seg, 7 fevereiro 2022 11:17
Como tirar uma ideia do papel: 4 passos para lançar seu projeto
Especialista destaca como as mudanças de hábitos podem impactar positivamente a realização de planos

A pandemia fez com que muitos projetos fossem deixados de lado. Planos que envolviam viagens, novos empreendimentos, fazer um novo curso ou até mesmo ler aquele livro tão desejado e esperado foram, durante mais de um ano, pausados. Muitos até mesmo abandonados.
Hoje, mesmo que o novo coronavírus ainda apresente muitos desafios, alguns projetos já podem ser retomados e implementados. Porém, a pausa causada pelo cenário epidemiológico dos últimos anos trouxe à tona algumas dificuldades. Agora, com a possibilidade de finalmente colocar em prática os tão sonhados planos, muitas pessoas se encontram estagnadas no mundo das ideias.
Ygor Eloy, especialista em gestão de tempo e professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, explica que as maiores dificuldades encontradas na hora de dar o pontapé inicial nos projetos são de cunho comportamental, já que o ser humano tem hábitos que muitas vezes não são saudáveis e costumam “roubar” energia e atenção.
Ygor Eloy é pesquisador nas áreas de aprendizagem significativa, cronobiologia, performance e produtividade, mindfulness e bem-estar (Foto: Divulgação)
"Os hábitos são comportamentos automatizados que construímos ao longo de nossa vida. Para se colocar um projeto em andamento, deve-se mudar hábitos, pois são eles que trarão grande parte dos resultados", explica o profissional. Para te ajudar a tirar uma ideia do papel e alcançar o que você tanto deseja, preparamos quatro dicas de ouro. Confira:
1 - Diferencie o planejamento do plano de ação
De acordo com o professor, é necessário, primeiramente, fazer o planejamento. Ou seja, realizar o ato de planejar. "A partir disso, é importante avaliarmos os nossos sonhos, aquilo que realmente faz brilhar os nossos olhos. Depois disso, dos sonhos definidos, é importante criar metas para atingí-los. Essa etapa é crucial, pois é realmente daí que surgirá o plano de ação, que é um conjunto de ações, comportamentos e informações para atingir cada meta", explica.
2 - As seis perguntas
Com as metas definidas, é importante levar em consideração que, para atingi-las, é fundamental elencar as ações necessárias para tal. Eloy explica que cada ação deve ser acompanhada das seguintes perguntas: 'Quem me ajudará?', 'Quando vou executar cada ação?', 'Onde as ações serão executadas?', 'Quais benefícios/recompensas cada ação me dará?', 'Como [a ação] será feita?' e 'Quanto de dinheiro e tempo eu deverei investir?'. Considere pensar nessas seis perguntas ao decidir levar adiante o seu projeto.
3 - Comece com o alcançável
Muitas vezes, na alegria de finalmente tirar uma ideia do papel, as pessoas acabam pulando muitas etapas, ou começam pela parte mais difícil, acreditando que, assim, o plano andará melhor se o item complicado for resolvido logo. Porém, o especialista aconselha: "para dar o primeiro pontapé para atingir a meta, comece com as ações mais fáceis e que dependem apenas de você". Iniciar seu projeto pela parte complexa provavelmente irá gerar uma frustração desnecessária. Um passo de cada vez é o suficiente.
4 - Busque referências
A internet é um universo, e o digital traz muitas possibilidades para pesquisas, independente da área na qual o seu plano se encaixa. É importante ter referências antes, durante e depois que o seu projeto for realizado, tanto para que você consiga se nortear previamente como para que você possa acrescentar novas ideias e se inspirar em pessoas que já fizeram algo parecido.
Quer uma sugestão? Apesar de ter começado há pouco tempo no Youtube, o especialista em gestão de tempo Ygor Eloy pretende fazer vídeos em seu canal sobre performance e treinamento comportamental voltados para a elaboração, planejamento e execução de planos e projetos. Além disso, ele sempre traz várias dicas sobre o assunto em seu perfil no Instagram. Vale a pena dar uma conferida.
Para o que prezam pela leitura, o professor indica as obras "SCRUM. A Arte de Fazer o Dobro na Metade do Tempo", do autor Jeff Sutherland; "Essencialismo", de Greg Mckeown, e "Hábitos Atômicos", de James Clear.