Unifor realiza evento sobre monitoramento ambiental na construção do Complexo Cultural Yolanda Queiroz
Unifor realiza evento sobre monitoramento ambiental na construção do Complexo Cultural Yolanda Queiroz
A iniciativa, promovido pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, tem como objetivo apresentar as primeiras atividades realizadas para adequação às condicionantes ambientais estabelecidas na licença de instalação da obra
A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - promove, no dia 19 de novembro, às 17h20, o evento “Implementação do Monitoramento Ambiental da Obra no Complexo Cultural Yolanda Queiroz”, organizado pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Realizado no auditório A2, a iniciativa objetiva compartilhar as primeiras ações de monitoramento ambiental definidas pelo Termo de Referência e as condicionantes estabelecidas pela licença de instalação do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz.
A apresentação será conduzida pelo engenherio agrônomo José Itamar Frota Júnior e o biólogo Francisco Hélio Pimenta Teófilo Neto, ambos professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, acompanhados das alunas Maria Juliana Moreira Maciel e Naara Silva Queiroz Menezes, que estão realizando estágio na obra do Complexo.
A construção atende aos critérios ambientais estabelecidos pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA). Professores e alunos da Engenharia Ambiental e Sanitária estão monitorando as ações, em uma iniciativa que integra o Projeto de Engajamento Pedagógico, permitindo o desenvolvimento prático nas disciplinas, bem como o aprimoramento de habilidades profissionais e interpessoais dos estudantes.
Obra sustentável
A Fundação Edson Queiroz demonstra preocupação com o meio ambiente ao longo de todo o processo de construção, adotando práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais. Entre essas iniciativas está o uso da tecnologia BubbleDeck, sistema estrutural inovador que reduz a quantidade de concreto e aço e elimina a necessidade de madeira para fôrmas, contribuindo para a preservação de recursos naturais. Outro ponto importante é a reutilização de concreto reciclado (resíduo reciclado de construção e demolição - RRCD), proveniente da demolição do antigo Centro de Convenções, que foi aproveitado na construção de novos estacionamentos.
Além dessas ações, o projeto envolve práticas de manejo sustentável para espécimes vegetais e cuidados com animais encontrados no local, que recebem tratamento nos consultórios acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unifor. O projeto contempla a instalação de placas solares nas coberturas do Complexo, além de promover o transporte e o tratamento adequado de resíduos sólidos durante a obra. Essas iniciativas sustentáveis são oportunidades valiosas de aprendizagem para alunos de graduação e pós-graduação, que acompanham e participam de todas as fases da execução do projeto.
Serviço
“Implementação do Monitoramento Ambiental da Obra no Complexo Cultural Yolanda Queiroz”
Data: 19 de novembro de 2024
Horário: 17h20
Local: Auditório A2