ter, 19 agosto 2025 16:31
Com presença da Unifor, Brasil fecha Sul-Americano de Corrida de Rua na liderança
Docente do curso de Educação Física e treinadora de atletismo, Sônia Ficagna integrou a comissão técnica brasileira; atleta Pedrina Silva foi bronze na prova de 5km

A docente do curso de Educação Física e treinadora de atletismo, Sônia Ficagna, e a atleta Pedrina Silva Vieira, ambas da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, celebram juntas um feito histórico. Com as duas na delegação, o Brasil conquistou o primeiro lugar no quadro de medalhas do Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua, realizado no último domingo (17), dentro da 27ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.
O evento reuniu delegações de seis países (Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai) em três provas oficiais: milha, 5 km e meia maratona. Com Sônia Ficagna na comissão técnica, o Brasil dominou a competição, alcançando vitórias individuais e coletivas. Pedrina Silva, por exemplo, conquistou a medalha de bronze nos 5 km.
Trajetória de Sônia: da atleta à treinadora de referência
Sônia começou sua relação com o atletismo ainda criança, dedicando 23 anos à carreira como atleta, com medalhas conquistadas em eventos nacionais e internacionais. Aos 17 anos, ingressou no curso de Educação Física, inspirada por docentes, e descobriu ali sua vocação para ser treinadora.
Sônia Ficagna é treinadora de atletismo há mais de 20 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Em 2004, formalmente iniciou sua carreira como treinadora, após se qualificar com o curso da World Athletics (antiga IAAF). Desde então, orientou centenas de atletas — muitos campeões estaduais, regionais, e alguns com títulos nacionais e internacionais.
Um dos principais desafios, ela revela, foi "mostrar que uma mulher pode entender e treinar as pessoas, pois o esporte ainda exclui bastante as mulheres". Suas conquistas vão além dos troféus, pois os seus atletas, além dos resultados esportivos, alcançaram formação acadêmica, se tornaram cidadãos e transformadores sociais.
Pedrina: atleta orgulho da Unifor
Natural de Lagoa do Juvenal, distrito de Maranguape, Pedrina Silva Vieira é um dos grandes nomes do atletismo brasileiro atual. Em 2024, brilhou nos Jogos Universitários Brasileiros em Brasília, conquistando o ouro nos 5.000m e 10.000m rasos, além da prata nos 1.500m e no revezamento 4x400m. No mesmo ano, garantiu duas medalhas de bronze no Troféu Brasil Adulto e venceu a Meia Maratona de João Pessoa.
Pedrina Silva figura entre as principais atletas do Brasil (Foto: Ares Soares)
Desde 2023, Pedrina é atleta e aluna da Universidade de Fortaleza, com apoio educacional, financeiro, técnico e médico da Fundação Edson Queiroz, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex). Suas constantes convocações para a seleção brasileira reafirmam o potencial dos talentos desenvolvidos na Unifor e o impacto do investimento institucional no esporte universitário.