Egresso da Unifor assume direção da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região

qua, 2 abril 2025 15:30

Egresso da Unifor assume direção da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região

Cid Marconi tomou posse como diretor da Esmafe em solenidade prestigiada por autoridades e representantes da sociedade civil


Desembargador federal Cid Marconi durante cerimônia de posse na Esmafe, realizada na nova sede da instituição no TRF5 (Foto: Ascom/TRF5)
Desembargador federal Cid Marconi durante cerimônia de posse na Esmafe, realizada na nova sede da instituição no TRF5 (Foto: Ascom/TRF5)

A Universidade de Fortaleza reafirma sua tradição na formação de grandes profissionais que se destacam no mercado de trabalho. Um exemplo desse legado é o desembargador federal Cid Marconi, egresso de Direito, que tomou posse no dia 1º de abril como novo diretor da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe). A cerimônia aconteceu na nova sede da instituição, em Recife (PE).

+ Entrevista Nota 10: Cid Marconi e uma trajetória de sucesso no mundo jurídico

O evento contou com a presença de diversas autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de representantes da sociedade civil e do meio acadêmico. Entre os presentes, esteve Lenise Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz.

Na solenidade, também foi empossado o vice-diretor da Esmafe, desembargador federal Rubens Canuto. A mesa de honra foi composta por importantes nomes do meio jurídico, incluindo o diretor da Esmafe no biênio 2023-2025 e atual presidente do TRF5, desembargador federal Roberto Machado; o deputado federal Eunício Oliveira; o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Eduardo Sertório; além de magistrados de outras regiões e diretores de escolas judiciais.


A cerimônia foi prestigiada por autoridades e representantes da sociedade civil (Foto: Ascom/TRF5)

Ao tomar posse, Cid Marconi destacou a importância e os desafios do novo cargo. "É com imensa honra e senso de responsabilidade que assumo, hoje, a direção da Esmafe. Com essa estrutura moderna e acolhedora, a Escola tem as condições físicas ideais para alcançar, plenamente, sua missão institucional", afirmou. 

Entre os desafios da nova gestão, Marconi ressaltou a necessidade de adaptação da Escola às transformações tecnológicas e aos avanços no campo da Inteligência Artificial (IA): "Temos uma estrutura física de excelência, um orçamento modesto e uma trajetória marcada por gestões memoráveis, desde a sua fundação. Honrar esse legado é nosso compromisso".

A solenidade também contou com a exibição de um vídeo com mensagem especial do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), enfatizando o papel estratégico da Esmafe na qualificação da magistratura.