qui, 21 novembro 2024 11:06
Dirigido por Lis Paim, filme Fenda conquista dois prêmios no 34º Cine Ceará
Professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor foi contemplada pelo Prêmio Mucuripe de Melhor Filme e pelo Prêmio Samburá
O 34º Cine Ceará, Festival Ibero-americano de Cinema que aconteceu de 9 a 15 de novembro, foi marcado por conquistas de Lis Paim, professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. O curta-metragem “Fenda”, dirigido pela docente, ganhou dois troféus: o Prêmio Mucuripe de Melhor Filme, na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, e o Prêmio Samburá, concedido pelo jornal O POVO.
A obra aborda a história de Marta, uma cientista botânica que vive afastada de suas origens até ser surpreendida pela chegada de Diná, uma idosa cativante e persistente. Com uma abordagem sensível, “Fenda” explora as nuances das relações humanas e o confronto entre isolamento e conexão. O filme conta com atuações de destaque das atrizes Edvana Carvalho, Noélia Montanhas e Monique Cardoso.
O curta é realização da Tela Tudo, produtora de Lis Paim, e da Onça Preta Filmes, de Davi Jaguaribe, em parceria com a Orla Filmes e a Veneta Filmes, todas produtoras cearenses de audiovisual. Apoiaram o projeto a Unifor e a Iluminura Filmes, do cineasta Petrus Cariry, que atua como diretor de fotografia. Em agosto, a produção também conquistou dois troféus no Festival de Gramado, um dos mais importantes do Brasil.
Além dos prêmios conquistados por “Fenda”, o festival também foi palco para a entrega do Prêmio Unifor de Cinema, que contemplou outra obra cearense: o curta-metragem “Raposa”, dirigido por Margot Leitão e João Fontenele. A obra também foi reconhecida como o melhor filme da Mostra Olhar do Ceará.
Sobre o Cine Ceará
Consolidado como um dos mais relevantes festivais de cinema do país, o Cine Ceará promove a valorização da cinematografia há mais de três décadas. O evento é uma plataforma para a divulgação e reconhecimento da produção audiovisual de diferentes culturas, com um olhar especial para as narrativas cearenses e nordestinas.
Realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes, a 34ª edição aconteceu aconteceu em diversos espaços culturais de Fortaleza: no Cineteatro São Luiz, na Caixa Cultural Fortaleza, no Hotel Sonata de Iracema, na Sala Seu Vavá e no Itaú Cultural Play.