Aproveite as férias para viajar nos livros e se aventurar na escrita de crônicas

qua, 8 dezembro 2021 16:22

Aproveite as férias para viajar nos livros e se aventurar na escrita de crônicas

A Biblioteca Central Unifor oferece várias opções de publicações de cronistas brasileiros para inspirar novos autores


Confira as dicas de 15 obras de autores brasileiros que se destacaram como cronistas e que estão disponíveis na Biblioteca Central Unifor (Foto: Getty Images)
Confira as dicas de 15 obras de autores brasileiros que se destacaram como cronistas e que estão disponíveis na Biblioteca Central Unifor (Foto: Getty Images)

Ler é um passo fundamental para quem quer escrever melhor e se destacar como autor. A dica então é aproveitar os próximos dias para se inspirar em grandes cronistas e escrever seu próprio texto a tempo de participar do Prêmio de Literatura Unifor. As inscrições estão abertas até o dia 23 de dezembro de 2021. A Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, preparou uma lista de autores e livros que serão seu passaporte para a viagem pelo mundo das crônicas.

O gênero literário tão característico do Brasil possibilita um passeio que inclui autores de diversos estados. As obras disponíveis contemplam desde o contemporâneo gaúcho Luis Fernando Veríssimo, que produz crônicas há 50 anos e é o autor de coletâneas como “A Velhinha de Taubaté”, passando pelo pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968), com seu “Andorinha, andorinha”, até o paraibano José Lins do Rego (1901-1957), em “Roteiro de Israel”. A trajetória de inspiração pode contar ainda com obras da cearense Rachel de Queiroz (1910-2003), incluindo "A donzela e a moura torta: 45 crônicas escolhidas" ou "O homem e o tempo: 74 crônicas escolhidas". Saindo do Ceará e chegando a Minas Gerais, Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) também dá sua contribuição com livros como “Auto-retrato e outras crônicas”.

Alguns livros de crônicas disponíveis na Biblioteca Central Unifor

"A donzela e a moura torta : 45 crônicas escolhidas" - Rachel de Queiroz
"A Velhinha de Taubaté" -  Luis Fernando Veríssimo
"Amor é prosa, sexo é poesia"  - Arnaldo Jabor
"Andorinha, andorinha" - Manuel Bandeira
"As mentiras que os homens contam" - Luis Fernando Veríssimo
"Auto-retrato e outras crônicas" - Carlos Drummond de Andrade
"Comédias para se ler na escola" -  Luis Fernando Veríssimo
"Falso mar, falso mundo" - Rachel de Queiroz
"Novas comédias da vida privada: 123 cronicas escolhidas" -  Luis Fernando Veríssimo
"O homem e o tempo : 74 crônicas escolhidas" - Rachel de Queiroz 
"Quatro vozes" - Carlos Drummond de Andrade
"Roteiro de Israel" - José Lins do Rego
"Um alpendre, uma rede, um açude: 100 crônicas escolhidas -  Rachel de Queiroz
"100 crônicas escolhidas" - Rachel de Queiroz
"Sexo na cabeça" -  Luis Fernando Veríssimo 

Dicas de uma cronista premiada

A egressa do curso de especialização em Escrita e Criação da Universidade de Fortaleza, Cláudia Albuquerque, ressalta a importância da experiência como leitora para ganhar desenvoltura na escrita. “Minha dica é que leiam outros cronistas, poetas, romancistas. Novos e antigos. E que anotem suas impressões nas andanças. Anotar é fundamental”, explica a jornalista, que foi a vencedora da categoria crônica da 16ª edição do Prêmio Off Flip de Literatura.   

Cláudia conta que  ficou surpresa com o resultado e recebeu a notícia da premiação por meio da escritora e coordenadora da especialização em Escrita e Criação, Socorro Acioli. “Fiquei pasma. Não esperava e, exatamente por isso, não tinha conferido o resultado. A data de divulgação sumiu da minha cabeça. Fiquei muito feliz, claro, embora saiba que existe uma pitada de sorte e acaso, tanto na vida quanto nos prêmios”, explica a autora da crônica premiada “A ciência de catar feijão”.  

A escritora destaca que o curso proporcionou a vivência de conversar com outros apaixonados por livros e contar com professores inspiradores como os escritores Gustavo Pacheco, Marcelino Freire e Itamar Vieira Jr, entre outros que foram professores durante a especialização.  

Premiação e divulgação dos resultados

O Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza em 2021 recebe inscrições de pessoas de todo o país e contempla os vencedores com viagens e com a publicação dos trabalhos selecionados como os melhores.  A iniciativa criada na década de 1990 incentiva a criação literária e promove novos escritores por meio da publicação de suas obras. As inscrições estão abertas até as 18h do dia 23 de dezembro de 2021, e acontecem somente pelo endereço de e-mail premiodeliteratura@unifor.br

O autor classificado em 1º lugar na categoria Obra Inédita ganhará uma viagem (passagens aéreas) para São Paulo, com o intuito de visitar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, além da publicação da sua obra com uma tiragem total de 400 exemplares. Já o ganhador dos Trabalhos Inéditos receberá passagens aéreas para o Rio de Janeiro, para visitar a Biblioteca Nacional.  Ao total, a premiação conta com dois ganhadores, um em cada categoria. Porém, autores classificados do 1º ao 20º lugar na divisão Trabalhos Inéditos terão suas obras reunidas e publicadas em um livro intitulado "Coletânea", com tiragem de 20 exemplares para cada  selecionado.   

Serviço

Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza
Inscrições: até 18h do dia 23 de dezembro de 2021
Forma de inscrição: e-mail premiodeliteratura@unifor.br
Baixe o edital