Unifor oferece caminho mais curto para dupla e tripla graduações

ter, 2 julho 2024 17:29

Unifor oferece caminho mais curto para dupla e tripla graduações

Os cursos são todos da área da gestão e quem opta ainda tem direito a descontos de até 20%

O aluno pode escolher entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Economia, Finanças e Negócios (Foto: Roberio Castro)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, ampliou as possibilidades para quem quer vivenciar múltiplas atuações no mercado de trabalho. Agora, além de realizar duas graduações em menor tempo e com descontos na mensalidade, o aluno poderá fazer até três cursos, desde que sejam da área de gestão.

Os acadêmicos poderão escolher três dentre seis graduações: Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Economia, Finanças e Negócios. Caso o aluno seja transferido ou já tenha uma primeira graduação na Unifor, terá direito a 20% de desconto na segunda e terceira graduações.

A diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), professora Danielle Coimbra, afirma que não existe mágica para encurtar a jornada dentro da universidade. Ela ressalta que o fato de todos os cursos serem de uma mesma área facilita o aproveitamento de disciplinas: “uma boa parte das disciplinas do curso de Administração é comum aos demais e isso contribui para a redução no tempo de duração da segunda e terceira graduações”.

Ela cita, por exemplo, o caso do trio formado pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Negócios: em vez de 11 anos, o aluno poderá cursá-los em 6 anos e meio, ou 13 semestres.

Opções de dupla graduação

No geral, existem duas opções para os alunos cumprirem a dupla graduação. A primeira possibilidade permite que o aluno ingresse em dois cursos concomitantemente. Ele consegue fazer isso quando as duas graduações que ele escolheu tiverem oferta em turnos diferentes. Administração e Ciências Contábeis, por exemplo, têm oferta em dois turnos. Então, se o aluno quer fazer Administração e qualquer um desses outros cursos que são ofertados à noite, ele consegue. Nesse caso, entretanto, ele terá que passar por dois processos seletivos diferentes, ou seja, terá duas matrículas.

Danielle Coimbra ressalta que o aluno terá o suporte da coordenação dos cursos para cumprir a jornada da melhor forma possível. “Após informar o ingresso em dois cursos, o estudante conta com o apoio das coordenações para elaborar um planejamento a médio e longo prazos de matrículas de disciplinas, considerando inclusive a realidade do aluno: se ele tem condição, por exemplo, de fazer grade cheia ou não. A coordenação é fundamental nesse processo de orientação e ajuste da matrícula”, acrescenta.

A segunda opção é o ingresso no segundo curso logo após a conclusão do primeiro. “O aluno consegue concluir a primeira graduação já antecipando algumas disciplinas obrigatórias da segunda, porque algumas dessas disciplinas obrigatórias são optativas da primeira graduação. Assim, ele vai ganhando tempo e somando disciplinas que serão aproveitadas no futuro, na segunda graduação”, explica a professora Danielle Coimbra.

Como exemplo, ela cita o aluno que tem interesse em cursar Administração e Ciências Contábeis ou vice-versa. “Com auxílio da coordenação do curso, ele já vai vendo quais as disciplinas da segunda graduação poderão ser cursadas na primeira. Ao antecipar, ele já ganha praticamente um semestre, porque em média ofertamos cinco disciplinas por semestre. Logo após receber o diploma de administrador, ele ingressa na segunda graduação já aproveitando tudo que é comum aos dois cursos. A partir daí, ele vai fazer só as específicas de Ciências Contábeis que estão pendentes, conseguindo concluir os dois cursos em cinco anos e meio e não mais em oito”, explica.

Segundo a diretora do CCG, a maior parte dos alunos que participa do Programa de Dupla Graduação escolhe a segunda opção: espera concluir o primeiro curso para só então ingressar no segundo. “As possibilidades são várias, mas em todas elas o aluno terá sempre o suporte e a orientação das coordenações. É como se a Unifor de fato criasse um percurso de formação para os alunos da dupla e tripla de acordo com a realidade deles. Isso já não podemos fazer, por exemplo, com os cursos de comunicação, como Jornalismo e Publicidade e Propaganda, porque eles não têm um tronco comum entre si”, frisa.

Tripla graduação em menos tempo

A tripla graduação segue o mesmo raciocínio da dupla, com a diferença de que, em vez de dois, serão três cursos. Além disso, o aluno terá as mesmas opções da dupla graduação, só que, para fazer a terceira, ele terá que ter concluído necessariamente as duas primeiras. “Se o aluno fizer, por exemplo, Administração e Ciências Contábeis concomitantemente, ele vai concluir os dois em menos tempo, cerca de quatro anos e meio, e já entraria na terceira graduação. E com mais um ano e meio ou dois anos, o aluno concluirá a terceira, dependendo do curso que ele escolher”, complementa.

Dupla titulação internacional

Outro diferencial dos cursos de gestão do CCG é a dupla titulação internacional. A professora Danielle Coimbra explica que, além de diplomas em Administração e Ciências Contábeis da Unifor, o aluno também poderá obter o diploma em Administração pela Berlin School of Economics and Law, da Alemanha. “O aluno que escolhe a Unifor poderá, em cinco anos e meio, sair da universidade com duas graduações e três diplomas, sendo dois nacionais e um internacional. Para nós, esse é um dos grandes diferenciais da Universidade: a sinergia de matrizes curriculares, que permite melhor e maior inserção de nossos estudantes no cada vez mais competitivo mercado de trabalho”, enfatiza.