A educação não pode parar: alunos relatam experiência do ensino remoto

qua, 26 agosto 2020 15:37

A educação não pode parar: alunos relatam experiência do ensino remoto

O ensino a distância tem exigido bastante esforço, tempo e dedicação dos alunos. Aos poucos, todos estão se adaptando e dando seguimento aos estudos em meio à pandemia.


O AVA EAD Unifor veio para consolidar o processo de transformação digital na Universidade de Fortaleza.  (Foto: Getty Images)  
O AVA EAD Unifor veio para consolidar o processo de transformação digital na Universidade de Fortaleza.  (Foto: Getty Images)  

Apesar das restrições de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19, a educação não pode parar. O novo ambiente virtual de aprendizagem – AVA Unifor EAD é um dos pilares do ensino e aprendizado deste semestre 2020.2 na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Combinado ao empenho e motivação dos professores e ao engajamento e maturidade dos alunos, o AVA EAD Unifor vai ajudar a superar esse momento difícil de forma prática e simples.  

Confira o relato de alguns alunos após a primeira semana de aula

Matheus Fontenele, aluno do curso de Publicidade e Propaganda, destaca o caráter intuitivo da plataforma. “É incrível como a Unifor está sempre inovando de forma rápida e eficaz. Sem dúvidas, o AVA é um divisor de águas entre este semestre e o anterior. Nele, há uma maior facilidade para encontrar o conteúdo referente às aulas síncronas, principalmente pelo layout ser bem parecido com o Instagram, tornando-o mais que intuitivo, eficiente”, diz. 

Após a dificuldade inicial, a aluna Nathalie Sophie, do curso de Odontologia, conta que já está conseguindo se encaixar bem no ensino à distância e reconhece que o AVA será um grande aliado durante o semestre. “Os vídeos de instrução de uso foram bastante eficazes e me ajudaram a descobrir onde fica cada informação necessária. Com a ajuda dos professores, já estou me habituando! O ensino remoto foi um grande desafio no começo, mas agora já virou algo normal e rotineiro de muitos alunos”, conta.  

A aluna Vicka Mariana, do curso de Direito, aponta como aspecto positivo da plataforma o fato de concentrar as aulas e os conteúdos em um só lugar. “Ficou tudo mais organizado e de fácil acesso. Além do que, é um sistema que comporta todas as minhas disciplinas. Assim, sempre que preciso ver uma aula que ficou gravada ou alguma atividade sobre a matéria já sei onde encontrar! Está realmente fazendo a diferença neste semestre e veio para agregar muito”, comemora. 

Quem também já está adaptado é o aluno Gabriel Muraro, do curso de Arquitetura e Urbanismo. “O AVA chegou para nos orientar, principalmente nessa época de quarentena. Somente pelo Google Meet não ajudava muito. Com o AVA ficou tudo mais fácil, ajudou demais. Agora nesse semestre 2020.2 é possível ver as vídeo-aulas gravadas a qualquer hora. Já consegui me acostumar e utilizar o AVA”, relata.

Fala, professor 

O professor Aderson dos Santos Sampaio, do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão, aponta que o momento de pandemia fez com que todos os professores repensassem suas práticas. Ele enfatiza que o uso das tecnologias no ensino já acontece há bastante tempo. Contudo, o AVA EAD Unifor veio para consolidar o processo de transformação digital na Universidade de Fortaleza.    

“Vejo de uma forma muito positiva esse momento: o uso de um sistema digital dedicado à aprendizagem, seja remota ou híbrida. Utilizar as tecnologias para fins educacionais é algo natural, uma vez que estamos imersos em uma sociedade tecnológica. Os alunos estão bem curiosos quanto à ferramenta, e inclusive dizem estar explorando o ambiente e seus recursos”, conta o professor. 

Aderson ressalta que tem estimulado o uso da plataforma através do uso do fórum entre os alunos, para que eles possam usar a ferramenta como um espaço de construção coletiva de conhecimento. “Da mesma forma pretendo usar o quiz, o questionário e o wiki, que também têm essa perspectiva de construção coletiva. O momento é desafiador e nos faz repensar as nossas próprias práticas e estratégias didático-metodológicas, sendo portanto um movimento muito bem-vindo”, complementa Aderson.