Quer ter uma experiência internacional a partir da Universidade de Fortaleza?

O NEI pode te ajudar.

O Programa de Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica Internacional é voltado para estudantes de Graduação e Pós-Graduação da Unifor;

  • É oferecido para aqueles regularmente matriculados na Unifor e em instituições de ensino estrangeiras, desde que estas sejam parceiras da Unifor e/ou conveniadas;
  • A vivência de outras experiências acadêmicas, com ênfase na integração aos diversos contextos internacionais, é um dos focos do Programa;
  • Oportunidade ideal para complementação da formação estudantil;
  • Possibilidade de aproveitamento de disciplinas cursadas nas quais o estudante tenha sido aprovado, seguindo as diretrizes institucionais.

 

Intercâmbio Acadêmico

Quem não fez, quer fazer. Quem já fez, recomenda. Intercâmbios são parte do coração do NEI. Proporcionam a estudantes a oportunidade de uma experiência internacional, de seis meses a um ano. A Unifor tem acordo com mais de 140 instituições em cerca de 30 países

Na maioria das instituições parceiras, o estudante não paga as taxas acadêmicas – um bônus para estimular cada vez mais conhecimentos além-fronteiras. O pagamento efetuado nesse processo envolve basicamente a taxa de inscrição na Unifor e a taxa de trancamento. 

Custeadas pelo aluno, alimentação, moradia e passagens aéreas completam a vivência no estrangeiro. A oportunidade, além de grandiosa, é ponte para mais saberes, culturas e possibilidades, tudo facilitado pelo Núcleo de Estratégias Internacionais da Unifor

Estão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio Acadêmico 2025.1

Estão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio Acadêmico 2025.1

Alunos interessados em estudar em uma universidade estrangeira têm até 15 de setembro para se inscrever

INSCREVA-SE

Dupla Titulação Internacional

O Programa de Dupla Titulação Internacional da Unifor proporciona aos alunos a possibilidade de uma vez formados pela Unifor, também receberem um diploma de graduação das universidades conveniadas participantes. 

Além disso, com os títulos, o aluno estará apto a trabalhar no exterior. Atualmente, quatro instituições de ensino superior recebem alunos da Universidade de Fortaleza. São elas:

 Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Cursos de Administração, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

 Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia): Cursos de Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Marketing (Bacharelado).

 Deggendorf Institute of Technology (Alemanha): Cursos de Comércio Exterior e Ciências Econômicas.

 Berlin School of Economics and Law (Alemanha): Cursos de Administração e Comércio Exterior.

Editais

EDITAL VRE - NEI Nº 22/2024 - Divulga a alteração dos cronogramas dos Editais VRE – NEI Nº. 15, 16, 17 e 21/2024

EDITAL VRE - NEI Nº 15/2024 - Berlin School of Economics and Law (Alemanha): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO e COMERCIO EXTERIOR da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

EDITAL VRE - NEI Nº 16/2024 - Deggendorf Institute of Technology (Alemanha): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR e CIÊNCIAS ECONOMICAS da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

EDITAL VRE - NEI Nº 17/2024 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de e 2025.1 e 2025.2.

EDITAL VRE - NEI Nº 18/2024 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em ENGENHARIA CIVIL da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

EDITAL VRE - NEI Nº 19/2024 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

EDITAL VRE - NEI Nº 20/2024 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em ENGENHARIA MECÂNICA da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

EDITAL VRE - NEI Nº 21/2024 - Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, COMÉRCIO EXTERIOR e MARKETING - Bacharelado da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

➔ CONFIRA O RESULTADO


EDITAL VRE - NEI Nº 01/2024 - Berlin School of Economics and Law (Alemanha): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS e COMÉRCIO EXTERIOR da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

EDITAL VRE - NEI Nº 02/2024 - Deggendorf Institute of Technology (Alemanha): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR e CIÊNCIAS ECONÔMICAS da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

EDITAL VRE - NEI Nº 04/2024 - Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, COMÉRCIO EXTERIOR e MARKETING - Bacharelado da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

EDITAL VRE - NEI Nº 03/2024 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO e JORNALISMO da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

EDITAL VRE - NEI Nº 06/2024 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em ENGENHARIA CIVIL da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

EDITAL VRE - NEI Nº 07/2024 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em ENGENHARIA MECÂNICA da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

EDITAL VRE - NEI Nº 05/2024 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

 

EDITAL VRE - VIREX Nº 01/2023 - Berlin School of Economics and Law (Alemanha)

EDITAL VRE - VIREX Nº 02/2023 - Deggendorf Institute of Technology (Alemanha)

EDITAL VRE - VIREX Nº 03/2023 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
+ Anexo IV - Plano de Estudos

EDITAL VRE - VIREX Nº 04/2023 - Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia)

EDITAL VREGRAD/VIREX Nº 05/2023 - Instituto Politécnico de Bragança
+ Anexo I - Orientações de Inscrição
+ Anexo II - Formulário de Inscrição
+ Anexo III - Modelo de Carta de Recomendação
+ Anexo IV - Plano de Estudos

 

Buddy Program

Quer ajudar na transição de adaptação de alunos de outros países que vêm fazer intercâmbio na Unifor?

Se a resposta for sim, você pode se inscrever no Buddy Program, o programa de integração de alunos estrangeiros da Unifor.

O programa representa uma excelente oportunidade para os alunos da Uniforem trocar experiências, conhecer outras culturas, fazer amizades, desenvolver suas habilidades sociais e praticar uma língua estrangeira. Para participar do Buddy Program, é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado e cursando a Unifor;

  • Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0;

  • Ter conhecimento da língua e capacidade de conversação nos idiomas inglês e/ou espanhol, apresentando, de preferência, certificado de proficiência na língua;

  • Dispor de, no mínimo, 5 horas/semanais, para desempenho das atividades do Programa.

A seleção é composta por uma entrevista em língua estrangeira.

EducationUSA/Unifor

Se você quer estudar nos Estados Unidos, conheça o Escritório EducationUSA/UNIFOR

Os centros de orientação EducationUSA fazem parte de uma rede do governo americano composta por mais de 400 escritórios a nível mundial e cerca de 40 escritórios no Brasil. Os escritórios seguem os padrões de ética do EducationUSA e são avaliados pela Coordenação Regional do EducationUSA no Cone Sul (REAC). 

Vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, você terá informações precisas, imparciais e atualizadas sobre oportunidades de estudo nos Estados Unidos, incluindo orientação sobre o processo de aplicação e admissão em programas de graduação, mestrado, doutorado, cursos de inglês e cursos de curta duração.

O Escritório EducationUSA/UNIFOR também promove palestras informativas com representantes de universidades americanas; realiza workshops e grupos de estudo com a participação de instituições parceiras e convidados; organiza e participa de feiras educacionais e estudantis; e colabora com a divulgação de bolsas de estudo e ajuda financeira para acadêmicos. Agende um horário e conheça o escritório!

Serviços

As orientações são feitas seguindo a metodologia 5 Passos para estudar nos EUA, que abrange desde a escolha de universidades até a ida para os Estados Unidos. Os 5 passos são: 

  1. Escolha de programas/instituições de interesse;
  2. Meios de custear os estudos nos EUA;
  3. Preparação da candidatura;
  4. Solicitação do visto de estudante;
  5. Orientação pré-partida para os EUA.

Individual ou em grupo. Agende seu horário!

Por ser uma rede filiada ao Departamento de Estado dos EUA, o EducationUSA/UNIFOR é autorizado a realizar traduções certificadas de documentos acadêmicos para instituições americanas. As traduções são realizadas apenas do Português para o Inglês e são válidas para fins educacionais. 

Entre os principais documentos traduzidos estão:

  • Histórico escolar de ensino fundamental/médio/técnico e de graduação/pós-graduação
  • Certificado
  • Diploma
  • Certidão/declaração
  • Comprovante de capacidade financeira (extrato bancário, contracheque, declaração de imposto de renda, entre outros)
  • Ementas 
  • Cartas de recomendação

As traduções certificadas podem ser aceitas também em outros países, mas o candidato deve se certificar junto à instituição de interesse se será aceita uma tradução realizada pelo EducationUSA. Alunos candidatos ao Programa de Intercâmbio Acadêmico da Unifor e que precisam de documentos traduzidos na língua inglesa podem solicitar os serviços de tradução no Escritório. 

Como solicitar o serviço

A solicitação pode ser feita presencialmente ou por e-mail. No caso de solicitações por e-mail, o candidato deve enviar todos os documentos que deseja traduzir (originais ou cópias autenticadas) para o endereço educationusa@unifor.br e aguardar o retorno com orçamento e orientações sobre a forma de pagamento. Em documentos oficiais, é importante constar assinatura e carimbo da instituição responsável pela emissão ou certificação digital.

O EducationUSA/UNIFOR é um centro aplicador de diversos testes de admissão e proficiência nacionais e internacionais. As provas disponibilizadas em formato digital são aplicadas em um laboratório utilizado exclusivamente para esta finalidade, sendo a Unifor referência nos quesitos conforto, limpeza, organização e conservação dos equipamentos.

  • TOEFL iBT® (Test of English as a Foreign Language)

A principal finalidade do exame TOEFL iBT® é comprovar a fluência do aluno na língua inglesa para fins de admissão em universidades estrangeiras. Aceito em mais 10.000 instituições de 130 países, o exame avalia as quatro habilidades no idioma: leitura, compreensão auditiva, expressão oral e redação.

Além de instituições de ensino, o TOEFL iBT® é utilizado por grandes empresas para avaliar a habilidade de compreensão e utilização da língua inglesa entre seus funcionários ou candidatos a determinados tipos de vagas. 

Inscrições no site: http://www.ets.org/toefl/register/susa

Mais informações: http://www.ets.org/toefl


  • GRE® (Graduate Record Examination)

O GRE® é exigido para candidatos que solicitam admissão em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em diversas áreas. O exame avalia habilidades desenvolvidas em um longo período de tempo, e consistem em raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e redação analítica.

Inscrições no site: https://www.ets.org/mygre

Mais informações: https://www.ets.org/gre/


  • IELTS (International English Language Testing System)

O IELTS, exame de proficiência em inglês mais popular do mundo, é destinado para quem pensa em trabalhar, estudar ou morar no exterior. Mais de 10.000 organizações em 140 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, recomendam o IELTS como certificado de proficiência em língua inglesa para pedidos de imigração, admissão em universidades e processos seletivos, entre outros.

Mais informações: https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts 


  • SAT (Scholastic Aptitude Test)

O SAT é um exame educacional unificado utilizado por diversas universidades americanas como um dos critérios no processo de admissão de estudantes para a graduação. O exame tem como objetivo avaliar de forma padronizada os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos alunos durante o Ensino Médio.

O exame SAT é composto por três seções: Reading (interpretação de textos), Writing and Language (escrita e linguagem) e Math (matemática).

Mais informações: https://collegereadiness.collegeboard.org/sat/register/international 


  • ACT®

O ACT® é um dos testes exigidos para admissão em programas de graduação nos Estados Unidos. O exame é baseado no que os alunos aprendem durante o ensino médio e fornece informações personalizadas sobre seus pontos fortes para educação e planejamento de carreira. O ACT® é dividido em cinco seções: Inglês (English), Matemática (Mathematics), Ciências (Science Reasoning), Leitura (Reading) e Redação (Writing), sendo esta última opcional.

Mais informações: https://global.act.org/content/global/en/products-and-services/the-act-non-us/registration.html 


  • Exames de Proficiência TESE Prime

Em parceria com a empresa TESE Prime, a Unifor administra exames personalizados em 5 idiomas (inglês, espanhol, francês, italiano e português), que podem ser utilizados como comprovação de proficiência em diversos programas de pós-graduação de universidades brasileiras (em geral, os programas que aceitam essa certificação apresentam essa informação no edital). Os exames disponibilizados podem ser consultados no site https://www.teseprime.org/proficiencia_exames.php.

Mais informações: entre em contato com o EducationUSA/UNIFOR.

Informações para contato

Escritório EducationUSA/Unifor

  • E-mail de contato: educationusa@unifor.br
  • Fone de contato: +55 85 3477-3481

Santander Top España

Em parceria com o Santander Universidades, a Universidade de Fortaleza promove o Programa de Bolsas Santander Top España.

A iniciativa visa proporcionar aos estudantes da Unifor uma imersão na cultura espanhola, por meio da mobilidade internacional, com a realização de um curso de 3 semanas na Universidade de Salamanca.

Vale destacar que a bolsa do Santander Universidades inclui:

  • Passagens;
  • Curso de espanhol;
  • Alimentação;
  • Hospedagem em residência universitária.

Ações e Projetos de Impacto 2024

No dia 6 de junho, o NEI promoveu uma sessão especial de despedida para os alunos internacionais e seus buddies. A temática escolhida foi São João, visando compartilhar com os alunos um pouco do aspecto cultural dos festejos juninos, típicos da nossa região. Na oportunidade, também foi aplicado um questionário para avaliação de satisfação dos intercambistas estrangeiros, chegando-se ao seguinte resultado:

  • Sobre o processo de nomeação e aplicação, 100% dos alunos internacionais atribuiu notas 9 ou 10.
  • Sobre a experiências dos alunos com as disciplinas, as aulas e os professores, 55% atribuiu notas 9 ou 10 e 45% atribuiu nota 8.
  • Sobre o Buddy Program, 80% dos alunos atribuiu notas 9 ou 10 e o restante atribuiu nota 8.
  • Sobre os serviços do NEI, 80% dos alunos atribuiu notas 9 ou 10 e o restante atribuiu nota 8.

A Universidade de Fortaleza, representada pelo Núcleo de Estratégias Internacionais, esteve presente na recepção em Homenagem ao Aniversário de 200 anos de Relações Diplomáticas entre Estados Unidos e Brasil. O evento, realizado no dia 5 de junho, ocorreu a bordo do Navio Cutter James da Guarda Costeira Americana, ancorado no Porto de Fortaleza.

Além de representantes de instituições de ensino e de autoridades municipais e estaduais de outros segmentos, estiveram presentes oficiais da Marinha dos Estados Unidos e agentes de diplomacia dos Consulados dos Estados Unidos e da própria Embaixada dos EUA no Brasil. A recepção foi liderada pela Consul Geral dos EUA em Recife, senhora May Baptista, e pelo Major General Javier A. Reina, Vice Comandante para Assuntos de Mobilização e Reserva Comando do Sul dos estados Unidos.

No dia 27 de maio, a equipe do NEI, representada pelos funcionários Lina Sena e Brito Júnior, esteve presente no Encontro de Oportunidades China Brasil: novas rotas para um novo tempo, evento realizado pela Associação Brasileira de Imprensa com o apoio da Embaixada da China no Brasil, a Federação de Indústrias do Estado do Ceará, a Associação de Comércio Exterior do Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o Centro Internacional de Negócios do Ceará, dentre outras instituições.

A programação contou com uma visita guiada ao Complexo do Pecém pela manhã, e a tarde foram realizadas exposições, palestras e pronunciamento de autoridades regionais e nacionais. O encerramento aconteceu com um coquetel de lançamento do livro China Brasil 50 Anos de Diplomacia – Novas rotas para o novo tempo.

Cabe ressaltar que o ano de 2024 marca a comemoração de meio século de relação bilateral ininterrupta entre os dois países, historicamente caracterizada por laços comerciais e cooperação em diversas áreas, como ciência e tecnologia, educação, cultura e turismo, promovendo, inclusive, intercâmbios e parcerias entre cidadãos e empresas.
 

No dia 17 de maio, o NEI foi convidado pela Vice-Reitoria de Pesquisa para participar da programação desenvolvida com foco na Internacionalização da Pesquisa, com atividades ministradas pela professora Connie McManus, Gerente de Relações Internacionais do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-diretora de Relações Internacionais da CAPES. As atividades da manhã foram direcionadas para os gestores da instituição e a tarde para professores e pesquisadores.
 

Nos dias 16 e 17 de maio, a convite da Diretoria de Marketing e da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, o NEI foi convidado para participar da Feira das Profissões da Unifor, com stand localizado na tenda principal do evento. Na ocasião, a equipe ofereceu sessões informativas sobre o setor e sobre os serviços disponibilizados para os alunos, destacando-se o Programa de Intercâmbio Acadêmico, o Programa de Dupla Titulação, o Buddy Program, o EducationUSA com os testes de proficiência e as traduções. Também foram convidados para participar deste momento os alunos internacionais e seus buddies.
 

Em 2024, como parte das atividades de capacitação dos técnicos responsáveis pela mobilidade acadêmica e não acadêmica das IES latino-americanas, foram realizados treinamentos no Brasil, Colômbia e Peru, de 14 a 17 de maio. O objetivo principal era disseminar as boas práticas catalogadas no projeto para os funcionários envolvidos na internacionalização de cada universidade, para que pudessem atuar como catalisadores dessas boas práticas em suas próprias instituições.

No Brasil, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte sediou o treinamento, recebendo representantes do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Fortaleza nas datas mencionadas. O treinamento de capacitação e desenvolvimento do I-MAT apresentou um cronograma bem estruturado de palestras e atividades. Cada dia abordou temas específicos, com palestras ministradas pelos representantes da Universidade de Lisboa e criadores do projeto: Sr. Luís Moreira, Sr. Rachide e Sra. Joanne Laranjeiro.

No primeiro dia, o senhor Luís Moreira iniciou a programação dando boas-vindas e contextualizando o projeto, seguido pelo credenciamento dos participantes da Unifor e da UFRN. Isso permitiu uma compreensão da experiência internacional de cada instituição e definiu os objetivos do treinamento.

No segundo dia, discutiu-se a mobilidade acadêmica discente, incluindo a facilitação dos processos acadêmicos internacionais, eventos para atrair o público discente para a internacionalização e alternativas à mobilidade física, como a mobilidade virtual e projetos locais. As palestras foram intercaladas com contribuições dos participantes, compartilhando experiências e soluções para desafios.
No terceiro dia, o foco foi na mobilidade docente, internacionalização do currículo e mobilidade de staff. Discutiu-se as oportunidades oferecidas pelas IES para a internacionalização do corpo administrativo e a flexibilização das matrizes curriculares para incluir disciplinas em línguas estrangeiras. Além disso, realizou-se uma oficina e uma atividade desafiadora para propor soluções práticas para a internacionalização.

Na semana seguinte, de 20 a 22 de maio foi realizada a 4ª Project Manager Meeting, que assim como a de Vilnius, tinha como objetivo discutir as atividades realizadas até então, os pontos a melhorar e os projetos futuros. Durante os três dias foram realizadas sessões que competiam ao catálogo de boas práticas que está sendo desenvolvido, o aplicativo que está sendo criado que reunirá informações relevantes para os interessados em iniciativas de mobilidade em cada IES parceira, as estratégias de comunicação do projeto, assim como foram definidos prazos das atividades que serão realizadas na Universidade de Fortaleza ainda em 2024. 

Como resultado das discussões, ficou definido que o grupo buscará celebrar um convênio em rede para a mobilidade de estudantes, professores e pessoal técnico-administrativo. Também foi decidido que a Mobility Exhibition será realizada na Universidade de Fortaleza em novembro de 2024, visando disseminar as iniciativas de mobilidades realizadas pela UNIFOR para toda sua comunidade universitária. 
Conforme orientação da Professora Gina Pompeu, seu nome foi confirmado para contribuir com um artigo em parceria com professores da Vilnius Tech (Lituânia). Além disso, iniciaram-se conversas para um convênio bilateral com a Pontifícia Universidad Javeriana (Colômbia). 

Entre os dias 6 e 10 de maio, o NEI, por meio de sua coordenadora, Professora Gina Pompeu, esteve na Escola de Direito da Universidade do Minho, em Portugal, para participar do 10º Congresso Internacional de Direito na Lusofonia, que teve como tema principal “Os Desafios Atuais aos Direitos Humanos e o Papel dos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Em Jeito de Balanço, 10 Anos Depois...,”. Além do Núcleo de Estratégias Internacionais, a Unifor também foi representada pelo Magnífico Reitor, Randal Pompeu.

O evento teve como objetivo refletir sobre a teoria e a prática na promoção e proteção dos direitos humanos nos países e regiões de língua portuguesa, na dimensão científica, com especial relevo para a jurídica – normativa e jurisprudencial – a social, a política e a cultural, e na dimensão prática. A Professora Gina, além de apresentar o trabalho “Proteção Ambiental e direitos humanos revisitados nos países Lusófonos”, também atuou como moderadora de algumas atividades.

Dentro deste contexto de celebração pela 10ª edição, a participação da Unifor, membro da comissão organizadora e da Rede de Investigação em Direito Lusófono (REDIL), foi ainda mais relevante em virtude de ter sido agraciada com o prêmio de reconhecimento público às entidades organizadoras das edições anteriores do congresso (a Unifor sediou o 6º Congresso Internacional de Direito na Lusofonia, realizado em 2019).

No dia 6 de maio, a Coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais, junto com o Magnífico Reitor Randal Pompeu, estiveram em reunidos em Lisboa, Portugal, com o senhor Juliano Féres Nascimento, Representante Permanente da Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na oportunidade, foram dados os passos iniciais para que a Universidade de Fortaleza se torne uma das entidades civis que atuam como Observadores Consultivos da CPLP.

Reunião com Instituto Politécnico de Viana do Castelo sobre possibilidade de Dupla Titulação na pós-graduação.

Reunião com University of Arizona sobre possibilidade de Dupla Titulação.

Com o objetivo de institucionalizar a oferta de um teste de suficiência em língua estrangeira da própria Unifor, conforme já feito em outras grandes instituições de ensino superior, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) iniciou a aplicação de exames de suficiência linguística com a finalidade de aferir a competência de leitura e compreensão de textos em inglês e espanhol. 

Além de promover a realização do teste dentro da própria universidade, visa-se ofertar uma opção com valores acessíveis e competitivos com os exames de proficiência aplicados por outras instituições, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), para as quais os alunos recorriam quando necessitavam apresentar a proficiência.

Estas aplicações foram viabilizadas pela criação de Banca Examinadora com funcionários do setor, que ficará responsável por verificar a competência de leitura e compreensão de texto dos candidatos a partir de textos pertinentes e constantes nas disciplinas que integram o currículo dos cursos de pós-graduação ofertados pela própria universidade. A chamada com as datas de 2024.1 (18 de abril, 16 de maio e 20 de junho) foi publicada no dia 11 de abril. 

Além das aplicações presenciais, faz-se importante destacar a possibilidade de aplicações remotas para os alunos das turmas MINTER e DINTER e, também, para alunos que não residem em Fortaleza. Os testes online são conduzidos por videoconferência e aplicados através de plataformas específicas.

Segue tabela com o número de candidatos que realizaram a prova ou que estão inscritos, até o momento:

Mês Nº de Candidatos
Abril 2
Maio 4
Junho 10
TOTAL: 16

 

Entre os dias 20 e 24 de abril, a Coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais esteve em São Paulo para participar da Conferência Anual da Faubai - Associação Brasileira de Educação Internacional, maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à internacionalização do ensino superior. Em 2024, cerca de 700 profissionais da educação, de mais de 25 países, estiveram reunidos para discutir sobre realidade e perspectivas para a internacionalização nas instituições de ensino superior.

O tema da Conferência este ano foi “Inviting for a new journey”, um convite para refletir sobre o lugar da universidade neste atual momento e o que representa a sua internacionalização. A partir deste tema, foram realizados encontros com foco no potencial de internacionalização educacional, políticas institucionais e oportunidades de parceria e cooperação nos âmbitos do ensino e da pesquisa. 

Para finalizar a agenda do evento, a Unifor foi convidada para participar de um evento restrito na residência oficial do Cônsul Geral dos Estados Unidos em São Paulo, senhor David Hodge, destinado a profissionais da educação. Na ocasião, parte da comemoração especial dos Bicentenário de Relações Diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, foi celebrado a Cooperação Acadêmica entre Brasil e EUA e o lançamento do programa 100K Strong in the Americas. 

Realização de Bate-papo sobre o Programa Santander Top España 2024: com o apoio da Diretoria de Marketing, o NEI promoveu um Bate-papo com alunos e professores que participaram do programa em edições anteriores. O evento aconteceu no dia 19/4/2024, no Núcleo Diálogos, e fez parte dos esforços para divulgar esta oportunidade entre os alunos da Unifor.

Inscrições na plataforma do Santander: ao fim do período de inscrição, o Banco Santander notificou o cadastro de 705 alunos em sua plataforma, número expressivo quando comparado às seleções anteriores. Para fins de comparação, em 2023, por exemplo, apesar dos esforços da universidade, apenas cerca de 200 alunos realizaram essa inscrição junto à plataforma do Santander.

Inscrições na Unifor (entre 12/4/2024 e 28/4/2024): 261 alunos. As inscrições junto à Unifor foram realizas via e-mail (international@unifor.br). Os candidatos precisavam mandar os documentos obrigatórios (carta de motivação, histórico escolar, passaporte, declaração de matrícula e comprovante de inscrição na plataforma do Santander). Alguns alunos também enviaram o Anexo I, referente à análise curricular, e os documentos comprobatórios das atividades descritas. Em 2023, foram 53 alunos inscritos, número bem inferior, considerando que eram 7 vagas disponíveis.

1ª Fase do Processo Seletivo (Entrevistas): realizadas entre os dias 7/5/2024 e 8/5/2024, as entrevistas foram conduzidas por banca examinadora composta por funcionários do Núcleo de Estratégias Internacionais e professores nomeados pela Vice-reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação. A ordem das entrevistas foi divulgada por e-mail e pelo Portal da Unifor, conforme Edital.

Fizeram parte deste processo Professora Cremilda Moreira, Lina Sena, Gabriela Falcão, Brito Júnior e Rayanne Pires pelo NEI e os professores Paulo Meyer, Adriana Leite, Marcelo Ponte, Noália Araújo, Thayanne Lima, Mariana Fontelene, Camila Bandeira e Eugenia Cabral, pela VRE. Para esta fase, 210 candidaturas foram deferidas, sendo esta a quantidade de alunos agendados, preferencialmente, por centro de ciências. 

2ª Fase do Processo Seletivo (Análise Curricular): entre os dias 29/4/2024 e 8/5/2024, a equipe do NEI verificou todos os documentos enviados pelos alunos referentes à Análise Curricular. As atividades sem a devida comprovação foram desconsideradas para fins de cálculo final (nota final = 1 x (Nota da Entrevista) + 2 x (PMG* + Análise Curricular)).
Resultado Final: divulgado no dia 8/5/2024, conforme cronograma do Edital.

Alunos selecionados:

  • Giovanna Walfredo de Carvalho Linhares, do curso de Medicina.
  • Geilson do Nascimento Silva, do curso de Administração;
  • Karla Soraya da Costa Felipe, do curso de Mestrado em Direito Constitucional;

A Feira EducationUSA é um evento organizado pela Rede EducationUSA, com o apoio do governo norte americano, que acontece em diversos  países e é direcionado para pessoas que desejam estudar nos Estados Unidos ou trocar experiências sobre estudar no exterior. No Brasil, anualmente, algumas cidades são escolhidas para receber este “roadshow”, que funciona como uma exposição itinerante de universidades norte-americanas.

Este ano, a Feira EducationUSA em Fortaleza chegou a sua oitava edição, todas organizadas pela Universidade de Fortaleza através do Escritório EducationUSA/Unifor, vinculado ao Núcleo de Estratégias Internacionais, órgão diretamente ligado à Reitoria. Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas cidades presentes desde a primeira edição, realizada em 2015.

Tendo como palco o Hotel Gran Marquise, no dia 5 de abril, a Feira EducationUSA Fortaleza apresentou 21 Instituições de Ensino Superior americanas, além da própria Universidade de Fortaleza, para um público estimado em 650 visitantes, superando cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. 

Além de representantes de IES americanas, também estiveram presentes oficiais da Embaixada dos Estados Unidos e do Consulado Geral em Recife, em especial da Cônsul Geral, May Baptista, que realizou a abertura oficial do evento, incluído nas atividades que celebram o bicentenário de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, comemorado em 2024. 

O Magnífico Reitor Randal Pompeu, a Coordenadora do NEI, Gina Pompeu, a Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Clara Bulgarim, e o Vice-Reitor de Pesquisa, Milton Sousa, representaram a Universidade de Fortaleza no discurso de abertura, recepcionando os participantes e apresentando a instituição para as autoridades presentes. 

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • Data: 5 de abril de 2024
  • Horário: 17h às 20h
  • Local: Hotel Gran Marquise (Avenida Beira Mar, 3980)
  • Universidades Participantes: 21
  • Inscrições no Evenbrite: 1.209
  • Total de Check-ins: 588
  • Taxa de Comparecimento: 46%
  • Total estimado de visitantes: 650

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES:

  • Arizona State University (https://www.asu.edu/)
  • Ball State University (https://www.bsu.edu/)
  • Calvin University (https://calvin.edu/)
  • Drexel University (https://drexel.edu/)
  • Embry-Riddle Aeronautical University - Daytona Beach (https://daytonabeach.erau.edu/)
  • Florida Atlantic University (https://www.fau.edu/)
  • Georgia State University (https://www.gsu.edu/)
  • Klamath Community College (https://www.klamathcc.edu/)
  • Lane Community College (https://www.lanecc.edu/)
  • Linn-Benton Community College (https://www.linnbenton.edu/)
  • Montclair State University (https://www.montclair.edu/)
  • Shoreline Community College (https://www.shoreline.edu/)
  • School of Visual Arts (https://sva.edu/)
  • South Puget Sound Community College (https://spscc.edu/)
  • South University (https://www.southuniversity.edu/)
  • Southern Utah University (https://www.suu.edu/)
  • University of Central Missouri (https://www.ucmo.edu/)
  • University of Colorado at Boulder (https://www.colorado.edu/)
  • University of Florida (https://www.ufl.edu/)
  • University of Maryland - Baltimore County (https://umbc.edu/)
  • Wichita State University (https://www.wichita.edu/)

No dia 11 de abril de 2024, após a finalização do período de inscrição do Programa de Intercâmbio Acadêmico e do Programa de Dupla Titulação para o semestre 2024.2, o Núcleo de Estratégias Internacionais reuniu os alunos selecionados e seus responsáveis para repassar informações e orientações importantes sobre os próximos passos do processo junto às universidades estrangeiras. 

A reunião ocorreu de forma virtual e foi conduzida pelos funcionários responsáveis pela mobilidade acadêmica. Mais de 50 alunos participaram do evento, no qual tiveram a oportunidade de tirar dúvidas iniciais sobre nomeação, aplicação, plano de estudo, cartas de aceitação, formulários, moradia, vistos, etc. 

No dia 9 de abril, o NEI, junto com o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade e do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, promoveu o lançamento da Missão República Tcheca, projeto que visa viabilizar aos participantes, alunos e docentes da Unifor, imersão nas áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo e cultura. A missão, que conta com o apoio da Embaixada do Brasil na República Tcheca, prevê ainda dois dias de visita a importantes conjuntos arquitetônicos vienenses, na Áustria.
 

Reunião com Linköping University sobre possibilidade de parceria.

Realização de Minifeira com universidades americanas nos Colégios Farias Brito e Ari de Sá, nas quais, além da divulgação das instituições participantes, também foram divulgadas as ações de internacionalização da Unifor, prospectando futuros alunos que desejam participar de programas de mobilidade acadêmica.

Participação na Feira das Profissões do Colégio Master, na qual foram apresentadas as diversas oportunidades educacionais disponíveis nos Estados Unidos, assim como os serviços ofertados pelo escritório EducationUSA/Unifor e pelo NEI.

Reunião com Università Degli Studi di Bologna sobre possibilidade de parceria.

 Reunião com Vancouver Film School sobre possibilidade de parceria junto ao curso de Cinema e Audiovisual.

Em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, o NEI recebeu, no dia 21 de março, a embaixatriz da Itália, senhora Elsie Cortese, esposa do embaixador italiano Alessandro Cortese, e comitiva. Na ocasião, foi realizada visita ao Espaço Cultural da Unifor e à Biblioteca de Acervos Especiais, além de conversas sobre os acordos com universidades da Itália e as relações desenvolvidas dentro do âmbito da modalidade acadêmica.

De 20 a 22 de março, a Universidade de Fortaleza sediou o III Encontro de Pesquisa em Estratégia e Sustentabilidade (III EPES). Idealizado pelo Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unifor, a temática desta edição foi “As novas fronteiras dos estudos em Negócios de Impacto Socioambiental (NISA)”.  

O evento visou proporcionar um ambiente de diálogo e debate entre acadêmicos e profissionais acerca do empreendedorismo social, cadeias de suprimentos sustentáveis e NISA. A iniciativa buscou também fortalecer colaborações entre pesquisadores de diversos núcleos de pesquisa de cursos de graduação e pós-graduação em Administração dos estados do Norte e Nordeste. O NEI esteve representando pela Coordenadora Gina Pompeu.
 

De 19 a 21 de março de 2024 foi ofertado o curso Internacionalização das Instituições de Ensino Superior pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior). O curso teve como objetivo demonstrar, na prática, como implementar e desenvolver o processo de internacionalização nas instituições de ensino.

O curso foi dividido em quatro módulos da seguinte forma:

Módulo I - Introdução ao tema da Internacionalização, fornecendo aos participantes reflexões essenciais para identificar as necessidades de suas instituições nesse contexto. Explorou os conceitos fundamentais, razões para a internacionalização e tendências, visando a inserção das instituições de ensino superior no cenário global da educação.

Módulo II - Reflexões sobre os rankings nacionais e internacionais, sobre os indicadores do Ministério da Educação (MEC) e dos demais sistemas de avaliação e de acreditação, com o objetivo de alinhar o processo de Internacionalização com as demandas solicitadas, tornando as IES elegíveis para participação nos processos seletivos.

Módulo III – Abordagem dos seguintes temas: Planos Estratégicos de Internacionalização, Gestão do Processo de Internacionalização, Estrutura Institucional para Desenvolver a Internacionalização, Perfil dos Gestores de Internacionalização, Responsabilidade e Atuação dos Dirigentes para o Efetivo Processo de Internacionalização e Apresentação de Estudo de Caso. 

Módulo IV - Os temas em destaque foram: Potencializando os Resultados da Internacionalização, Alinhando os Interesses Institucionais com os Objetivos da Internacionalização, Missões Acadêmicas ao Exterior, Mobilidade Acadêmica Internacional, Projetos de Pesquisa com Impacto Internacional e a Internacionalização Responsável. 

Desse modo, iniciando com as bases conceituais e passando a temas como o estabelecimento de planos estratégicos de Internacionalização, foram analisadas a estrutura de departamentos que possam dar conta das atividades internacionais e a definição da atuação e do perfil dos gestores encarregados pelo processo, com forte alicerce teórico, mas também com a apresentação de cases de instituições privadas que estabeleceram e consolidaram o seu posicionamento no cenário da educação global.

Ao final verificou-se que o processo de internacionalização da Unifor encontra-se fortemente consolidado e em contínua expansão dada a existência de convênios que englobam cotutela, dupla titulação, pesquisa e colaboração com parceiros internacionais, hospedagem para acadêmicos internacionais, participação em eventos acadêmicos globais, significativa mobilidade docente e discente, serviços de suporte para intercambistas, serviços de tradução e eventos culturais que celebram as diferentes culturas e promovem a compreensão intercultural.

Quanto aos obstáculos para uma plena internacionalização nas IES foi relatado, de forma uníssona, a relutância de diversos setores acadêmicos no compartilhamento de informações.

No dia 15 de março, o NEI reuniu os alunos internacionais e os buddies do semestre 2024.1 no International Picnic, evento informal no qual os participantes aproveitam o ambiente do campus para se conhecer e estreitar laços. Na ocasião, os alunos apresentaram pratos típicos de seus países e trocaram experiências culturais, também relatando as vivências em Fortaleza e na Unifor.  

No dia 12 de março, a Unifor recebeu a visita da Sra. Julie Dumont, Adida Científica do Wallonie-Bruxelles International (WBI), agência responsável pela articulação internacional entre atores diversos para firmar parcerias científicas com instituições da Bélgica. Na oportunidade, o Núcleo de Estratégias Internacionais foi convidado para relatar sobre as experiências já desenvolvidas junto a instituições de ensino belgas, bem como realizar prospecção de novas parcerias.

A Universidade de Fortaleza (Unifor), recebeu, entre os dias 9 e 11 de março, docentes e alunos da Universidade de Ciências Aplicadas de Munique, Alemanha, com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico e fortalecer os laços de colaboração entre as duas instituições de ensino superior. A visita do grupo foi coordenada pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), por meio do curso de Engenharia Civil, e pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI/Unifor).

Durante a visita, houve um momento de integração acadêmica no qual foram abordados diversos temas relacionados a área de engenharia civil e modernização de estruturas de concreto, além da apresentação e explanação do projeto formativo do novo complexo cultural da Unifor (Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz). Na ocasião, também foi apresentado o projeto de construção do atual estádio Castelão e como a tecnologia foi utilizada como aliada no processo de desenvolvimento predial. A universidade estrangeira também contribuiu para o evento relacionando as suas atividades acadêmicas e história do campus. 

Com relação a prospecção de novos convênios relacionados a pesquisa e mobilidade, a Universidade de Ciências Aplicadas de Munique se mostrou disponível e interessada na formação de parcerias para o desenvolvimento de programas conjuntos, principalmente aqueles relacionados as áreas de engenharia civil e arquitetura e urbanismo. 
 

No dia 8 de março, ocorreu a entrega dos diplomas para os alunos (mestrandos e doutorandos de Cursos de Pós-Graduação da Unifor) que participaram do Curso de formação avançada em justiça constitucional e tutela jurisdicional de direitos (Corso di Alta Formazione in Giustizia costituzionale e tutela giurisdizionale dei diritti”) na Università di Pisa, realizado entre os dias de 16 de janeiro a 3 de fevereiro.
 

No dia 2 de março, a convite da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), a Coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais, Professora Gina Pompeu, participou do Encontro Pedagógico Integrado de 2024 da Unifor. O evento, que marcou o início do Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE), contou com a presença de cerca de 900 docentes da instituição. 

O tema deste ano foi "O mundo do trabalho, a sala de aula e a formação profissional no ensino superior: cartografias e aproximações”, com palestra principal conduzida pelo economista, escritor e professor Eduardo Giannetti, PhD em Economia pela Universidade de Cambridge/Inglaterra e docente do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec), e teve como objetivo principal incentivar o corpo docente a participar ativamente da inovação educacional e do aperfeiçoamento contínuo do ensino. 

A presença do NEI no encontro reforça a posição estratégica da Internacionalização para as diretrizes da universidade. Neste sentido, é de estrema importância que os professores tenham conhecimento de que existe, dentro da instituição, um setor que apoia e prepara o corpo docente para um cenário global intercultural e plurilíngue.
 

Realizado em parceria com a Divisão de Assuntos Desportivos (DAD), o International Sports Day visa promover a integração dos alunos da Unifor com os estudantes estrangeiros por meio de atividades recreativas e esportivas. Neste semestre, o evento ocorreu no dia 1º de março, nas quadras da Arena Beach Tennis Unifor.

Em março, foram divulgados os 7 editais referentes ao processo seletivo para os programas de dupla titulação dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Jornalismo e Marketing, nas seguintes instituições: Berlin School of Economics and Law (Alemanha), Deggendorf Institute of Technology (Alemanha), Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia) e Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).

Este processo foi realizado pelas coordenações dos cursos e dos centros envolvidos, em parceria com a equipe do Núcleo de Estratégias Internacionais, entre os meses de março e abril. A seleção foi realizada em duas etapas, sempre observando os critérios objetivos expostos nos editais conjuntos elaborados pela Vice-Reitoria de Ensino (VRE) e pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), números 01 a 07 de 2024.  

A primeira etapa compreendeu a habilitação para inscrição por e-mail e a inscrição online pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade de Fortaleza. A coordenação dos cursos ficou responsável por esta etapa, considerando que o NEI não possui acesso à este sistema.

A segunda etapa consistiu em entrevistas de seleção conduzidas por coordenadores e representantes dos cursos, além da Supervisora da Mobilidade Acadêmica do NEI, Lina Sena. Os candidatos puderam, assim, ser avaliados pelo seu desempenho pessoal e acadêmico, visando a consecução dos fins do edital. 

8 alunos foram selecionados para participar do Programa de Dupla Titulação, sendo distribuídos da seguinte forma:

Curso Nº de Alunos
Administração 3
Ciências Econômicas 2
Comércio Exterior 2
Engenharia de Produção 1

Total: 8 alunos

Sessão Informativa no Colégio Farias Brito, na qual foram apresentadas as diversas oportunidades educacionais disponíveis nos Estados Unidos, assim como os serviços ofertados pelo escritório EducationUSA/UNIFOR e pelo NEI. 
 

Reunião com representantes dos escritórios do EducationUSA no Nordeste e oficiais do Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife, para apresentação, integração e compartilhamento de informações.

Sessão Informativa no Colégio Antares, na qual foram apresentadas as diversas oportunidades educacionais disponíveis nos Estados Unidos, assim como os serviços ofertados pelo escritório EducationUSA/Unifor e pelo NEI.

No dia 20 de fevereiro, no hall de entrada do Centro de Convivência, foi promovido o evento Feira das Nações, que teve como objetivo proporcionar a troca de experiências e networking internacional entre estudantes intercambistas e a comunidade acadêmica da instituição. A feira teve início com um momento de acolhimento, no qual os estudantes estrangeiros compartilharam suas experiências acadêmicas e vivências em seus países de origem.

Neste dia, também aconteceu a cerimônia de Hasteamento de Bandeiras da Alemanha, Áustria, Colômbia, Espanha, França e Suíça, países onde estão localizadas as universidades de origem dos alunos no semestre. Esse gesto simbólico não apenas celebrou a chegada dos 19 estudantes estrangeiros de 6 países diferentes, mas também os acolheu à comunidade acadêmica. As boas-vindas foram conduzidas pelo magnífico Reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu.

Após o início do semestre acadêmico, foi realizada, no dia 5 de fevereiro, uma reunião especial presencial de boas-vindas aos novos alunos internacionais, no qual a equipe reforçou alguns aspectos apresentados na sessão virtual. Com este evento, os novos alunos foram ambientados no Campus e puderam interagir com os demais alunos internacionais e seus buddies. 
 

Reunião do Consórcio Global U8 (GU8), grupo que inclui 8 universidades do Reino Unido, China, Malásia, Coréia do Sul, França, Alemanha, Brasil e Israel e cujo objetivo é promover uma colaboração dinâmica e diferenciada, criando programas curriculares e de pesquisa inovadores, com abordagem voltada para o futuro e atribuindo grande importância ao trabalho em parceria internacional e multicultural, indo além das tradicionais relações bilaterais entre universidades.

Reunião com University of Hull sobre possibilidade de Dupla Titulação.
 

No dia 31 de janeiro, a convite da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação e da Diretoria de Marketing, a equipe do NEI esteve presente na Acolhida dos Calouros 2024.1, oferecendo sessões informativas sobre o setor e sobre os serviços disponibilizados para os alunos, destacando-se o Programa de Intercâmbio Acadêmico, o Programa de Dupla Titulação, o Buddy Program, o Escritório EducationUSA/Unifor, os testes de proficiência e admissão em língua estrangeira e as traduções certificadas.
 

No dia 29 de janeiro, foi promovido uma sessão especial virtual de boas-vindas e orientação para os novos alunos internacionais. A programação incluiu apresentação da equipe do Núcleo de Estratégias Internacionais e um resumo de algumas especificidades gerais da Universidade de Fortaleza, como o processo de matrícula na instituição, o sistema de notas e os horários das aulas. 

A equipe no NEI também abordou algumas questões relacionadas ao visto e a permanência como estudante no Brasil e sobre a vida na cidade de Fortaleza. A intenção da atividade foi reunir os alunos e seus buddies para um momento especial antes do início das aulas, já que nem todos conseguiriam chegar a tempo para a acolhida presencial. Todos os novos alunos internacionais estiveram presentes.

No dia 25 de janeiro, o Núcleo de Estratégias Internacionais reuniu gestores e representantes da Reitoria e Vice-Reitorias para reunião de alinhamento dos Indicadores de Internacionalização da Unifor. Na ocasião, o NEI foi apresentado formalmente para os participantes, bem como foram detalhados os objetivos que serão trabalhados durante o ano de 2024 em parceria com os demais setores. 

Com o intuito de promover treinamento para os novos participantes do Buddy Program no semestre 2024.1, o Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) organizou, no dia 25 de janeiro, uma reunião virtual na qual os alunos Unifor foram informados acerca de suas atribuições e foram apresentados à programação de eventos para o semestre.

No dia 23 de janeiro, o Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) reuniu os alunos Unifor que estão participando do Programa de Intercâmbio Acadêmico no semestre 2024.1, bem como seus pais e responsáveis, para esclarecer dúvidas a respeito das próximas fases e compartilhar informações sobre o calendário acadêmico, visto de estudante, dicas de viagem, período de adaptação, etc. 

Para a ocasião, também foram convidados os coordenadores dos cursos aos quais os alunos estão vinculados, para oferecer suporte acadêmico ao discente e estimulá-lo a ter um bom desempenho visando o aproveitamento das disciplinas cursadas na instituição parceira. Compareceram coordenadores de todos os centros de ciências da universidade.
 

Sessão Informativa em parceria com o Fortaleza Bilíngue, na qual foram apresentadas as diversas oportunidades educacionais disponíveis nos Estados Unidos, assim como os serviços ofertados pelo escritório EducationUSA/Unifor e pelo NEI.

Tira-dúvidas

  • Qual o passo a passo para a Mobilidade Acadêmica estudantil?

    • Primeiro, procure o NEI e demonstre interesse em participar de algum processo envolvendo experiências internacionais;

    • Você realizará um processo seletivo semestral específico, como previsto no Guia Prático para o Aluno Intercambista da Unifor;

    • A equipe de apoio discente do NEI fará uma exposição sobre os Convênios de Cooperação Acadêmica firmados pela UNIFOR ao aluno interessado, quando verificará da conveniência e satisfação do discente. Poderá ainda propor a assinatura de novo convênio com a Instituição de Ensino estrangeira ainda não conveniada. As regras dos convênios disciplinam o deslocamento temporário, duração de um a dois semestres letivos, disciplinas cursadas a serem aproveitadas no âmbito curricular;
    • Caso você seja estudante de Instituição de Ensino estrangeira e queira ter uma experiência na Unifor, mesmo esquema: haverá prévia celebração de Convênio com a Unifor, com deslocamento temporário e duração de um a dois semestres letivos;

    • A duração da mobilidade acadêmica pode ser renovada somente com justificativa;

    • Pagamento de taxas acadêmicas ou administrativas por parte dos estudantes participantes do Programa entre a Unifor e a instituição parceira será acordado no Convênio celebrado entre as duas instituições.
  • Quais critérios me permitem participar do Programa de Mobilidade Acadêmica?

    • Estar regulamente matriculado na Unifor; 

    • No momento da candidatura, ter no mínimo 30% e, no máximo, 70% de conclusão da matriz curricular; 

    • Apresentar bom rendimento acadêmico, com Performance Média Global (PMG) igual ou superior a 7,0; 

    • Comprovar nível de idioma exigido pelo país e pela Instituição de Ensino na qual pretende realizar a Mobilidade Acadêmica; 

    • Não possuir disciplinas reprovadas no histórico escolar da Unifor; 

    • Apresentar passaporte válido com visto adequado pelo prazo mínimo equivalente ao da mobilidade contato da data do embarque – exceto países do Mercosul;

    • Apresentar formulários internos da Unifor preenchidos corretamente;

    • Apresentar carta de recomendação elaborada por professor ou outra autoridade acadêmica; 

    • Apresentar carta de motivação pessoal (motivation letter), na qual você indique os motivos pessoais para participar do intercâmbio e os motivos para a escolha da Instituição de Ensino de destino; 

    • Apresentar Curriculum Vitae atualizado; 

    • Apresentar cópia do histórico escolar da Unifor atualizado com tradução juramentada ou certificada, quando for necessário; 

    • Apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição no Programa de Mobilidade Acadêmica para estudantes da Graduação. 
  • Todos os cursos oferecem possibilidade de intercâmbio?

    Ao realizar os convênios de cooperação, a abrangência envolve todas as especialidades da Universidade de Fortaleza; Mesmo que a instituição de ensino parceira não possua o mesmo curso da Unifor, há possibilidade de intercâmbio quando o curso for correlato; Assim, embora o estudante faça disciplinas na instituição parceira que não serão aproveitadas na matriz curricular na Unifor, elas enriquecerão o currículo dele.
  • Existem disciplinas na Unifor ofertadas em outros idiomas?

    • A quantidade depende de cada semestre;
    • No momento, todas são lecionadas apenas em inglês;
    • A Universidade de Fortaleza foi a primeira universidade do Ceará a ofertar disciplinas em inglês para alunos regulares e alunos internacionais.

    Clique aqui e saiba mais 
  • De que forma se dá o visto de estudante?

    Depende do processo de cada país, mas normalmente se segue um passo a passo;
    • Inscrição na Unifor no programa de intercâmbio;
    • Envio de documentos para Universidade parceira;
    • Análise da documentação por parte da Universidade;
    • Emissão de carta de aceitação;
    • Entrada no visto – direcionamento para o Consulado responsável.
  • Mesmo sendo aprovado no processo seletivo, posso não participar do intercâmbio?

    Sim. A aprovação do estudante não garante a realização da Mobilidade Acadêmica. Esta depende da aceitação por parte da Instituição de Ensino de destino.
  • Existem outros programas além do intercâmbio Fluxo Contínuo?

    Sim, o NEI promove programas sazonais além do intercâmbio Fluxo Contínuo;

    O interessado nesses programas passará por processo seletivo específico, de acordo com edital publicado no site da Unifor, com aprovação do NEI e da Reitoria; Requisitos para inscrição, cronograma, vagas oferecidas, critérios de seleção e demais detalhes estarão disponíveis.
  • Fui aprovado no Programa de Mobilidade Acadêmica, e agora?

    É obrigatória a solicitação de visto estudantil para a representação consular do país de destino com exceção de estudantes com dupla cidadania ou de países do Mercosul; Também é obrigatória a contratação pelo estudante de apólice de seguro-saúde, acidentes pessoais e repatriação em próprio favor para participação no Programa; - O estudante deve encaminhar ao NEI em até 60 dias após o início da Mobilidade Acadêmica o Plano de Estudo Definitivo; Neste Plano, deve haver os Planos de Ensino das disciplinas a serem cursadas, assim como o Certificado de Chegada nas instituições de ensino.
  • Voltei da Mobilidade Acadêmica, o que faço?

    • Prepare as assinaturas: ementas, programas, carga horária, médias de aprovação, enfim, todos os documentos comprobatórios da Mobilidade Acadêmica Internacional devem estar assinados pelas autoridades superiores da Instituição de Ensino na qual você realizou o intercâmbio; 

    • Esses documentos devem estar em papel timbrado e precisam estar traduzidos para o português por meio de tradutor juramentado. Isso garantirá o aproveitamento das disciplinas; 

    • Detalhe importante: o período em que você se encontrar em Mobilidade Acadêmica não é computado para efeito de contagem do prazo máximo de integralização curricular. 
  • Posso estagiar durante o intercâmbio?

    Sim, é permitida a realização de período de estágio durante o Programa de Mobilidade Acadêmica; Esse estágio pode ser de natureza obrigatória ou não, desde que aprimore a formação do estudante e esteja previsto no Plano de Estudo do aluno e aprovado pelo Coordenador do curso de graduação do qual ele faz parte.
  • Posso aproveitar os estudos enquanto estiver no intercâmbio?

    Sim, desde que observado o limite máximo de 25% do total de carga horária do curso;

    • O aproveitamento é possível mediante apresentação de documentos que comprovem aprovação nas disciplinas e o conteúdo programático; 

    • No caso de estágio, são necessários documentos que comprovem a realização das atividades planejadas. Estas serão analisadas e decididas pela Coordenação do Curso, seguindo diretrizes institucionais e a legislação vigente; 

    • As disciplinas cursadas com aprovação deverão ser aproveitadas desde que tenham carga horária e conteúdo programático compatíveis ao currículo da Unifor em, no mínimo, 50%, de acordo com análise das Coordenações dos Cursos de Graduação; 

    • Caso o crédito cursado não comporte equivalência devido à natureza do curso, ele pode ser aproveitado como atividade complementar; 

    • A possibilidade acima só pode ser realizada se estiver em conformidade com o regulamento de Atividades Complementares próprio dos cursos de Graduação. 
  • Sou estudante de instituição de ensino estrangeira e quero ter uma experiência na Unifor

    • A participação no Programa de Mobilidade Acadêmica é possível mediante prévia celebração de Convênio de Intercâmbio; 

    • Isto feito, serão observados os seguintes critérios de elegibilidade: 

    • Estar regularmente matriculado na Instituição de Ensino de origem; - Comprovar bom rendimento acadêmico por meio de histórico escolar; - Apresentar Plano de Estudo preliminar com as atividades acadêmicas a serem realizadas na Unifor – incluindo estágio, se necessário; 

    • Apresentar passaporte válido com visto adequado pelo prazo mínimo equivalente ao prazo da mobilidade – exceção a alunos brasileiros e alunos oriundos dos países do Mercosul; 

    • Apresentar carta de recomendação elaborada por um professor ou outra autoridade acadêmica da Instituição de Ensino de origem; 

    • Apresentar carta de motivação pessoal (motivation letter) na qual você indique os motivos pessoais para participar do intercâmbio e os motivos para escolha da Unifor;
     
    • Apresentar Curriculum Vitae atualizado; 

    • Apresentar os formulários internos da Unifor preenchidos corretamente; - Observar os prazos estipulados pela Unifor para entrega de documentos. - O NEI acompanhará todas as atividades acadêmicas realizadas por você durante o período de Mobilidade Acadêmica na Unifor; 

    • É permitida a realização de estágio durante o período de Mobilidade Acadêmica desde que haja previsão no Programa de Mobilidade ao qual você está vinculado e desde que não haja prejuízo às duas atividades acadêmicas;

    • Ao término da Mobilidade Acadêmica, o NEI oferecerá a você o histórico escolar em papel timbrado e assinado pelas autoridades competentes com as respectivas notas finais, bem como as ementas das disciplinas cursadas. 
  • E quanto às despesas com o intercâmbio?

    • Serão por conta do estudante – inclusive as de obtenção do visto de permanência no país, sem prejuízo de bolsas que possa obter das agências de fomento nacionais e estrangeiras; 

    • Além disso, fique esperto: é obrigatória a contratação pelo estudante de apólice de seguro-saúde, acidentes pessoais e repatriação para participação no programa. 
  • Sou estudante de instituição estrangeira, quero estudar na Unifor, mas não possuo convênio

    Dessa forma, a Mobilidade Acadêmica é possível apenas por meio do programa Free Mover; Nele, você deverá pagar todas as taxas cabíveis na Unifor, além de contar com o parecer do coordenador do Curso, concordância da respectiva Unidade Acadêmica e aprovação da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação.

Quem expandiu horizontes, recomenda

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“Sempre tive o sonho de morar fora. Fiz dupla titulação no Deggendorf Institute of Technology e a Unifor, por meio do NEI, me deu muito apoio. O Núcleo se preocupa e colabora do inicio ao fim da viagem"

Thaís Escóssia, 21 anos
Estudante de Comércio Exterior Unifor

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“Viver a experiência do intercâmbio em Santiago de Compostela, na Espanha, tem sido incrível. O NEI sempre foi muito prestativo em querer me conectar com a melhor universidade de destino possível e isso me impressionou muito”.

Pedro Fairbanks, 21 anos
Estudante de Direito Unifor

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“Fui para a Universidade de Aveiro, em Portugal. O incentivo por parte de colegas e do NEI foram fundamentais para que desse passos em direção à minha realização. Sem o NEI, não acredito que teria conseguido.”

Ester Feijó, 24 anos
Estudante de Psicologia Unifor