Nova rota de turismo comunitário no bairro Serviluz é apresentada em feirinha na Unifor
“Rota da Luz” é um projeto do curso de Publicidade e Propaganda, criado pelos alunos da disciplina de Laboratório de Cenários Midiáticos
A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promoverá no dia 29 de novembro, das 7h30 às 12h, uma feirinha no bosque do Bloco N como parte de uma iniciativa desenvolvida pelos alunos da disciplina de Laboratório de Cenários Midiáticos, do curso de Publicidade e Propaganda.
A ação acontece em colaboração com o Instituto Metamorfose - ONG cearense apoiada pela Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas, trabalhando por meio de uma rede de organizações não-governamentais com mais de 2 mil líderes sociais em todo o Brasil.
A feira é resultado do projeto de uma nova rota de turismo comunitário no bairro Serviluz, intitulada “Rota da Luz”, que busca promover a rica cultura do local, integrando moradores e empreendedores da região. A programação será uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer de perto os trabalhos realizados pelos empreendedores locais, além de proporcionar um espaço de interação entre os visitantes e os moradores.
A feirinha também contará com a participação do artista Bruno Spot e do fotógrafo conhecido na região como Raimundim, além de empreendedores locais que apresentarão seus produtos e serviços, evidenciando a diversidade e o potencial do bairro. “A programação incluirá a apresentação de produtos locais, workshops e uma exposição fotográfica, destacando as histórias dos moradores”, ressalta a docente da disciplina, Alessandra Bouty.
Rota turística
A rota proposta pelos alunos conta com pontos relevantes para a comunidade local e utiliza o apoio do projeto “O Mar Está Para Peixe”, uma iniciativa que nasce no Serviluz com o objetivo de fortalecer a pesca artesanal e valorizar a identidade cultural da comunidade pesqueira. O projeto envolve pescadores, jovens da comunidade, artistas e diversos profissionais, promovendo a sustentabilidade e o empreendedorismo, ao mesmo tempo em que resgata práticas ancestrais e tradicionais da pesca.
Nesse contexto, a rota de turismo de experiência se destaca ao ser focada na contação de histórias. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a fundo a cultura local por meio das narrativas dos próprios moradores, que compartilham suas vivências, saberes e memórias acumuladas ao longo dos anos. A iniciativa, em parceria com o projeto Metamorfose, visa transformar o Serviluz em um destino turístico sustentável, promovendo o turismo cultural enquanto fortalece a identidade e as tradições locais.
Sobre a disciplina
A disciplina de Laboratório de Cenários Midiáticos, também conhecida como Lab 1, pertence à grade curricular obrigatória do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor. Nessa cadeira, os alunos trabalham com comunidades parceiras para desenvolver um projeto. Neste semestre, a colaboração está acontecendo com o Instituto Metamorfose, uma organização não governamental do bairro Serviluz. “Nessa comunidade, temos muitos projetos lindos, mas a comunidade precisa de pessoas para viabilizar essas iniciativas”, ressalta a professora Alessandra.
A docente explica também que o objetivo principal da disciplina é permitir que os estudantes recém-ingressos ao curso de Publicidade sejam sensibilizados por outras realidades: “Serve para que eles entendam que a Publicidade não é só para aquele cliente rico, não é só aquela marca chique. Há muita gente com muitas dores e necessidades, que a disciplina pode mostrar”, declara.
A partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina os estudantes vão desenvolver soluções em comunicação e elaborar uma apresentação. Nesse semestre, os discentes criaram uma rota turística para destacar os locais, muitas vezes não conhecidos pelos moradores de Fortaleza.
Ensino, pesquisa e extensão
A Universidade de Fortaleza tem como uma de suas propostas explorar os pilares “ensino, pesquisa e extensão”. Dessa forma, visando acompanhar os avanços da curricularização das atividades de extensão, os cursos do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) estão implementando disciplinas extensionistas, oferecendo aos alunos experiências práticas valiosas.
Essa iniciativa enriquece a experiência dos estudantes em práticas extensionistas, mas também fortalece os laços da Unifor com a comunidade ao seu redor. Com a feirinha, a universidade reafirma seu compromisso em promover o desenvolvimento social e econômico do Serviluz, contribuindo para um futuro mais sustentável e inclusivo.
Serviço
Feirinha de lançamento da “Rota da Luz” - rota turística do bairro Serviluz
Data: 29 de novembro
Horário: das 7h30 às 12h
Local: bosque do Bloco N