Dois é bom, mas três é melhor ainda

seg, 22 julho 2024 17:40

Dois é bom, mas três é melhor ainda

Unifor amplia programa e estudantes dos cursos da área de gestão podem obter até três diplomas de graduação em menos tempo, permitindo maior inserção e mais possibilidades de atuação no mercado de trabalho


Além de terminar as formações em menos tempo, alunos transferidos para a Unifor ou graduados na instituição contam com 20% de desconto no novo curso (Foto: Ares Soares)
Além de terminar as formações em menos tempo, alunos transferidos para a Unifor ou graduados na instituição contam com 20% de desconto no novo curso (Foto: Ares Soares)

Em um mercado complexo, que traz uma demanda crescente pela interdisciplinaridade e exige profissionais cada vez mais especializados e qualificados, a oportunidade de combinar duas ou três formações é ouro. Por isso, a Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, amplia as possibilidades para quem deseja vivenciar múltiplas atuações e ampliar suas chances de empregabilidade.

O programa de dupla-graduação agora também é triplo e oferece um atalho precioso, com economia de tempo e dinheiro, para quem sonha em conquistar dois ou até três diplomas na área de gestão.

Acontece assim: o aluno se matricula no primeiro curso e conta com todo o apoio da coordenação para selecionar disciplinas que tenham maior aderência para sua segunda e terceira graduação. Após a conclusão, você ingressa no segundo curso como graduado e aproveita as disciplinas em comum.

Também é possível fazer dois cursos ao mesmo tempo, mas fique atento: eles precisam ocorrer em turnos diferentes. Dependendo da sua escolha, duas graduações que durariam oito anos podem ser finalizadas em até cinco anos e meio. Há a possibilidade ainda de concluir três graduações em seis anos e meio, a depender da trilha escolhida. E o melhor: transferidos ou graduados na Unifor contam com 20% de desconto no novo curso.

“O programa está ancorado em um modelo de matrizes sinérgicas que viabiliza um aproveitamento de disciplinas, reduzindo o tempo de formação quando se trata de uma segunda ou terceira graduação. Desta forma, o aluno poderá fazer até três cursos, desde que sejam no eixo de gestão”, explica a diretora do Centro de Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor, Danielle Coimbra.

Quem já optou por mais de um diploma de graduação conta, a seguir, como um novo curso tem ajudado a construir seus planos de carreira e aberto novos interesses e possibilidades de atuação. Vamos conhecê-los?

Unir administração e contabilidade para gerir o negócio da família

Yonara Maranhão visitou muitos stands da Feira das Profissões Unifor antes de decidir cursar Administração. “Fui aquela pessoa que passou pegando panfletos em todos”, conta. Encantada pela estrutura da Universidade, escolheu uma graduação que lhe desse ferramentas para ajudar os pais no comércio da família, uma loja de materiais de construção. “Eu queria, de alguma forma, ajudá-los”, diz.

Mas, ao longo do curso, ela quis se aprofundar e expandir seus conhecimentos na área de gestão. Escolheu então ingressar como graduada em Ciências Contábeis. Para isso, contou com a ajuda de profissionais da Unifor, que estudaram os planos de ensino e a auxiliaram com as disciplinas para um melhor aproveitamento.


Yonara Maranhão optou pela dupla graduação na Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

Vou conseguir terminar bem antes do que pensei”, diz Yonara, que hoje está no equivalente ao 6º semestre de Contábeis e conseguiu um desconto para seguir sua jornada pelo segundo diploma. “Estou tendo que dar um pouco mais de atenção a esse novo curso, pois ainda estou me adaptando. Faz um semestre que comecei”, conta.

Ela espera, com as duas formações, ter conhecimento suficiente para assumir a empresa da família. “Quero cumprir com êxito a minha profissão no mercado e, quem sabe, ter a minha própria empresa”, diz a graduanda, que não descarta a possibilidade de buscar um terceiro diploma no futuro. “É sempre bom ter mais conhecimento em algo, acredito que quanto mais conhecimento na área, melhores serão as propostas”, acrescenta.

+ LEIA | Dois diplomas, infinitas possibilidades

Uma boa chance para complementar a formação e abrir possibilidades

Emilio Viana Filho saiu do ensino médio diretamente para o curso de Comércio Exterior na Unifor. Tinha dúvidas sobre qual carreira deveria seguir, mas escolheu esta graduação por gostar de diferentes culturas e idiomas. “Quando eu conheci o comércio exterior, achei que era a oportunidade de juntar tudo isso. Mas sempre tive uma pulga atrás da orelha, vamos dizer assim, com economia”, conta.

Ele chegou a estudar Comércio Exterior e Ciências Econômicas simultaneamente em duas universidades distintas, mas acabou tendo que trancar uma delas. Foi aí que começou a ouvir dos colegas a possibilidade da dupla graduação na própria Unifor, com uma grade sinérgica que otimiza o investimento de tempo e dinheiro. “Falei: caraca, interessante!”, diz.

Quando terminou ComEx, ele não pensou duas vezes antes de correr atrás do segundo diploma. “Cursando Comércio Exterior, notei que teriam coisas que a graduação em Economia me acrescentaria em muito para poder avaliar projetos e futuros empreendimentos que eu poderia participar”, afirma Emilio, que também tinha forte interesse em estudar economia social.

No segundo curso, seus horizontes se ampliaram ainda mais. No momento, o aluno está interessado em mergulhar no mercado financeiro, integrando até mesmo um grupo de estudo dentro da Universidade. 

Vi essa oportunidade de complementar a minha formação”, celebra. “Na Unifor, uma coisa boa é que fazemos muitas disciplinas entre os cursos ali do CCG, como Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Administração. Então, eu já tinha uma boa noção de tudo e acho que isso facilitou a minha vida”, acrescenta.

Além das duas graduações, Emilio se prepara para buscar uma titulação internacional na Alemanha. “Em setembro, além da dupla graduação, eu vou fazer dupla titulação também, no Deggendorf Institute of Technology”, conta. A ideia é passar um ano lá e depois concluir o segundo curso no Brasil.

Este é, aliás, outro diferencial da Unifor: a dupla titulação internacional. O estudante pode, em cinco anos e meio, sair da Universidade com duas graduações e três diplomas, sendo dois nacionais e um internacional.

No futuro, Emilio pretende trabalhar com consultoria para internacionalização. “Acho que a minha graduação adicional como economista me qualifica para isso. Mas também tenho ficado muito interessado na parte de mercado financeiro”, salienta. Para o aluno, a área da gestão tem muita intercomunicação e ter mais de uma graduação pode ser um diferencial relevante no mercado de trabalho.


“Quem vai trabalhar com o comércio exterior, com a economia, com a administração, muito provavelmente vai precisar estar ciente das áreas correlatas. Então, a comunicação entre os cursos, esse aprofundamento que temos possibilidade de fazer na dupla graduação, é importantíssimo”Emilio Viana Filho, bacharel em Comércio Exterior e graduando em Ciências Econômicas

Da graduação tecnológica ao bacharelado

Thayná de Medeiros ingressou na Unifor para cursar a graduação tecnológica em Design de Moda. “Escolhi a Universidade principalmente pela estrutura e porque achei o currículo do curso bem completo e rico”, relembra. Mas, durante a jornada acadêmica, ficou sabendo que poderia optar por uma dupla graduação justamente no momento em que o bacharelado em Moda era introduzido na instituição.

Ela não titubeou. “Sempre tive em mente quão necessário é estudar e desenvolver mais o conhecimento, por isso busquei fazer, além do tecnológico em Design de Moda, o bacharelado em Moda”, explica.

A aluna terminou o primeiro curso e logo se matriculou no segundo. Neste movimento, sentiu a necessidade de aumentar a dedicação à medida que investia mais tempo. A expectativa é de que ainda neste ano ela acumule os dois diplomas, com um total de três anos e meio dedicados aos cursos.

Os sonhos profissionais de Thayná estão ganhando forma com o conhecimento que adquiriu. “Desejo muito trabalhar na área de modelagem, criação e me desenvolver para a docência”, planeja. Por isso, ela tem aproveitado todas as oportunidades que a Unifor oferece, de monitoria a programa de embaixadores.


“Ter duas graduações já demonstra tanto meu comprometimento quanto minha persistência, e isso por si só já atrai muitos olhares, mas o maior benefício vem de ter mais tempo para poder abraçar todas as oportunidades de estudo, concursos e projetos”Thayná de Medeiros, graduada em Design de Moda e aluna do curso de Moda

Para a aluna, acumular duas ou três graduações é um diferencial importante no mercado. “A capacitação além do básico trazida por ter duas graduações é além de um diferencial, algo que enriquece o profissional”, defende. E a Unifor oferece atalhos para conquistar o objetivo, com flexibilidade de horários e apoio para o melhor aproveitamento possível das disciplinas.

Visão holística para decisões estratégicas

Depois de se formar em Comércio Exterior na Unifor, Ana Luiza Cavalcante decidiu abraçar o programa de dupla graduação, que havia conhecido nos primeiros meses na Universidade. “Era uma oportunidade imensa”, lembra. Ela ingressou no curso de Ciências Econômicas depois de passar a primeira formação inteira avaliando qual seria a melhor escolha para um segundo diploma.

Queria ampliar os conhecimentos para, no futuro, assumir um cargo de liderança e gestão em empresas. “Mudei várias e várias vezes de opinião, porém eu sabia que teria que ser algo entre as disciplinas que eu já estava fazendo e que pudesse somar na minha carreira profissional”, explica.

A escolha pela Economia tem exigido uma dedicação extra pela complexidade dos conteúdos. Como já atua no mercado de trabalho, Ana Luiza espera conseguir o segundo diploma em dois anos. Ao todo, seriam duas graduações em seis anos. Tudo faz parte de uma estratégia para somar conhecimentos que ajudem a realizar o sonho de ser bem sucedida como gestora.


“Com duas graduações, a base de conhecimento do profissional se torna maior em diferentes áreas. Hoje em dia, isso é essencial, pois cada vez mais o profissional precisa de diferentes habilidades em um cargo”Ana Luiza Cavalcante, graduada em Comércio Exterior e aluna de Ciências Econômicas

Para a aluna, a dupla graduação dá mais versatilidade e flexibilidade ao profissional, além de ser um diferencial em processos seletivos. Outro benefício apontado por ela é a possibilidade de ampliar o networking em diferentes áreas correlatas. “Por tudo isso, espero ter um retorno profissional positivo”, diz.

Ana Luiza acredita que a área de gestão exige uma compreensão ampla de diversas disciplinas, como economia, finanças, marketing, operações, entre outras. “Uma dupla graduação permite que os profissionais adquiram conhecimentos em áreas complementares, fornecendo uma visão holística que facilita a tomada de decisões estratégicas”, pontua.

Ela espera que a experiência a ajude a se adaptar em ambientes multifuncionais, onde é necessário colaborar com equipes de diferentes especialidades e entender suas necessidades e desafios.

Formação consistente e flexível para abrir novos caminhos

O mundo da gestão envolve um mercado complexo e dinâmico, no qual ter repertório é fundamental para a atuação profissional. Neste contexto, a Unifor oferta aos alunos da área de gestão possibilidades que visam enriquecer os conhecimentos para que se destaque no campo em que pretende atuar.

“O modelo de matrizes e oferta para o eixo de gestão foi criado para viabilizar uma formação consistente, mas ao mesmo tempo flexível, com trilhas que fomentam outras possibilidades para os profissionais em formação”, explica a diretora do CCG, Danielle Coimbra.

Ela lembra que tempo é um recurso escasso para qualquer ramo de atuação hoje em dia, e a oportunidade de finalizar duas graduações em aproximadamente cinco anos e meio é um mega diferencial. Imagine só poder ter três diplomas em cerca de seis anos e meio?!

“O percurso pode ser pensado previamente pelo estudante, que direciona sua jornada acadêmica e profissional com foco nos objetivos que pretende atingir e nas áreas em que pretende atuar”, pontua Danielle. O aluno poderá fazer até três cursos, desde que sejam da área de gestão. Ou seja, eles poderão escolher entre seis graduações:

No programa de dupla graduação, além das formações listadas acima, os estudantes podem ainda optar por Marketing (tecnólogo ou bacharelado), Moda e Design de Moda.

Para desenhar e cumprir a jornada universitária da melhor forma possível, o discente conta com o suporte das coordenações dos cursos, que estão prontas para elaborar um planejamento de matrícula a médio e longo prazos, considerando inclusive a realidade do aluno dentro das possibilidades do programa.


“O aluno que escolhe a Unifor poderá em cinco anos e meio sair da universidade com duas graduações e três diplomas, sendo dois nacionais e um internacional. Para nós, esse é um dos grandes diferenciais do nosso programa, a sinergia de matrizes curriculares, que permite melhor e maior inserção de nossos alunos no cada vez mais competitivo mercado de trabalho e com experiência acadêmica internacional”Danielle Coimbra, diretora do CCG

Por exemplo, se um aluno deseja cursar Ciências Contábeis depois que concluir o curso de Administração, a coordenação já vai monitorar quais as disciplinas da segunda graduação que poderão ser cursadas na primeira.

“Ao antecipar, ele já ganha praticamente um semestre, porque em média ofertamos cinco disciplinas por semestre”, explica Danielle. Logo após receber o diploma de administrador, o aluno ingressa na segunda graduação aproveitando tudo que é comum aos dois cursos. É assim que ele consegue concluir os dois cursos em cinco anos e meio e não mais em oito anos.