Unifor promove I Colóquio Antirracista em alusão ao Dia da Consciência Negra

Unifor promove I Colóquio Antirracista em alusão ao Dia da Consciência Negra

O evento contará com workshops, intervenções culturais, mesas de conversa e mostra de cinema


O Coletivo Negrada é o primeiro grupo de alunos negros promovendo cultura negra e consciência antirracista no campus da Universidade de Fortaleza (Foto: Divulgação)
O Coletivo Negrada é o primeiro grupo de alunos negros promovendo cultura negra e consciência antirracista no campus da Universidade de Fortaleza (Foto: Divulgação)

O Coletivo Negrada Educa, em parceria com a turma de Psicologia Social II e o Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - promove, no dia 22 de novembro, o I Colóquio Antirracista. O evento acontecerá no auditório da Biblioteca da Unifor, das 7h30 às 17h, e tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre práticas antirracistas, com foco no fortalecimento da rede de pesquisadores, profissionais e estudantes comprometidos com a luta contra o racismo.

A programação é aberta ao público e contará com workshops, mesas de debate, intervenções culturais e uma mostra de cinema, abordando temas como o letramento racial, a valorização da cultura negra e a promoção da equidade social. 

“Pretendemos trazer debates que versem sobre a luta antirracista, com um olhar integral à população negra. O compromisso do colóquio com o antirracismo parte da compreensão de que a violência racial se estende para as mais diversas camadas sociais”, comenta Vinícius Pereira, aluno do 8° semestre de Psicologia e um dos coordenadores do coletivo Negrada Educa.

Organizado pelo Coletivo Negrada, grupo de alunos negros da Unifor, com o apoio da turma de Psicologia Social II, coordenada pela professora Kaline Lima, o evento trará diversas dinâmicas inspiradas em práticas antirracistas, incitando o letramento racial e, consequentemente, uma conscientização acerca dessas violências, à medida em que valoriza a cultura e os saberes da população negra. 

Atividades e programação 

A abertura ocorrerá às 8h, seguida por um Slam de Poesia, com a participação de artistas negros, que trarão reflexões sobre identidade e resistência. Às 9h30 será realizado um workshop de estratégias antirracistas, proporcionando aos participantes ferramentas para implementar ações como essa no cotidiano. 

À tarde, o evento contará com duas importantes mesas de debate. A primeira, às 14h, discutirá a “Organização Negra nas Universidades”, explorando a importância de coletivos e fóruns negros no ambiente acadêmico e suas repercussões sociais. Às 15h30, acontecerá a mesa sobre a “Saúde da População Negra”, com foco nos impactos do racismo na saúde física e mental e práticas de autocuidado.

Além disso, a Feira Negra de Fortaleza, que apoia o afroempreendedorismo, estará presente com bancas de produtos afrocentrados, oferecendo mais uma oportunidade de valorização da cultura e do empreendedorismo negro.


Coletivo Negrada em aula aberta sobre racismo (Foto: divulgação) 

A iniciativa conta também com a Mostra “Mundo Black Fortal”, instalada no hall do Centro de Convivência, que estará em exposição durante o dia 22 de novembro com cartazes exibindo personalidades e projetos de pessoas negras. No mais, o evento contará com uma programação audiovisual, em parceria com o curso de Cinema da Unifor, intitulada Mostra “Afrovisual” com exibição às 18h de um filme, na Videoteca da universidade, dirigido e protagonizado por pessoas negras, seguido por um debate. 

Mês da Consciência Negra

O I Colóquio Antirracista será realizado em um período simbólico para a população negra, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou pela liberdade dos negros no País. Nesse contexto, o evento busca discutir as problemáticas do racismo estrutural e promover uma conscientização sobre a importância da luta antirracista no Brasil contemporâneo, com foco nas dinâmicas raciais que afetam a comunidade negra em diferentes esferas da sociedade, incluindo o ambiente universitário.

O Coletivo Negrada da Unifor foi criado em 2022 por Magi do Carmo e Dhara Amorim, e é o primeiro grupo de alunos negros da Universidade de Fortaleza dedicado à promoção da cultura negra e à conscientização antirracista no campus. A coordenação do coletivo, além de suas fundadoras, inclui Vinícius Pereira (Psicologia), Vinícius Pires (Jornalismo) e Fernando Pinto (Psicologia), com apoio institucional da TV Unifor e do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). 

“O coletivo é uma plataforma antirracista que tem crescido bastante e que tem este compromisso de levar, ativamente, o letramento racial para os mais diversos ambientes. Afinal, todos os espaços demandam de uma valorização da negritude, além de uma compreensão, e  consequente mobilização, frente ao racismo”, ressalta Vinícius.

Com uma agenda de atividades voltadas para o letramento racial, o coletivo realiza grupos de estudos, como o “Negritude e Antirracismo”, e intervenções culturais, como palestras, mostras de cinema e feiras de afroempreendedorismo. Essas ações têm o objetivo de valorizar a produção intelectual e artística negra, promover a visibilidade de artistas periféricos e contribuir para a desconstrução de estereótipos raciais na universidade.

PROGRAMAÇÃO
Mostra Mundo Black Fortal
No hall do Centro de Convivência, o dia todo.

Mostra de cinema Afrovisual
Na Videoteca, às 18h.

Feira de Empreendedorismo
Na praça ao lado do Centro de Convivência, durante o período da manhã e tarde.

MANHÃ - AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA
7h30 às 8h - Credenciamento
8h às 8h30 - Cerimonial de abertura do evento
8h30 às 9h30 - Slam de Poesia Negra - Apresentação Artística
9h30 às 11h30 - Workshop de Estratégias Antirracistas

TARDE - AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA
13h30 às 14h - Credenciamento
14h às 15h20 - Mesa 1: organização negra nas universidades 
15h30 às 17h20 - Mesa 2: saúde da população negra
17h30 - Coffe-break no Hall Externo da Biblioteca

INTERVALO

NOITE - VIDEOTECA
18h - Mostra de Cinema Negro
Curadoria: Maria Gizele do Carmo e Mariana Costa.

SERVIÇO

I Colóquio Antirracista
Data: 22 de novembro
Horário: das 7h30 às 17h
Local: confira na programação
Inscrições: clique aqui!
Mais informações: acesse aqui