ter, 30 abril 2024 17:05
Visite o Espaço Cultural Unifor durante feriado de 1º de maio
Local funcionará das 12h às 18h. Atualmente, três exposições estão em cartaz e disponíveis para visitas gratuitas
Durante o feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio), o Espaço Cultural Unifor da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, funcionará das 12h às 18h. Atualmente, três exposições estão em cartaz no local:
- Centelhas em Movimento - Coleção Igor Queiroz Barroso;
- Fabricando Elefantes Todos os Dias (Claudio Cesar)
- Colecionando Afetos (Totonho Laprovitera)
Após o feriado, o Espaço Cultural Unifor volta a funcionar normalmente: das 9h às 19h de terça a sexta-feira; e das 12h às 18h aos sábados e domingos.
Exposições em cartaz
- Centelhas em Movimento - Coleção Igor Queiroz Barroso
Paulo Miyada e Tiago Gualberto são os curadores da exposição “Centelhas em Movimento”, com obras da Coleção Igor Queiroz Barroso. Após bem-sucedida temporada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a mostra chegou à Fortaleza, terra natal do colecionador.
A mostra conta com cerca de 190 obras de autoria de mais de 55 artistas, abrangendo o período dos anos 1910 aos dias atuais, com foco especial na arte moderna brasileira. Assim, com a expografia e a montagem, os curadores buscam intensificar atritos e ressonâncias ao colocar lado a lado obras de distintos artistas, de momentos e contextos diferentes.
- Projeto Trajetórias Artísticas Unifor
As exposições “Fabricando Elefantes Todos os Dias”, de Claudio Cesar, e “Colecionando Afetos”, de Totonho Laprovitera, levam a chancela do projeto Trajetórias Artísticas Unifor, que apresenta exposições de artistas cearenses nas galerias térreas do Espaço Cultural Unifor. As mostras têm curadoria da artista plástica e arquiteta Andréa Dall’Olio Hiluy.
1. Colecionando Afetos
Dedicada à trajetória de Totonho Laprovitera, “Colecionando Afetos” é uma celebração das cinco décadas de sua prolífica carreira ao contar, por meio de suas obras, a história de uma vida por meio da linha do tempo da sua produção artística.
A exposição contempla três núcleos, nos quais as cerca de 110 obras do artista foram dispostas. A Sala Motes transporta os visitantes para o passado, narrando a história do artista por meio do seu repertório artístico e a documentação da sua carreira. Já a Sala Afetos apresenta o presente, com obras que dialogam com o outro, dedicadas às conexões emocionais e relações interpessoais que permeiam a produção do artista. Na última sala, Até a Próxima Página em Branco, os espectadores terão a oportunidade de vislumbrar o horizonte futuro através dos olhos visionários de Totonho Laprovitera.
2. Fabricando Elefantes Todos os Dias
A mostra “Fabricando Elefantes Todos os Dias” presta uma emocionante homenagem à vida e obra de Claudio Cesar. A exposição propõe um mergulho em uma narrativa visual que busca mapear e unificar as obras mais representativas do artista, preservando e destacando um recorte significativo do patrimônio artístico do renomado artista.
A curadoria e expografia, assinadas por Andréa Dall’Olio, conduzem os visitantes por uma jornada envolvente e imersiva no universo surrealista de Claudio Cesar, destacando a habilidade artística do pintor, escultor e desenhista, revelando as nuances e a riqueza simbólica presentes em cada obra. Andréa revela que a mostra se apresenta como um percurso labiríntico.
Serviço
Funcionamento do Espaço Cultural – Feriado Dia do Trabalhador
Horário: 12h às 18h
Mais informações: (85) 3477.3319 | espacocultural@unifor.br | Av. Washington Soares, 1321. Bairro Edson Queiroz