qui, 6 junho 2024 10:05
Programa eVoice é destaque na campanha Amigos da Voz 2024
Durante o mês de abril, o programa realizou diversas atividades na rede municipal de educação, impactando mais de 300 professores, 30 gestores e 4 mil alunos

Durante o mês de abril, em celebração ao Dia Mundial da Voz, comemorado anualmente no dia 16 de abril, a prefeitura de Fortaleza promoveu a campanha Amigos da Voz 2024. O Programa eVoice, iniciativa do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, foi o destaque da campanha, demonstrando um impacto significativo na conscientização e promoção da saúde vocal na cidade.
Com o tema "Minha Voz, Nossa Voz: a Força da Conexão", a ação da prefeitura ofereceu uma oportunidade crucial para alertar a população, com foco na comunidade escolar da rede municipal, sobre os distúrbios vocais. Além disso, foi possível disseminar educação em voz, realizar ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado para tratamentos.
O Dia Mundial da Voz é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia que visa conscientizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde. A campanha destaca a necessidade de reconhecer sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida da população.
Aplicação do programa
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Célula de Atenção e Promoção da Saúde dos Profissionais de Educação (CEAPRO), aplicou o Programa eVoice com diversas ações locais, que foram ministradas por fonoaudiólogas da CEAPRO e planejadas para alcançar um grande público. Mais de 300 professores, 30 gestores e 4 mil alunos participaram das atividades.
As ações incluíram oficinas de cuidados vocais nas escolas, orientações de triagem e monitoramento vocal, e momentos de sensibilização com os alunos. As atividades foram adaptadas para atender às necessidades individuais de cada escola e dos profissionais. Idealizadas pela Academia do Professor Darcy Ribeiro (APROF), as iniciativas escolhidas para abril têm o intuito de iniciar o desenvolvimento direto, ativo e itinerante nos distritos de educação com periodicidade semestral.
De acordo Christina Praça, diretora de pós-graduação da Unifor, professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e pesquisadora responsável pelo Programa eVoice, a participação na campanha simbolizou um importante avanço para a democratização e expansão da pauta sobre saúde vocal na rede municipal de ensino.
“A aplicação do eVoice na campanha Amigos da Voz foi de grande importância para chegarmos cada vez mais perto do nosso objetivo: fazer com que os professores usem sua voz com dignidade, plenitude e saúde. Uma boa voz leva a uma boa qualidade de ensino” , Christina Praça — diretora de pós-graduação da Unifor e pesquisadora responsável pelo Programa eVoice
Participaram da aplicação do Programa eVoice na campanha Amigos da Voz 2024:
- Waleria Tomaz — Fonoaudióloga da CEAPRO/SME (Mestranda em Saúde Coletiva da Unifor)
- Fernanda Vasconcellos — Fonoaudióloga da CEAPRO/SME (Mestre em Saúde Coletiva pela Unifor)
- Ana Paula Botão — Mestranda em Saúde Coletiva da Unifor
- Késsya Araújo — Bolsista de iniciação científica (Acadêmica de Fonoaudiologia da Unifor)
- Adna Lidia — Bolsista de Iniciação Científica (Acadêmica de Fonoaudiologia da Unifor)
Sobre o eVoice
A iniciativa foi desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor, em parceria com a Academia do Professor Darcy Ribeiro, da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Prefeitura de Fortaleza. O programa é fruto da tese de doutorado da professora Christina Praça. “O eVoice nasce de uma pesquisa e de um sonho de resolver uma realidade dura: o uso da voz por muitos professores que não tinham instrução”, afirma a docente. Em 2025, ele completará 10 anos desde o seu nascimento.
Criado por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Unifor, o programa é uma estratégia de promoção da saúde vocal para profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. A iniciativa é composta por oficinas vocais e amparada por duas tecnologias eHealth: o curso EAD "Saúde Vocal em Foco" e o aplicativo VoiceGuard. Ambos visam auxiliar os profissionais a monitorar a saúde vocal, além de ensinar estratégias para o uso saudável da voz.
Impacto e futuro
O sucesso do Programa e-voice na campanha Amigos da Voz 2024 promete impulsionar ainda mais sua adoção e desenvolvimento. A Secretaria Municipal de Educação já planeja expandir o programa para alcançar ainda mais profissionais e estudantes, garantindo que a saúde vocal se torne uma prioridade constante.
“A pesquisa bem feita perpassa o tempo, cresce, se consolida e traz soluções concretas. O eVoice, que começou como uma tese, hoje tem o potencial de virar política pública. Isso nos orgulha muito”, destaca a professora Christina Praça.
Acompanhe o Programa eVoice
O Programa eVoice possui perfil no Instagram (@programaevoice) com o objetivo de compartilhar dicas relacionadas à saúde vocal e atualizações da oferta de novas turmas das oficinas.