Conheça a atuação da Unifor nas áreas de Extensão e Responsabilidade Social

ter, 27 junho 2023 15:30

Conheça a atuação da Unifor nas áreas de Extensão e Responsabilidade Social

Por meio de serviços e atividades gratuitas, projetos da Unifor beneficiam a comunidade cearense, em especial a população mais vulnerável


Por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, a Unifor desenvolve projetos voltados para o voluntariado, a educação, a saúde, o esporte, a cidadania e a capacitação profissional (Foto: Ares Soares)
Por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, a Unifor desenvolve projetos voltados para o voluntariado, a educação, a saúde, o esporte, a cidadania e a capacitação profissional (Foto: Ares Soares)

A Unifor já nasceu Universidade. Isso significa que, dentre suas diversas qualificações educacionais, evidenciadas no ensino e pesquisa, há o contato direto com a sociedade por meio da extensão. Parte do tripé que sustenta as bases da essência acadêmica, a extensão na Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, sempre se posicionou para além da prestação de serviços.

A Unifor promove ações integrativas que vão ao encontro dos princípios da Extensão Universitária estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (Lei nº 9.394/96) como uma das finalidades das instituições de ensino superior. Neste sentido, desenvolve projetos voltados para o voluntariado, a educação, a saúde, o esporte, a cidadania e a capacitação profissional, sendo também campo prático para seus estudantes. 

Isso é feito de forma ampla, em todas as áreas do conhecimento, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), a partir de projetos realizados pela Divisão de Responsabilidade Social. As iniciativas promovidas pela Unifor são dotadas de representatividade para a comunidade em geral, com atividades de extrema importância em seus cenários de atuação, cuja repercussão ultrapassa o entorno da universidade, reverberando em Fortaleza e colocando o Estado como destaque no Brasil e no mundo.

Ao longo de cinco décadas, a história da instituição com aqueles que cresceram com ela é de cumplicidade. Daqui, jovens saíram atletas, idosos redescobriram novas vocações, artistas foram lançados para o mundo, doenças foram tratadas, direitos foram atendidos, músicos e peças teatrais emocionaram multidões. Em todo este tempo, a Universidade de Fortaleza coleciona todas essas histórias contadas a partir das transformações ocorridas em cada uma dessas pessoas.  

Conheça os projetos!

Escola Yolanda Queiroz


(Foto: Ares Soares)

Inaugurada em 1982, a Escola Yolanda Queiroz oferece educação de qualidade às crianças das comunidades circunvizinhas à Universidade, a fim de proporcionar ensino diferenciado aos alunos. Localizada dentro do campus, a Escola proporciona anualmente educação gratuita a cerca de 540 crianças do Infantil 4 até a 5ª série do Ensino Fundamental. Desde a inauguração, já passaram pela Escola mais de 17 mil alunos.

Além da formação educacional, são fornecidos gratuitamente livros didáticos, material escolar e alimentação. Os meninos e meninas têm acesso a aulas diárias das disciplinas básicas (Português, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia), sob viés pedagógico inovador baseado numa Proposta Sociointeracionista. Essa abordagem pedagógica acredita que a criança é a autora da construção do conhecimento e o professor o mediador da aprendizagem.

A Escola Yolanda Queiroz, que é um dos principais projetos de Responsabilidade Social da Unifor, se configura ainda como espaço para a prática de estágio para alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), como Educação Física e Psicologia. A presença deles na unidade de ensino, as vivências com alunos e professores, tanto representam contribuição efetiva ao desenvolvimento de competências dos profissionais em formação, como impactam diretamente as crianças e professores. 

Centro de Formação Profissional (CFP)


(Foto: Ares Soares)

O Centro de Formação Profissional (CFP), criado em 2002, é uma iniciativa da Fundação Edson Queiroz com objetivo de promover a formação profissional de pessoas da comunidade e sua inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos. Os cursos têm como monitores alunos dos cursos de graduação da Unifor e já beneficiaram 48.154 pessoas.

Clínicas Odontológicas


(Foto: Ares Soares)

Criadas para oferecer um campo de prática para alunos da graduação em Odontologia, as clínicas odontológicas da Unifor oferecem atendimento gratuito à população de Fortaleza e demais localidades do estado. Os atendimentos acontecem por meio de encaminhamento médico ou odontológico, seja da rede pública ou privada, de segunda a sexta-feira nos três períodos do dia: manhã, tarde e noite. Atendimentos de urgência ocorrem nos períodos da manhã e tarde. 

As clínicas - uma multidisciplinar e outra integrada - possuem 100 consultórios em funcionamento, nos quais são atendidas cerca de 140 pessoas diariamente. As clínicas oferecem serviços nas variadas especialidades odontológicas, como restaurações, tratamento de canal, cirurgia, prótese, aparelhos ortodônticos, lesões bucais e exames radiológicos. De 2017 ao primeiro semestre de 2023, as clínicas atenderam 69.219 pacientes.

Projeto Jovem Voluntário


(Foto: Ares Soares)

Criado em 2002, o Projeto Jovem Voluntário é focado no atendimento de pacientes, acompanhantes e familiares. Tem por objetivo promover a melhora na qualidade de vida e bem-estar de crianças, adolescentes e idosos que se encontram internados em instituições de saúde de Fortaleza, Ceará, como o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), o Núcleo de Atenção Médico Integrada (Nami), Associação Peter Pan (APP), Casa de Apoio Sol Nascente e Lar Torres de Melo, ajudando a minimizar a dor e o sofrimento dos pacientes nessas instituições

O Projeto tanto contribui para uma formação cidadã como busca sensibilizar os alunos e funcionários da Universidade para a humanização das condutas médicas e/ ou curativas junto aos que estão em hospitais e abrigos, por meio do voluntariado. Em todo semestre, é realizada uma seleção de alunos e funcionários interessados no voluntariado. Todos os anos são mais de 500 cadastrados e mais de 15 mil atendimentos realizados. Desde 2013, 85.010 foram beneficiadas pelo Projeto Jovem Voluntário.

Educação e Saúde na Descoberta do Aprender


(Foto: Ares Soares)

O Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender, desde 2001, por meio da alfabetização, vem modificando a vida de crianças, jovens, adultos e idosos, sejam eles pacientes ou acompanhantes durante o tratamento de hemodiálise, em clínicas de saúde. O objetivo é suprir a carência da formação escolar e amenizar, por meio de exercícios lúdicos, o sofrimento desses pacientes durante o tratamento.

Por meio do projeto, são ministradas aulas por alunos bolsistas e voluntários do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, sob orientação de professores. O conteúdo programático explorado nas aulas aborda noções de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências. 

O projeto é uma parceria da Fundação Edson Queiroz com os Institutos do Rim e de Doenças Renais e com o Centro Integrado de Diálise. Desde 2014, 7.819 pessoas foram beneficiadas pelo Projeto Educação e Saúde.

Escola de Esporte


(Foto: Ares Soares)

O projeto social Escola de Esportes mantido pela Unifor recebe crianças e adolescentes de 10 a 17 anos interessados em se engajar em uma prática esportiva. O projeto utiliza abordagem integrativa e lúdica, de forma que o esporte não seja apenas um elemento de desempenho, mas também de desenvolvimento humano. A escola é coordenada por professores da Graduação e da Extensão e por alunos do último período do curso de Educação Física. 

Atualmente, cerca de 300 crianças e adolescentes participam do projeto, com treinamentos duas vezes por semana no Parque Desportivo. De 2006 ao primeiro semestre de 2023, passaram pela Escola de Esporte 4.250 alunos.

Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ)


(Foto: Ares Soares)

Desde 2000, o Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Universidade de Fortaleza presta atendimento gratuito à comunidade por meio do encaminhamento de processos e orientações de natureza legal. Ele é campo de estágio para os alunos da instituição, em especial dos cursos de Direito e Psicologia, que operam sob a supervisão de professores e com uma equipe de analistas jurídicos, psicóloga e assistente social.

O objetivo do Escritório é propiciar o aprendizado prático das disciplinas do programa curricular, bem como garantir a experiência em várias modalidades de efetivação da justiça (tais como advocacia consultiva, peticionamento, encaminhamentos), de forma a habilitar os acadêmicos a atuar de forma interdisciplinar. No EPJ, são realizados cerca de 12 mil atendimentos anuais. De 2018 a maio de 2023, foram 52.033 assistidos beneficiados com os projetos do CCJ/EPJ.

O EPJ trabalha em parceria com a Defensoria Pública Estadual, com a Justiça Federal do Ceará (21ª Unidade do Juizado Federal), com o Tribunal de Justiça (23ª Unidade do Juizado Estadual) e o Procon/Assembleia. O atendimento ocorre por meio de senhas distribuídas para os horários de atendimento ou por agendamento pelo Serviço Social.

Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)


(Foto: Ares Soares)

Inaugurado em 1978, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor, referência nas regiões Norte e Nordeste, foi criado por meio de convênio entre a Universidade de Fortaleza e a Fundação Kellogg, instituição americana que fornecia subsídios para a formação de mão de obra na área preventiva da saúde. O Núcleo tem como missão desenvolver ações de saúde no nível secundário de atenção, atuando na promoção da saúde e na prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação de maneira interdisciplinar. 

No espaço, são realizados atendimentos multidisciplinares (medicina, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e serviços de reabilitação) tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como por meio de convênios com operadoras de saúde e empresas ou de forma particular. Ao todo, o NAMI realiza cerca de 16 mil procedimentos por mês e atende, em média, 25 mil pacientes por ano. De 2020 ao primeiro semestre de 2023, o Núcleo realizou 114.973 atendimentos.

O NAMI funciona numa estrutura de 14 mil metros quadrados, com mais de 30 consultórios no ambulatório, corpo clínico médico em diversas áreas, sala de cirurgia para pequenos procedimentos ambulatoriais, programas especiais como o Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS, e o posto de coleta de leite humano. Além disso, o Núcleo oferece diversos serviços - exames, vacinas, análises clínicas, centro de imagens, entre outros - sempre reforçando sua excelência na assistência à população.

Projeto Cidadania Ativa


(Foto: Ares Soares)

Criado em 2001, o Projeto Cidadania Ativa (PCA) é uma ação de extensão do curso de Direito da Universidade de Fortaleza ligado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) que desenvolve projetos voluntários de responsabilidade social e ambiental em comunidades. O projeto constitui-se uma forma inovadora de integrar os corpos docente e discente da Universidade no desenvolvimento voluntário de atividades voltadas à conscientização de direitos e deveres nas comunidades, além da intervenção direta na execução de projetos especiais e do desenvolvimento de políticas públicas para governos e instituições não-governamentais. 

Outro intuito do projeto é oportunizar ao cidadão beneficiado, por meio de atividades como palestras, visitas, distribuição de panfletos, cartilhas e outros a transmissão do conteúdo aprendido a mais pessoas. O PCA tem parceria com a Divisão de Responsabilidade Social e participa também da Semana de Responsabilidade Social. Atualmente, são 35 projetos cadastrados que funcionam periodicamente a partir da demanda de alunos e professores. De 2009 a 2023, o Projeto realizou 42.310 atendimentos.

Ações de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS)


(Foto: Ísis Rebouças)

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Unifor, por meio das suas 12 graduações, desenvolve diversas ações de extensão que engloba ação, conhecimento, qualidade de vida, promoção da saúde, atenção à saúde de pessoas com necessidades especiais, mulheres, crianças, idosos; atendimento clínico pelas especialidades em locais como o NAMI e as Clínicas Odontológicas, entre outras atividades realizadas pelos cursos do CCS.

São modalidades de ações de extensão: programas, projetos, cursos/oficinas, eventos, prestação de serviço e as ligas acadêmicas. Atualmente, o CCS desenvolve quase 40 projetos e possui mais de 70 ligas acadêmicas, além de promover cursos, oficinas e eventos voltados para a comunidade.

As Ligas Acadêmicas da Unifor oferecem a oportunidade do aluno de atuar como voluntário e experienciar algumas práticas, seguindo o mesmo tripé da instituição: ensino, pesquisa e extensão. São também uma boa oportunidade para criar conhecimento interdisciplinar e turbinar tanto o currículo profissional quanto acadêmico. Nas ligas acadêmicas, os discentes mergulham em vivências práticas com comunidades, no estudo em grupo e na chance de executar intervenções e ações em seus campos de atuação. Tudo acompanhado por docentes da Unifor e profissionais preceptores, em ambientes internos e externos à Universidade.