Orgulho Unifor: Egresso participa de evento internacional com projeto desenvolvido durante a graduação
ter, 26 dezembro 2023 10:05
Orgulho Unifor: Egresso participa de evento internacional com projeto desenvolvido durante a graduação
João José Evangelista criou conversores eletrônicos com fins didáticos para uso em aulas práticas de Engenharia Elétrica e Eletrônica

Ponto de partida para a carreira acadêmica, a Iniciação Científica da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é determinante no caminho de quem deseja se aprofundar no universo da pesquisa. Prova disso é a trajetória de João José Evangelista, que concluiu o curso de Engenharia Eletrônica em 2022.2.
O egresso é mestrando em Engenharia Elétrica na Universidade de Campinas (Unicamp) e recentemente apresentou um artigo no 8th IEEE Southern Power Electronics Conference (SPEC), congresso internacional na área de Eletrônica de Potência, que aconteceu paralelamente ao 17th Brazilian Power Electronics Conference (COBEP), em Florianópolis, Santa Catarina.
Com o tema “Didactic Modules for teaching Power Electronics and Digital Control”, o artigo abordou os três anos do projeto de Iniciação Científica, desde a concepção teórica até a execução prática. O trabalho é referente à iniciativa desenvolvida no Grupo de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis (GEPER) sob a orientação de Bruno Almeida e Juliano de O. Pacheco, docentes da Unifor.
Pesquisador desde a graduação
Segundo João José, o objetivo do artigo é mostrar o desenvolvimento de Módulos Didáticos para Eletrônica de Potência e Controle Digital, facilitando a compreensão de conceitos por alunos da graduação.
“Os módulos são conversores eletrônicos capazes de mostrar os valores de tensão e corrente de saída para o usuário. O aluno pode alterar e substituir algumas funcionalidades desses módulos, visando modificar os valores de saída. Por fim, o estudante irá compreender como esses conversores eletrônicos funcionam e como esses parâmetros analisados na teoria são fundamentais nas aulas práticas”, explica o mestrando.
“Fiquei bastante empolgado em participar [da Iniciação Científica], pois seria capaz de empregar meus conhecimentos adquiridos durante os anos de graduação, principalmente na área de Eletrônica de Potência, com a qual me identifico” – João José Evangelista, egresso da Unifor
O ingresso na Iniciação Científica aconteceu em 2020, quando o professor Bruno sugeriu uma vaga para o projeto de Módulos Didáticos para Eletrônica de Potência. Segundo o docente, o cronograma traçado foi cumprido e os resultados foram bastante satisfatórios.
“Orientar o João José foi uma tarefa muito fácil. Isto porque ele é um aluno extremamente comprometido e competente, com uma ótima base construída durante sua jornada acadêmica na graduação, alinhado com seu desejo de aprender e trabalhar”, afirma o orientador.
Para o professor Juliano, co-orientador de João José, a experiência foi “uma das mais gratificantes com os alunos da instituição”, frisa o docente.
Mestres que inspiram
A relação com os professores é de admiração mútua. “Tive três grandes mentores que extrapolaram o ambiente acadêmico e atualmente são grandes amigos”, revela João José. Além de Bruno e Juliano, o egresso destaca o professor Ricardo Thé, orientador do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
“Tivemos nosso primeiro contato fora do campus da Unifor, neste mesmo congresso, em uma edição que ocorreu em Santos (SP), em 2019. João José, mesmo sem publicação, mas já interessado em seguir na área de pesquisa, esteve no evento para se aprimorar e aprender mais sobre o que estava sendo pesquisado na área de Eletrônica de Potência. Este fato deixou claro seu interesse pela pesquisa e proatividade em busca de aprimoramento profissional” – Bruno Almeida, docente da Unifor e líder do GEPER
O esforço e interesse na carreira acadêmica são fatores importantes para o sucesso do mestrando. Entretanto, João José atribui suas conquistas profissionais também aos anos em que esteve na Universidade de Fortaleza.
“Meus professores e mentores da Unifor, assim como a experiência adquirida durante os anos de iniciação científica, foram fundamentais para que eu fosse selecionado no Programa de Pós-Graduação da concorrida Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o projeto de mestrado em parceria com Embraer/ITA”, afirma.
O egresso atua no Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro, resultado da parceria entre Embraer, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (Foto: Arquivo pessoal)
Oportunidades para pesquisadores na Unifor
A atuação de alunos e professores na pesquisa é incentivada pela Universidade de Fortaleza. Além dos grupos de estudos e de pesquisa, anualmente são disponibilizados editais de Iniciação Científica, por meio dos quais os discentes podem trabalhar em projetos e ser remunerados por essas atividades.
João José Evangelista e os professores orientadores Bruno Almeida e Juliano de O. Pacheco com o protótipo do conversor eletrônico desenvolvido durante a Iniciação Científica na Unifor (Foto: Ares Soares)
“A Unifor, com seus 50 anos de história, alinha perfeitamente a tradição com a inovação. Além da base técnica passada pelos professores, todos mestres e doutores, a instituição disponibiliza para os alunos bolsas oriundas de fomento externo, como Capes, Funcap e CNPq, assim como oferece bolsas internas, disponibilizadas pela Fundação Edson Queiroz (FEQ)”, observa o professor Bruno.
Para Juliano de O. Pacheco, as bolsas de iniciação científica são uma grande oportunidade para os alunos interessados em iniciar no caminho da pesquisa. João José soube aproveitar o incentivo e foi bolsista de duas agências de fomento à pesquisa: Funcap e Fundação Edson Queiroz. Segundo ele, essas contribuições financeiras ajudaram na aquisição de materiais para o projeto.
“A Unifor teve papel importante na minha fundamentação teórica e científica, bem como bons laboratórios de ensino e pesquisa, com equipamentos de boa qualidade à disposição do aluno”, destaca o pesquisador.
Bruno Almeida enfatiza que a publicação do trabalho em um dos congressos mais relevantes da área de Eletrônica de Potência foi uma forma de consagrar a dedicação de João José. “[A apresentação do artigo] veio para coroar todo o excelente trabalho desenvolvido pelo aluno”, celebra o docente.