba Mais
NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (NAI)
O Núcleo de Avaliação Institucional (NAI) é o órgão responsável pelas ações de apoio administrativo e técnico à execução do Programa de Avaliação Institucional da Unifor.
Membros
- Pesquisadora e Procuradora Institucional: Nise Sanford Fraga
- Corpo Técnico-Administrativo: Nathan Bruno Souza Nogueira | Tiago Aguiar Braga
Colegiado de Avaliação Institucional (COAVI)
O Colegiado de Avaliação Institucional (COAVI) é o órgão responsável pela definição das políticas de avaliação interna, bem como da sistematização, execução, condução e acompanhamento dos processos de avaliação institucional interna, no âmbito da Universidade de Fortaleza.
Membros
- Coordenadora: Liadina Camargo Lima
- Representante do Corpo Docente: Lia Maria Brasil (suplente)
- Representantes do Corpo Discente:
Giovanna Albuquerque Benevides (Titular)
Laura de Lima Evangelista (Suplente) - Representantes do Corpo Técnico-Administrativo:
Leonilha Maria Brasileiro Lessa (Titular)
Glêdson de Lima Araújo (Suplente) - Representantes do Corpo de Tutores:
Paula Pinheiro da Nóbrega (Titular)
Francisco Sávio de Almeida Miranda (Suplente) - Representantes da Sociedade Civil:
Ângela Maria Rossas Mota de Gutiérrez (Titular)
Lourenço Humberto Portela Reynaldo (Suplente)
Portarias
- Resolução CEPE 12/2011 - Regimento COAVI
- Portaria R. 20/2019 - Composição membros COAVI
- Portaria R. 57/2020 - Composição membros COAVI
- Portaria R. 47/2022 - Composição membros COAVI
- Portaria R. 73/2022 - Composição membros COAVI
- Portaria R. 58/2023 - Composição membros COAVI
Os dados apresentados pela Comissão de Avaliação Institucional (Coavi) são coletados de acordo com a periodicidade de cada segmento avaliado, que pode ser semestral, anual, bienal e/ou trienal, a fim de que a Universidade de Fortaleza possa implementar ações de melhorias de curto, médio e longo prazos. Para essa dinâmica da gestão institucional são utilizados os relatórios da autoavaliação externa e interna.
A coleta é realizada por meio de instrumentos na forma de questionário fechado, que utiliza como principal metodologia a internet, o que proporciona inúmeras vantagens tanto para o avaliador quanto para o tratamento dos dados. Em alguns casos específicos, devido à natureza do segmento avaliado, pode-se utilizar o modo presencial.
Resultados
Cursos da Graduação
Na Avaliação do Curso de Graduação, os dados são coletados pelo Programa de Avaliação Institucional Interna (PROAVI), sob a coordenação do COAVI, cujo eixo central baliza-se na concepção do conhecer para potencializar a qualidade educacional.
Os cursos de graduação são avaliados a partir das seguintes dimensões: desempenho dos professores; aspectos gerais do curso e coordenações.
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2014.2
Relatório Gerenciais de Avaliação dos Cursos de Graduação 2014
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2014.1
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2014.2
Relatório Gerencial de Avaliação dos Cursos de Graduação 2015
Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes dos Cursos de Graduação 2015
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2015.1
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2015.2
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2015.1
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2015.2
Relatório Gerencial de Avaliação dos docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2016
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2016.1
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2016.2
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2016.1
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2016.2
Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2017
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2017.1
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2017.2
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2017.1
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2017.2
Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2018.1
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2018.1
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2018.1
Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2018.2
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2018.2
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2018.2
Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2019.1
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2019.1
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2019.1
Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2019.2
Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2019.2
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2019.2
Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2020.2
Avaliação de Recursos e Ferramentas da Disciplina no AVA da Universidade de Fortaleza 2020.2
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2021.1
Relatório da Avaliação de Recursos e Ferramentas da Disciplina no AVA 2021.1
Relatório da Avaliação dos Cursos de Graduação 2021.1
Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2021.1
Relatório da Avaliação dos Cursos de Graduação 2021.2
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2021.2
Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2021.2
Relatório da Avaliação de Recursos e Ferramentas da Disciplina no AVA 2021.2
Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2022.1
Relatório da Avaliação dos Cursos de Graduação 2022.1
Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2022.1
Relatório Gerencial Avaliação Docente pelo Discente 2023.1
Relatório da Avaliação dos Cursos de Graduação 2023.1
Pesquisa de Opinião com os Possíveis Concludentes de 2023.1
Pesquisa de Opinião com os Possíveis Concludentes de 2023.2
Relatório Gerancial de Avaliação do Docente pelo Discente 2024.1
Egressos
A Vice-reitoria de Graduação (Vregrad) e o Colegiado de Avaliação Institucional Interna (Coavi) apresentam os resultados das pesquisas realizadas com os alunos egressos da Unifor, cujo objetivo é investigar alguns aspectos pós-vida acadêmica a partir da opinião dos respondentes em pauta.
No documento abaixo, os resultados da pesquisa de opinião, junto aos alunos egressos, são apresentados por meio de tabelas e gráficos, assim como os procedimentos metodológicos utilizados para coletar os dados.
Pesquisa de opinião com os egressos de 2013
Pesquisa de opinião com os egressos de 2014
Pesquisa de opinião com os egressos de 2017
Pesquisa de opinião com os egressos de 2018
Pesquisa de opinião com os egressos de 2019
Pesquisa de opinião com os egressos de 2018 aplicada em 2020 para todos os cursos de Graduação
Pesquisa de opinião com os egressos de 2019 aplicada em 2021.1 para todos os cursos de Graduação
Pesquisa de opinião com os egressos de 2020 aplicada em 2022
Pesquisa de Opinião com os Egressos de 2021 aplicada em 2023
Biblioteca Central
Na avaliação acerca da Biblioteca Central da Unifor os grupos avaliadores expressaram a sua opinião a respeito do acervo, infraestrutura e serviço de atendimento prestado pelos funcionários. Os instrumentos de Avaliação da Biblioteca ficam disponíveis para alunos, professores e funcionários no ambiente virtual Unifor Online, por ocasião da referida pesquisa avaliativa.
Relatório de Avaliação dos serviços da Biblioteca Central - 2012
Relatório de Avaliação dos serviços da Biblioteca Central - 2015
Relatório de Avaliação dos serviços da Biblioteca Central - 2017
Relatório de Avaliação dos serviços da Biblioteca Central - 2019
Relatório de Avaliação dos servicos da Biblioteca Central - 2022
Relatório de Avaliação dos Serviços da Biblioteca Central - 2023
Laboratórios
Os laboratórios da Unifor são avaliados quanto aos aspectos de infraestrutura, equipamentos (hardware e software), auxiliares e ensino ministrado.
Os dados são coletados a cada dois anos pela Comissão de Avaliação Institucional (Coavi).
Relatório Gerencial de Avaliação dos Laboratórios 2022
Serviços
A Avaliação de Serviços é realizada a partir de uma pesquisa de observação direta extensiva (pesquisa de campo), por meio da aplicação online de questionários fechados, com espaço aberto para sugestões e comentários.
Foram construídos e validados os instrumentos para as áreas de apoio acadêmico e administrativo:
-
Atendimento ao Aluno
-
Centrais de Impressão
-
Divisão de Serviços Gerais
-
Divisão de Segurança e Vigilância
-
Tecnologia da Informação
-
Tecnologia da Informação (Telesuporte)
Avaliação dos serviços de atendimento ao aluno
Avaliação dos serviços da central de impressão (GR3 e GR4)
Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCS)
Avaliação dos serviços de manutenção e limpeza
Avaliação dos serviços da divisão de segurança e vigilância
Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação
Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação (telesuporte)
Avaliação dos serviços de atendimento ao aluno
Avaliação dos serviços da central de impressão (GR3 e GR4)
Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCS)
Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCI)
Avaliação dos serviços de manutenção e limpeza
Avaliação dos serviços da divisão de segurança e vigilância
Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação
Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação (telesuporte)
Avaliação dos serviços de atendimento ao aluno
Avaliação dos serviços da central de impressão (GR3 e GR4)
Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCS)
Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCI)
Avaliação dos serviços de manutenção e limpeza
Avaliação dos serviços da divisão de segurança e vigilância
Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação
Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação (telesuporte)
Avaliação dos serviços de atendimento ao aluno
Avaliação dos serviços da central de impressão (GR3 e GR4)
Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCS)
Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCI)
Avaliação dos serviços de manutenção e limpeza
Avaliação dos serviços da divisão de segurança e vigilância
Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação
Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação (telesuporte)
Avaliação de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação 2022
Avaliação dos Serviços da Divisão de Segurança e Vigilância 2022
Avaliação dos Serviços de Manutenção e Limpeza 2022
Avaliação de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação 2023
Avaliação dos Serviços de Manutenção e Limpeza 2023
Avaliação dos Serviços da Divisão de Segurança e Vigilância 2023
Encontros Científicos
Na Avaliação dos Encontros Científicos os grupos avaliadores expressam sua opinião a respeito do(s) evento(s), afim de que as informações apresentadas constituam-se como referência para tomada de decisões que favoreçam o desempenho institucional, notadamente no que tange à qualidade dos Encontros Científicos da universidade.
Relatório geral de eventos científicos VREGRAD - Mundo Unifor
Relatório geral de eventos científicos VRPPG - Mundo Unifor
Avaliação do XV Encontro de Iniciação à Docência
Avaliação do III Encontro de Iniciação Científica Júnior
Avaliação do XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa
Avaliação do XV Encontro de Pesquisa
Avaliação do VII Encontro de Práticas Docentes
Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência
Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI
Avaliação do Encontro de Pós-Graduação
Avaliação do Encontro de Práticas Docentes
Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência
Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI
Avaliação do Encontro de Pós-Graduação
Avaliação do Encontro de Práticas Docentes
Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência
Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI
Avaliação do Encontro de Pós-Graduação
Avaliação do Encontro de Práticas Docentes
Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência
Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI
Avaliação do Encontro de Pós-Graduação
Avaliação do Encontro de Práticas Docentes
Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência
Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI
Avaliação do Encontro de Pós-Graduação
Avaliação do Encontro de Práticas Docentes
Avaliação do Encontro de Práticas Docentes
Avaliação do Encontro de Pós-Graduação
Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência
Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI
Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência
Avaliação do Encontro de Práticas Docentes
Divisão de Estágio
A Avaliação da Divisão de Estágio é realizada a partir de uma pesquisa de observação direta extensiva (pesquisa de campo), por meio da aplicação presencial de questionários fechados, com espaço aberto para sugestões e comentários.
Avaliação Institucional Unifor Carreiras da Universidade de Fortaleza
Avaliação Institucional da Divisão de Estágio Não Obrigatório - Unifor Carreiras
Avaliação Institucional da Divisão de Estágio Não Obrigatório
Avaliação Institucional da Divisão de Estágio Não Obrigatório
Avaliação Institucional da Divisão de Estágio Não Obrigatório
Núcleo de Educação a Distância
2016
- Pesquisa de opinião com os egressos de 2016
- Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2016.2
- Relatório da pesquisa de opinião com os curso de graduação Discente 2016.2
- Relatório da pesquisa de opinião com os curso de graduação Docente 2016.2
- Relatório da pesquisa de opinião com os curso de graduação Docente pelo Discente 2016.2
2017
- Relatório das ações de melhorias decorrentes das avaliações 2017
- Pesquisa de opinião com os egressos de 2017.1
Plano de Ação | Avaliação Institucional
2018.1
- Relatório da pesquisa
- Relatório da pesquisa de opinião com os discente por disciplina
- Relatório da pesquisa de opinião com os discente por docente
2018.2
- Relatório da pesquisa
- Relatório da pesquisa de opinião com os discente por disciplina
- Relatório da pesquisa de opinião com os discente por docente
2019.1
- Relatório da pesquisa
- Relatório da pesquisa de opinião com os discente por disciplina
- Relatório da pesquisa de opinião com os discente por docente
2020.2
2021.2
- Graduação EAD
2022.1
- Graduação EAD
2022.2
2023.1
2023.2
2024.1
Autoavaliação e evolução histórica
1º Ciclo (1973 a 1979)
Caracterizado pelo Projeto de Produtividade, executado pela Unidade de Planejamento, Controle de Avaliação de Programas da Reitoria, com base na avaliação de:
-
De programas de ensino pelos alunos, de periodicidade semestral;
-
Da Universidade pelos alunos e pelos professores, de periodicidade semestral;
-
Do desempenho do pessoal técnico-administrativo, de periodicidade anual.
2º Ciclo (1982 a 1989)
Período de estudos avaliativos específicos, executados pela Divisão de Planejamento e Avaliação (Diplan), da Vice-Reitoria de Ensino e Administração Acadêmica:
-
Fenômeno da Mudança de Curso pelo Aluno da Unifor: Fatores Concorrentes e Implicações Resultantes (Convênio INEP-Unifor), em 1982/83;
-
Programa de Avaliação da Reforma Universitária – PARU (Convênio MEC-Unifor), em 1984/85;
-
Avaliação dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia, em 1986/87;
-
Estudo Avaliativo da Reprovação e da Evasão nas Disciplinas Obrigatórias do Curso de Engenharia Elétrica no semestre 86.2, em1987;
-
Análise da aplicação e julgamento da validade, junto aos professores, da Resolução R.015/76, que normatiza a avaliação do rendimento acadêmico da Unifor, em 1988;
-
Avaliação do Ensino de Graduação: Subprojeto 1 – Diagnóstico da Qualidade do Ensino de Graduação na Unifor, em 1989.
3º Ciclo (1990 a 1999)
A Vice-Reitoria de Ensino e Administração Acadêmica iniciou nova etapa de avaliação, cuja base se projetava para uma avaliação institucional, nas modalidades avaliativas do:
-
Desempenho docente (anual);
-
Laboratórios (bienal);
-
Rendimento acadêmico (semestral);
-
Dos cursos pelos concludentes (semestral);
-
Coordenadores de curso (anual);
-
Diretores de centro (anual).
4º Ciclo (2000 a 2003)
A Constituição da Comissão de Avaliação Institucional (Coavi) e dos Núcleos de Avaliação nas Diretorias e nos Centros, com a finalidade de realizar de forma articulada a Avaliação Institucional da Universidade, considerando os subsistemas ensino, pesquisa, extensão e gestão.
A Coavi foi criada pela Administração Superior, por meio da Portaria nº R 90/99 de 10/12/1999, com as atribuições de planejamento, supervisão e execução das atividades de avaliação no âmbito da Universidade de Fortaleza.
Em virtude do estabelecimento de uma nova política de Avaliação Institucional, a Coavi passou a utilizar a internet como meio, na sua metodologia de aplicação dos instrumentos, dando uma nova conotação ao processo avaliativo implementando a Avaliação Institucional Online.
5º Ciclo (2004 a 2005)
Em face da nova legislação que disciplina os processos avaliativos da educação superior do país (Lei nº 10.861 de 14/4/2004 e Portaria MEC nº 2.051 de 9/7/2004), a Unifor promoveu as adequações legais necessárias, reestruturando a Comissão de Avaliação Institucional no que refere às novas competências da Comissão e sua composição.
A nova composição da Coavi contempla a participação dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo e da sociedade civil organizada. O processo de Avaliação Interna passa a contemplar as dez dimensões definidas pelo Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – Sinaes.
6º Ciclo (2006 a 2009)
Redefinição da estrutura e da organização do Processo de Avaliação Institucional na Unifor:
-
O Colegiado de Avaliação Institucional – Coavi, anteriormente designado como Comissão de Avaliação institucional, é o órgão responsável pela definição das políticas de avaliação, bem como da sistematização, execução, condução e acompanhamento dos processos de avaliação institucional e das informações solicitadas pelo MEC, no âmbito da Universidade de Fortaleza;
-
O Núcleo de Avaliação Institucional (NAI) é o órgão responsável pelas ações de apoio administrativo e técnico à execução do Programa de Avaliação Institucional.
7º Ciclo (a partir de 2010)
O Programa de Avaliação Institucional Interna (Proavi) foi institucionalizado como instância executiva e subordinada ao COAVI, cuja atribuição é planejar, coordenar e operacionalizar a avaliação interna, em consonância com o SINAES.