Unifor realiza evento sobre monitoramento ambiental na construção do Complexo Cultural Yolanda Queiroz

Unifor realiza evento sobre monitoramento ambiental na construção do Complexo Cultural Yolanda Queiroz

A iniciativa, promovido pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, tem como objetivo apresentar as primeiras atividades realizadas para adequação às condicionantes ambientais estabelecidas na licença de instalação da obra


Diversas iniciativas com foco na sustentabilidade estão sendo implantadas na construção do Complexo (Imagem: maquete virtual)
Diversas iniciativas com foco na sustentabilidade estão sendo implantadas na construção do Complexo (Imagem: maquete virtual)

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - promove, no dia 19 de novembro, às 17h20, o evento “Implementação do Monitoramento Ambiental da Obra no Complexo Cultural Yolanda Queiroz”, organizado pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Realizado no auditório A2, a iniciativa objetiva compartilhar as primeiras ações de monitoramento ambiental definidas pelo Termo de Referência e as condicionantes estabelecidas pela licença de instalação do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz.

A apresentação será conduzida pelo engenherio agrônomo José Itamar Frota Júnior e o biólogo Francisco Hélio Pimenta Teófilo Neto, ambos professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, acompanhados das alunas Maria Juliana Moreira Maciel e Naara Silva Queiroz Menezes, que estão realizando estágio na obra do Complexo.

A construção atende aos critérios ambientais estabelecidos pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA). Professores e alunos da Engenharia Ambiental e Sanitária estão monitorando as ações, em uma iniciativa que integra o Projeto de Engajamento Pedagógico, permitindo o desenvolvimento prático nas disciplinas, bem como o aprimoramento de habilidades profissionais e interpessoais dos estudantes.

Obra sustentável

A Fundação Edson Queiroz demonstra preocupação com o meio ambiente ao longo de todo o processo de construção, adotando práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais. Entre essas iniciativas está o uso da tecnologia BubbleDeck, sistema estrutural inovador que reduz a quantidade de concreto e aço e elimina a necessidade de madeira para fôrmas, contribuindo para a preservação de recursos naturais. Outro ponto importante é a reutilização de concreto reciclado (resíduo reciclado de construção e demolição - RRCD), proveniente da demolição do antigo Centro de Convenções, que foi aproveitado na construção de novos estacionamentos.

+ Fundação Edson Queiroz utiliza sistema inovador na construção do Complexo Cultural que torna a obra mais sustentável

Além dessas ações, o projeto envolve práticas de manejo sustentável para espécimes vegetais e cuidados com animais encontrados no local, que recebem tratamento nos consultórios acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unifor. O projeto contempla a instalação de placas solares nas coberturas do Complexo, além de promover o transporte e o tratamento adequado de resíduos sólidos durante a obra. Essas iniciativas sustentáveis são oportunidades valiosas de aprendizagem para alunos de graduação e pós-graduação, que acompanham e participam de todas as fases da execução do projeto.

Serviço

“Implementação do Monitoramento Ambiental da Obra no Complexo Cultural Yolanda Queiroz”
Data: 19 de novembro de 2024
Horário: 17h20
Local: Auditório A2