seg, 11 dezembro 2023 13:51
CSE Informa: Conselho Superior de Editoração da Unifor marca presença no ABEC Meeting 2023
Gestora do CSE da Universidade de Fortaleza foi convidada pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) para fala sobre publicações acadêmicas

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)
As publicações científicas no Brasil são organizadas a partir de um padrão de qualidade, visando um debate científico relevante, com editores competentes e artigos inéditos. A organização e manutenção desse padrão só é possível a partir das diretrizes de editoração estipuladas pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).
Fundada em 1985, a ABEC é uma organização sem fins lucrativos que tem por interesse desenvolver e aprimorar publicações de periódicos técnico-científicos, elevando o nível de discussões e pesquisas acadêmicas. Além disso, promove parcerias com instituições e sociedades científicas nacionais e internacionais, assim como encontros para o compartilhamento de ideias entre seus associados.
Um desses encontros é o ABEC Meeting, principal evento anual promovido pela Associação. A edição de 2023 aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, e contou com a presença de representantes da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, em sua programação.
Parceira da ABEC desde 2018, a Unifor conseguiu tal conexão por meio do Conselho Superior de Editoração (CSE) — que conta com a Dra. Juliana Pinto, gestora do setor, como membro do Conselho Fiscal da Associação. A professora foi convidada para falar no congresso sobre as experiências na gestão de periódicos científicos.
A professora Juliana Pinto foi convidada para participar do ABEC Meeting 2023 (Foto: Arquivo pessoal)
A apresentação teve como objetivo principal o compartilhamento sobre as boas práticas na gestão de periódicos científicos, abordando estratégias para otimizar o fluxo de trabalho, a gestão de revisores, a comunicação com autores, promoção e indexação dos periódicos e formas de lidar com as questões éticas e direitos autorais.
Segundo a professora Juliana: “tive a oportunidade de explanar sobre a gestão dos periódicos da Unifor apresentando estratégias que possam auxiliar editores e outros gestores de portal de periódicos. Por outro lado, ouvimos as experiências de editores sobre o processo editorial que dividiram, muitas vezes, as mesmas dificuldades”.
Gabriela Alves Gomes, bibliotecária do CSE, também participou do evento com a apresentação do resumo oral “Questões preliminares sobre as orientações dos periódicos para o uso das inteligências artificiais no processo de escrita científica”. Ela abordou a inserção disruptiva do uso de Inteligência Artificial (IA) na ciência, pensando ações para educar o uso consciente dessa tecnologia.
Fala da bibliotecária do CSE, Gabriela Alves Gomes (Foto: Arquivo pessoal)
“Os autores científicos devem utilizar a IA como uma ferramenta de apoio, em vez de uma substituição completa dos seus pensamentos críticos pelos textos elaborados pelas ferramentas”, menciona Gabriela.
Por que se associar à ABEC Brasil?
Há a possibilidade de associação individual, com pessoas físicas que concordem com as diretrizes da ABEC, bem como a partir de instituições públicas ou privadas. Outra opção é associar-se como empresa que possua mais de um periódico disponível para a publicação. As vantagens de estar associado à ABEC são:
- descontos em cursos e eventos proporcionados pela organização, e no convênio com o Crossref (atribuição de DOI e verificação de plágio);
- participação do Programa para Capacitação em Publicação Científica (ProCPC);
- acesso à uma área restrita para acesso aos dados, anuidades, relatórios, balancetes, atas de reuniões, Manuais de Boas Práticas Editoriais, Pesquisa de Doutores CNPq, Agenda da Diretoria e muito mais.
+Quer saber mais? Acesse o portal da ABEC