Avaliação Institucional

Jovem usa notebook onde a tela exibe a ferramenta Unifor Online.

 

A Avaliação Institucional Online é um dos principais instrumentos que você, aluno, professor e/ou colaborador, tem para promover ações administrativas e pedagógicas para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pela Universidade de Fortaleza. Aqui você é agente principal de mudança!

A avaliação é realizada semestralmente desde 2005, em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ela visa identificar as potencialidades e necessidades de aprimoramento no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão por meio de sua opinião!

Para participar basta ficar atento ao Unifor online todo semestre.

A avaliação institucional já promoveu diversas alterações em nosso campus, como a aquisição de novos equipamentos, ampliação de laboratórios, espaços de convivência, mais acessibilidade, aumento do acervo da Biblioteca entre outros. As avaliações já surtiram efeito também na atualização e expansão de atividades da matriz curricular dos cursos.

Participe! Sua perspectiva é essencial para que os gestores planejem ações destinadas à satisfação de toda a comunidade acadêmica.

 

Saiba Mais

O Núcleo de Avaliação Institucional (NAI) é o órgão responsável pelas ações de apoio administrativo e técnico à execução do Programa de Avaliação Institucional da Unifor.

Membros

  • Pesquisadora e Procuradora Institucional: Nise Sanford Fraga
  • Corpo Técnico-Administrativo: Nathan Bruno Souza Nogueira | Tiago Aguiar Braga

O Colegiado de Avaliação Institucional (COAVI) é o órgão responsável pela definição das políticas de avaliação interna, bem como da sistematização, execução, condução e acompanhamento dos processos de avaliação institucional interna, no âmbito da Universidade de Fortaleza.

Membros

  • Coordenadora: Liadina Camargo Lima
  • Representante do Corpo Docente: Lia Maria Brasil (suplente)
  • Representantes do Corpo Discente:
    Giovanna Albuquerque Benevides (Titular)
    Laura de Lima Evangelista (Suplente)
  • Representantes do Corpo Técnico-Administrativo:
    Leonilha Maria Brasileiro Lessa (Titular)
    Glêdson de Lima Araújo (Suplente)
  • Representantes do Corpo de Tutores:
    Paula Pinheiro da Nóbrega (Titular)
    Francisco Sávio de Almeida Miranda (Suplente)
  • Representantes da Sociedade Civil:
    Ângela Maria Rossas Mota de Gutiérrez (Titular)
    Lourenço Humberto Portela Reynaldo (Suplente)

Portarias

Os dados apresentados pela Comissão de Avaliação Institucional (Coavi) são coletados de acordo com a periodicidade de cada segmento avaliado, que pode ser semestral, anual, bienal e/ou trienal, a fim de que a Universidade de Fortaleza possa implementar ações de melhorias de curto, médio e longo prazos. Para essa dinâmica da gestão institucional são utilizados os relatórios da autoavaliação externa e interna.

A coleta é realizada por meio de instrumentos na forma de questionário fechado, que utiliza como principal metodologia a internet, o que proporciona inúmeras vantagens tanto para o avaliador quanto para o tratamento dos dados. Em alguns casos específicos, devido à natureza do segmento avaliado, pode-se utilizar o modo presencial.

 

Resultados

Na Avaliação do Curso de Graduação, os dados são coletados pelo Programa de Avaliação Institucional Interna (PROAVI), sob a coordenação do COAVI, cujo eixo central baliza-se na concepção do conhecer para potencializar a qualidade educacional.

Os cursos de graduação são avaliados a partir das seguintes dimensões: desempenho dos professores; aspectos gerais do curso e coordenações. 

Ano 2014

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2014.2 

Relatório Gerenciais de Avaliação dos Cursos de Graduação 2014

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2014.1 

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2014.2 

Ano 2015

Relatório Gerencial de Avaliação dos Cursos de Graduação 2015

Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes dos Cursos de Graduação 2015

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2015.1

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2015.2

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2015.1

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2015.2

Ano 2016

Relatório Gerencial de Avaliação dos docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2016

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2016.1

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2016.2

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2016.1

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2016.2

Ano 2017

Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2017

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2017.1

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2017.2

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2017.1

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2017.2

Ano 2018

Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2018.1

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2018.1

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2018.1

Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2018.2

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2018.2

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2018.2

Ano 2019

Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2019.1

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2019.1

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2019.1

Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2019.2

Relatório da pesquisa de opinião com os ingressantes 2019.2

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2019.2

Ano 2020

Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2020.2

Avaliação de Recursos e Ferramentas da Disciplina no AVA da Universidade de Fortaleza 2020.2

Ano 2021

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2021.1

Relatório da Avaliação de Recursos e Ferramentas da Disciplina no AVA 2021.1

Relatório da Avaliação dos Cursos de Graduação 2021.1

Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2021.1

Relatório da Avaliação dos Cursos de Graduação 2021.2

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2021.2

Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2021.2

Relatório da Avaliação de Recursos e Ferramentas da Disciplina no AVA 2021.2

Ano 2022

Relatório Gerencial de Avaliação dos Docentes pelos Discentes dos Cursos de Graduação 2022.1

Relatório da Avaliação dos Cursos de Graduação 2022.1

Pesquisa de opinião com os possíveis concludentes de 2022.1

Ano 2023

Relatório Gerencial Avaliação Docente pelo Discente 2023.1

Relatório da Avaliação dos Cursos de Graduação 2023.1

Pesquisa de Opinião com os Possíveis Concludentes de 2023.1

Pesquisa de Opinião com os Possíveis Concludentes de 2023.2

Ano 2024

Relatório Gerancial de Avaliação do Docente pelo Discente 2024.1

Relatório de Avaliação dos Cursos de Graduação 2024.1

Pesquisa de Opinião com os Possíveis Concludentes de 2024.1

A Vice-reitoria de Graduação (Vregrad) e o Colegiado de Avaliação Institucional Interna (Coavi) apresentam os resultados das pesquisas realizadas com os alunos egressos da Unifor, cujo objetivo é investigar alguns aspectos pós-vida acadêmica a partir da opinião dos respondentes em pauta.

No documento abaixo, os resultados da pesquisa de opinião, junto aos alunos egressos, são apresentados por meio de tabelas e gráficos, assim como os procedimentos metodológicos utilizados para coletar os dados.

Ano 2013

Pesquisa de opinião com os egressos de 2013

Ano 2014

Pesquisa de opinião com os egressos de 2014

Ano 2017

Pesquisa de opinião com os egressos de 2017

Ano 2018

Pesquisa de opinião com os egressos de 2018

Ano 2019

Pesquisa de opinião com os egressos de 2019

Ano 2020

Pesquisa de opinião com os egressos de 2018 aplicada em 2020 para todos os cursos de Graduação

Ano 2021

Pesquisa de opinião com os egressos de 2019 aplicada em 2021.1 para todos os cursos de Graduação

Ano 2022

Pesquisa de opinião com os egressos de 2020 aplicada em 2022

Ano 2023

Pesquisa de Opinião com os Egressos de 2021 aplicada em 2023

Na avaliação acerca da Biblioteca Central da Unifor os grupos avaliadores expressaram a sua opinião a respeito do acervo, infraestrutura e serviço de atendimento prestado pelos funcionários. Os instrumentos de Avaliação da Biblioteca ficam disponíveis para alunos, professores e funcionários no ambiente virtual Unifor Online, por ocasião da referida pesquisa avaliativa.

Ano 2012

Relatório de Avaliação dos serviços da Biblioteca Central - 2012

Ano 2015

Relatório de Avaliação dos serviços da Biblioteca Central - 2015

Ano 2017

Relatório de Avaliação dos serviços da Biblioteca Central - 2017

Ano 2019

Relatório de Avaliação dos serviços da Biblioteca Central - 2019

Ano 2022

Relatório de Avaliação dos servicos da Biblioteca Central - 2022

Ano 2023

Relatório de Avaliação dos Serviços da Biblioteca Central - 2023

Os laboratórios da Unifor são avaliados quanto aos aspectos de infraestrutura, equipamentos (hardware e software), auxiliares e ensino ministrado.

Os dados são coletados a cada dois anos pela Comissão de Avaliação Institucional (Coavi).

Ano 2014

Relatório geral

Relatório CCG

Relatório CCJ

Relatório CCS

Relatório CCT

Ano 2017

Relatório Geral

Ano 2022

Relatório Gerencial de Avaliação dos Laboratórios 2022

Ano 2023

Relatório Gerencial de Avaliação dos Laboratórios 2023

A Avaliação de Serviços é realizada a partir de uma pesquisa de observação direta extensiva (pesquisa de campo), por meio da aplicação online de questionários fechados, com espaço aberto para sugestões e comentários.

Foram construídos e validados os instrumentos para as áreas de apoio acadêmico e administrativo:

  • Atendimento ao Aluno

  • Centrais de Impressão

  • Divisão de Serviços Gerais

  • Divisão de Segurança e Vigilância

  • Tecnologia da Informação

  • Tecnologia da Informação (Telesuporte)

Ano 2012

Avaliação dos serviços de atendimento ao aluno 

Avaliação dos serviços da central de impressão (GR3 e GR4)

Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCS)

Avaliação dos serviços de manutenção e limpeza

Avaliação dos serviços da divisão de segurança e vigilância

Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação

Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação (telesuporte)

Ano 2015 

Avaliação dos serviços de atendimento ao aluno 

Avaliação dos serviços da central de impressão (GR3 e GR4)

Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCS)

Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCI)

Avaliação dos serviços de manutenção e limpeza

Avaliação dos serviços da divisão de segurança e vigilância

Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação

Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação (telesuporte)

Ano 2017 

Avaliação dos serviços de atendimento ao aluno 

Avaliação dos serviços da central de impressão (GR3 e GR4)

Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCS)

Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCI)

Avaliação dos serviços de manutenção e limpeza

Avaliação dos serviços da divisão de segurança e vigilância

Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação

Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação (telesuporte)

Ano 2019

Avaliação dos serviços de atendimento ao aluno 

Avaliação dos serviços da central de impressão (GR3 e GR4)

Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCS)

Avaliação dos serviços da central de impressão do cartório simulado do EPJ (ZCI)

Avaliação dos serviços de manutenção e limpeza

Avaliação dos serviços da divisão de segurança e vigilância

Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação

Avaliação dos serviços de tecnologia da informação e da comunicação (telesuporte)

Ano 2022

Avaliação de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação 2022

Avaliação dos Serviços da Divisão de Segurança e Vigilância 2022

Avaliação dos Serviços de Manutenção e Limpeza 2022

Ano 2023

Avaliação de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação 2023

Avaliação dos Serviços de Manutenção e Limpeza 2023

Avaliação dos Serviços da Divisão de Segurança e Vigilância 2023

Na Avaliação dos Encontros Científicos os grupos avaliadores expressam sua opinião a respeito do(s) evento(s), afim de que as informações apresentadas constituam-se como referência para tomada de decisões que favoreçam o desempenho institucional, notadamente no que tange à qualidade dos Encontros Científicos da universidade.

Ano 2014

Relatório geral de eventos científicos VREGRAD - Mundo Unifor

Relatório geral de eventos científicos VRPPG - Mundo Unifor 

Ano 2015

Avaliação do XV Encontro de Iniciação à Docência

Avaliação do III Encontro de Iniciação Científica Júnior

Avaliação do XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa

Avaliação do XV Encontro de Pesquisa

Avaliação do VII Encontro de Práticas Docentes

Ano 2016

Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência

Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI

Avaliação do Encontro de Pós-Graduação

Avaliação do Encontro de Práticas Docentes

Ano 2017

Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência

Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI

Avaliação do Encontro de Pós-Graduação

Avaliação do Encontro de Práticas Docentes

Ano 2018

Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência

Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI

Avaliação do Encontro de Pós-Graduação

Avaliação do Encontro de Práticas Docentes

Ano 2019

Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência

Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI

Avaliação do Encontro de Pós-Graduação

Avaliação do Encontro de Práticas Docentes

Ano 2020

Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência

Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI

Avaliação do Encontro de Pós-Graduação

Avaliação do Encontro de Práticas Docentes

Ano 2021

Avaliação do Encontro de Práticas Docentes

Avaliação do Encontro de Pós-Graduação

Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência

Avaliação do Encontro da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI

Ano 2023

Avaliação do Encontro de Iniciação à Docência

Avaliação do Encontro de Práticas Docentes

Avaliação do Encontro de Pós-Graduação

Avaliação do Encontro de Iniciação à Pesquisa

A Avaliação da Divisão de Estágio é realizada a partir de uma pesquisa de observação direta extensiva (pesquisa de campo), por meio da aplicação presencial de questionários fechados, com espaço aberto para sugestões e comentários.

Ano 2020

Avaliação Institucional Unifor Carreiras da Universidade de Fortaleza

Ano 2019

Avaliação Institucional da Divisão de Estágio Não Obrigatório - Unifor Carreiras 

Ano 2018

Avaliação Institucional da Divisão de Estágio Não Obrigatório

Ano 2017

Avaliação Institucional da Divisão de Estágio Não Obrigatório

Ano 2016

Avaliação Institucional da Divisão de Estágio Não Obrigatório

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SECRETARIADO

2016

2017

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Plano de Ação | Avaliação Institucional

2018.1

2018.2

2019.1

2020.2

2021.2

- Graduação EAD

2022.1

- Graduação EAD

2022.2

2023.1

2023.2

2024.1

Autoavaliação e evolução histórica

Caracterizado pelo Projeto de Produtividade, executado pela Unidade de Planejamento, Controle de Avaliação de Programas da Reitoria, com base na avaliação de:

  • De programas de ensino pelos alunos, de periodicidade semestral;

  • Da Universidade pelos alunos e pelos professores, de periodicidade semestral;

  • Do desempenho do pessoal técnico-administrativo, de periodicidade anual.

Período de estudos avaliativos específicos, executados pela Divisão de Planejamento e Avaliação (Diplan), da Vice-Reitoria de Ensino e Administração Acadêmica:

  • Fenômeno da Mudança de Curso pelo Aluno da Unifor: Fatores Concorrentes e Implicações Resultantes (Convênio INEP-Unifor), em 1982/83;

  • Programa de Avaliação da Reforma Universitária – PARU (Convênio MEC-Unifor), em 1984/85;

  • Avaliação dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia, em 1986/87;

  • Estudo Avaliativo da Reprovação e da Evasão nas Disciplinas Obrigatórias do Curso de Engenharia Elétrica no semestre 86.2, em1987;

  • Análise da aplicação e julgamento da validade, junto aos professores, da Resolução R.015/76, que normatiza a avaliação do rendimento acadêmico da Unifor, em 1988;

  • Avaliação do Ensino de Graduação: Subprojeto 1 – Diagnóstico da Qualidade do Ensino de Graduação na Unifor, em 1989.

A Vice-Reitoria de Ensino e Administração Acadêmica iniciou nova etapa de avaliação, cuja base se projetava para uma avaliação institucional, nas modalidades avaliativas do:

  • Desempenho docente (anual);

  • Laboratórios (bienal);

  • Rendimento acadêmico (semestral);

  • Dos cursos pelos concludentes (semestral);

  • Coordenadores de curso (anual);

  • Diretores de centro (anual).

A Constituição da Comissão de Avaliação Institucional (Coavi) e dos Núcleos de Avaliação nas Diretorias e nos Centros, com a finalidade de realizar de forma articulada a Avaliação Institucional da Universidade, considerando os subsistemas ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A Coavi foi criada pela Administração Superior, por meio da Portaria nº R 90/99 de 10/12/1999, com as atribuições de planejamento, supervisão e execução das atividades de avaliação no âmbito da Universidade de Fortaleza.

Em virtude do estabelecimento de uma nova política de Avaliação Institucional, a Coavi passou a utilizar a internet como meio, na sua metodologia de aplicação dos instrumentos, dando uma nova conotação ao processo avaliativo implementando a Avaliação Institucional Online.

Em face da nova legislação que disciplina os processos avaliativos da educação superior do país (Lei nº 10.861 de 14/4/2004 e Portaria MEC nº 2.051 de 9/7/2004), a Unifor promoveu as adequações legais necessárias, reestruturando a Comissão de Avaliação Institucional no que refere às novas competências da Comissão e sua composição.

A nova composição da Coavi contempla a participação dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo e da sociedade civil organizada. O processo de Avaliação Interna passa a contemplar as dez dimensões definidas pelo Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – Sinaes.

Redefinição da estrutura e da organização do Processo de Avaliação Institucional na Unifor:

  • O Colegiado de Avaliação Institucional – Coavi, anteriormente designado como Comissão de Avaliação institucional, é o órgão responsável pela definição das políticas de avaliação, bem como da sistematização, execução, condução e acompanhamento dos processos de avaliação institucional e das informações solicitadas pelo MEC, no âmbito da Universidade de Fortaleza;

  • O Núcleo de Avaliação Institucional (NAI) é o órgão responsável pelas ações de apoio administrativo e técnico à execução do Programa de Avaliação Institucional.

O Programa de Avaliação Institucional Interna (Proavi) foi institucionalizado como instância executiva e subordinada ao COAVI, cuja atribuição é planejar, coordenar e operacionalizar a avaliação interna, em consonância com o SINAES.